É uma boa ideia usar o “cantinho da disciplina” com as crianças?

20 de dezembro de 2016

O “cantinho da disciplina” é uma estratégia que vem do inglês “time out”. Ela era utilizada frequentemente quando as crianças se comportavam mal. Baseia-se em deixar a criança em um lugar isolado e sozinha após o mau comportamento. Até pouco tempo atrás era uma técnica utilizada não só nas escolas, mas também em casa.

O cantinho da disciplina mal aplicado

Se um professor tinha um aluno com um comportamento inadequado na aula, o método mais fácil era deixar esse aluno no corredor para que não continuasse na sala (e não atrapalhasse a aula) ou mandá-lo assistir uma aula com alunos mais novos para que sentisse um pouco de vergonha. Essa era uma técnica muito usada e não servia para quase nada. Somente servia para manter a tranquilidade na sala de aula. Mas o aluno bagunceiro continuava sem entender o que havia de errado com ele e sentia que isso era um castigo imposto.

Em casa acontecia a mesma coisa. Os pais que não sabiam como lidar com um comportamento inadequado preferiam retirar o filho do ambiente em que estava até que ele ficasse mais calmo (e os pais também). A prática em si não está errada, mas se torna errada quando você não acompanha seu filho no tempo que ele passa no cantinho da disciplina. Isto é, se você o deixar sozinho, a prática não será efetiva.

No cantinho da disciplina mal aplicado a criança vai se sentir abandonada e não vai entender o que deve fazer para se comportar melhor. Se a criança não compreende que é um castigo, ela vai se sentir mal consigo mesma. Nesse caso, vai ser difícil lidar com o comportamento do seu filho. Começarão a surgir conflitos pelo poder e comportamentos piores ainda.

cantinho da disciplina

Pode ser uma má ideia

O cantinho da disciplina também é conhecido como tempo de espera porque, na realidade, se trata disso: esperar. Eu quero fazer com que você entenda que esse tipo de estratégia vai ser uma má ideia se você não acompanhar seu filho no processo emocional e de entendimento sobre o comportamento que ele teve em determinado momento. As crianças precisam da atenção dos pais para entender o comportamento delas e poder modificá-lo. Mas primeiro é preciso esperar que “passe a tormenta”.

Um tempo de espera é muito melhor que gritar ou bater em uma criança. Na verdade, bater nunca deve ser uma opção e, além de todo o mal que causa, é um crime. Mas, se você não faz o uso correto do tempo de espera, pode acabar piorando o comportamento das crianças.

Como pode piorar o comportamento da criança e por que

As crianças pensam que são más

Se o cantinho da disciplina é empregado sem racionar juntamente com a criança e sem levar em consideração as emoções dela, é provável que ela acabe sentindo que é uma criança má. Isso vai fazer com que tenha uma baixa autoestima e que o comportamento fique pior ainda. Ela vai pensar que é exatamente isso que os outros esperam dela.

cantinho da disciplina

Não ajuda a compreender as emoções

Um cantinho da disciplina mal utilizado sem o acompanhamento e a orientação de um adulto não vai ensinar as crianças a se acalmarem nem a aprender a controlar as emoções. Se você manda seu filho para outro cômodo para ele se acalmar, conseguirá que ele fique mais calmo após algum tempo. Mas não vai conseguir fazer com que ele aprenda como melhorar o comportamento inadequado por si mesmo em uma próxima vez.

As crianças se sentem abandonadas emocionalmente

No cantinho da disciplina ou no tempo de espera, as crianças sentem que são abandonadas emocionalmente e que não tem importância a forma como se sentem. É como deixar uma criança de lado exatamente no momento em que ela mais precisa. Se as crianças se sentem assim, irão pensar que não são merecedoras do amor das outras pessoas. É horrível!

Os pais não vão entender a perspectiva do filho

É verdade que quando as crianças estão no meio de um ataque de raiva não é possível falar com elas porque elas não vão ouvir nenhuma palavra, mas no momento da calma é preciso retomar o que aconteceu para poder entender a postura da criança e poder fazer com que elas entendam a dos pais. Se os pais não tentam ver o comportamento dos filhos em perspectiva o vínculo emocional pode enfraquecer. 

As crianças precisam sentir um vínculo de confiança e comunicação com os pais. Somente desse modo elas vão poder melhorar o seu comportamento. Caso contrário, se os pais abusam do castigo ou do cantinho da disciplina, os comportamentos inadequados continuarão acontecendo. A disciplina positiva sempre será a melhor opção para a educação das crianças.