Como fazer com que seus filhos se sintam amados?

30 Julho, 2018
Tudo o que os pais desejam é que seus filhos sejam felizes e se sintam amados. Veja neste artigo como fazer com que seus filhos se sintam amados.

No mundo, não existe um só pai que não ame seus filhos e que não seja capaz de fazer qualquer sacrifício por eles. Entretanto, muitos filhos não sentem esse amor. É nesse momento que você deve encontrar a melhor maneira de demonstrar a eles seus verdadeiros sentimentos.

O que acontece é que muitos de nós, pais e mães, temos dificuldades de nos expressar. No caso de você estar nesse grupo, pensamos em algumas opções para demonstrar a seus filhos o quanto você os ama.

Sorria

O trabalho pode ser tão pesado, com tantos problemas para resolver e tantos motivos para você se irritar que, no fim do dia, você acaba chegando em casa cansado. O fato é que sua casa é o lugar onde encontra paz e tranquilidade.

Porém, se você é pai, deve estar consciente de que não pode se esquecer por completo de seus filhos. Faça um esforço para deixar de lado seus problemas e coloque um lindo sorriso em seu rosto. Com isso, irá demonstrar que está contente de estar em casa para dividir todo o tempo que puder com seus pequenos.

Pense que não faz sentido passar as poucas horas que você tem de folga com eles de cara aborrecida.

Diga que os ama

se sintam amados

Por mais óbvio que seja o amor que você sente por seus filhos, a falta de demonstrações de carinho pode afetar seu estado emocional. Por isso, repita em cada ocasião que puder que você os ama e demonstre seu afeto dando um grande abraço.

Não justifique seu amor com as contas que você paga, o dinheiro que traz para casa ou comprando bens materiais. O que as crianças realmente necessitam para se sentirem amadas é o seu carinho.

Preste atenção nas coisas pequenas

Desde chamá-los de forma carinhosa, falar com calma, agir com paciência, até deixar pequenos recados e desenhos expressando seu amor. Qualquer ação que demonstre que estar com eles é importante para você fará com que seus filhos se sintam amados.

Brinque com eles e ensine a rir. Esses são os momentos que trarão recordações inesquecíveis e que fazem a infância valer a pena.

Disciplinar com amor e carinho

Entretanto, existem pais que acreditam que bater nos filhos é a maneira mais eficiente de lidar com a disciplina. Contudo, isso só vai causar discórdia e rancor, sentimentos muito diferentes do amor. Nesse caso, as crianças somente aprenderão que a violência é a forma mais correta de lutar contra as diferenças e os conflitos.

O segredo para uma boa educação não é que os pais determinem condições para dar amor. O fluxo constante de carinho é o que realmente demonstra o amor incondicional. O segredo é mostrar quando seu filho está certo e quando está errado de forma clara, segura e sem agressões. Sempre aposte no diálogo.

Planeje momentos divertidos em família

Quando você está em família, a regra é que as atenções estejam focadas em vocês. Esqueça seu celular, o trabalho ou as preocupações. Não importa se vai atrapalhar sua rotina: veja um filme junto com eles ou saia para dar um passeio no parque.

Não é preciso que esses momentos durem horas. O que as crianças necessitam é sentir que você planejou e programou fazer alguma coisa diferente com elas, pelo menos uma vez por semana.

Façam coisas juntos

se sintam amados

Isto pode ser difícil para aqueles pais que gostam do controle. Por exemplo, se você está ocupada no sábado de manhã preparando biscoitos, deixe que seu filho te ajude na preparação.

Você pode passar a cada criança uma atividade para que sintam que você as leva em consideração e que gosta de passar mais tempo com elas.

A importância de que seus filhos se sintam amados

Fazer com que seus filhos se sintam amados ajudará a que desenvolvam uma boa autoestima, confiança e segurança em si mesmos. Também evita o aparecimento de problemas como depressão e tristeza na adolescência e na fase adulta.

Você precisa passar tempo com eles e aplicar essas e outras ideias que tiver. Encontre um tempo para conversar com seu filho, transformando cada oportunidade um momento em que se sintam amados.