Como estabelecer prazos para as tarefas domésticas dos filhos

04 Outubro, 2020
É importante que os seus filhos saibam que eles têm certos prazos para fazer suas tarefas diárias. Dessa forma, eles vão saber o que é esperado deles.

Os filhos, tanto pequenos quanto pré-adolescentes e adolescentes, às vezes postergam as coisas que têm para fazer. Parece que as tarefas de casa podem esperar para sempre. Elas não são uma prioridade para eles. De fato, as tarefas domésticas às vezes parecem mais uma imposição do que um dever ou responsabilidade que eles devem cumprir.

Por isso, é importante que eles sejam orientados pelos pais em todos os momentos. Em primeiro lugar, para que compreendam que essas são tarefas que devem cumprir porque elas lhes correspondem e, em segundo lugar, para orientá-los no processo de organização, promovendo, assim, a responsabilidade diante das tarefas que precisam desempenhar a cada dia.

Estabelecer prazos para as tarefas domésticas dos seus filhos

Sabe-se que há uma maior incidência de ansiedade, depressão, problemas comportamentais e abuso de álcool em crianças de famílias excessivamente indulgentes do que em crianças criadas em lares nos quais os pais estabelecem limites e responsabilidades coerentes. Assumir as responsabilidades domésticas é algo muito bom para as crianças.

As tarefas precisam de prazos. Prazos relativamente curtos para as tarefas diárias e prazos mais generosos para as tarefas menos frequentes.

Nas noites em que todos jantarem juntos, os membros da família precisam saber que a louça do jantar precisa ser lavada e que a sala de jantar precisa ser arrumada. Além disso, sempre é possível mostrar como deve ser a limpeza da cozinha para que eles saibam o que é esperado deles e para que não tenham tanta dificuldade.

estabelecer prazos para as tarefas domésticas dos seus filhos

Outro exemplo pode ser o de que as roupas precisam ser dobradas assim que estiverem secas para reduzir os amassados. Se o seu filho adolescente estiver fazendo outra coisa nesse momento, pergunte quando ele poderá dobrá-la (em 15 minutos? 30 minutos?). Configure o temporizador da cozinha para lembrá-lo de fazer essa tarefa.

Vantagens de estabelecer prazos para as tarefas domésticas

Uma vantagem de definir um prazo para as tarefas diárias e para as tarefas semanais, por exemplo, limpar os móveis da varanda antes das 18h da sexta-feira, é que o seu filho pode sentir mais liberdade para fazer a tarefa, além de aprender um tipo diferente de responsabilidade. Se a tarefa for feita na quinta-feira, na sexta-feira à tarde ele poderá começar o fim de semana com os amigos mais cedo.

Se você ainda está no trabalho à tarde e seu filho chega em casa, você tem a oportunidade perfeita para delegar tarefas específicas com um prazo definido. Seu filho pode começar o jantar ou organizar a casa para que ela esteja em ordem à tarde, no seu tempo livre.

Deixe uma lista de tarefas para cada tarde, detalhando o que está planejado para o jantar e o que precisa ser feito com antecedência. Outra vantagem é que as tarefas serão completadas com a colaboração de todos.

Conforme os horários de cada membro da família forem mudando, será necessário revisar as tarefas domésticas para que todos tenham tarefas que ainda possam cumprir dentro do novo horário.

Seja flexível, mas firme ao mesmo tempo

Uma vez que os prazos para as tarefas diárias forem estabelecidos, é necessário que você seja flexível em relação a algumas tarefas que podem esperar. Mas, mesmo que você seja flexível, é importante que os seus filhos saibam que isso deve ser feito antes de um determinado horário. Assim, eles vão saber o que é esperado deles em todos os momentos.

estabelecer prazos para as tarefas domésticas dos seus filhos

Se em algum momento eles não tiverem feito uma tarefa porque estavam fazendo outra coisa, como estudar para uma prova importante, por exemplo, você certamente pode ser flexível e indulgente e, portanto, não será necessário aplicar as consequências para isso.

Por outro lado, se o seu filho não fez as tarefas porque não quis ou porque estava jogando no computador, as coisas mudam. Nesse caso, as consequências pela falta de colaboração e responsabilidade devem ser firmes.

As consequências do não cumprimento dos prazos das tarefas domésticas devem ser combinadas com antecedência para evitar conflitos no futuro. Desta forma, seus filhos vão saber o que é esperado deles em todos os momentos. Além disso, eles também vão saber quais são as consequências de não fazer o que é necessário em relação às tarefas diárias.

Sobre as tarefas domésticas e os filhos

Com isso em mente, será muito mais fácil para os seus filhos cumprirem com suas tarefas domésticas, pois eles vão saber o que é esperado deles, o que devem fazer, quais são os prazos e quais são as consequências do não cumprimento em caso de uma atitude de rebeldia ou negligência.