Como fazer para que o meu filho não fique entediado em casa?

23 Julho, 2018
"Espero que o meu filho não fique entediado". Acredite ou não, esse é o desejo de muitas mães. Saiba o que fazer para que seu filho não fique entediado em casa.

Uma criança entediada é um pouco manhosa, se torna sensível e chora por tudo. Ela imagina mil coisas que pode fazer: onde posso escalar? O que posso pegar? O que posso quebrar? Geralmente, as ideias de uma criança são invenções perigosas ou estão além dos limites permitidos.

Então, você tem que proporcionar distrações que a entretenha e a mantenha ocupado na maior parte do tempo. Neste texto, daremos algumas dicas.

Encontre um amigo

Ter um amigo com quem brincar é um tesouro. Quando a criança tem com quem se divertir e conversar (mesmo que cada um tenha a sua própria língua e não se entendam), ela se sentirá feliz. A felicidade do seu filho se traduz em calma e relaxamento para os adultos.

Se você não tiver mais filhos, sugerimos que convide outra criança da vizinhança para brincar na sua casa. Ou ainda, você pode levar seu filho para passar um tempo na casa de outra criança. Se houver mais do que uma criança, perfeito! Maior será a diversão.

Dentro da categoria de “amigo” para brincar, você também pode considerar um animal de estimação. Se não você tiver problemas em criar de animais de estimação, qualquer animalzinho vai ser de muita ajuda para que o seu filho não fique entediado: um cachorro, um gato, um peixe, um passarinho, um coelho, uma tartaruga, um hamster… o que ele escolher.

fique entediado

Estabeleça tarefas

Mesmo que seu filho seja pequenininho, sempre há tarefas que ele pode realizar. Isso não apenas o manterá ocupado, mas também aumentará o seu ânimo e a sua autoestima.

Um ser humano que se sente útil e importante é um ser humano feliz, não importa a idade que tenha.

Então, peça para lhe acompanhar a realizar as tarefas domésticas de uma ou de outra forma. Ah! Não se esqueça de dizer o quanto você valoriza a sua ajuda. Também tente recompensar a criança por isso.

Entre na brincadeira

Às vezes as crianças, especialmente aquelas com menos de um ano, gostam de brincar sozinhas. Mas isso não acontece o tempo todo. As crianças adoram e anseiam que seus pais parem de fazer as coisas para brincar com elas.

Então, quando você perceber que seu filho está andando impaciente, movendo seus braços enquanto olha para cima para ver o que pode encontrar (um sinal de alerta que anuncia o tédio), sente-se para brincar com ele antes que ele pense em alguma travessura. Essa é uma dica de ouro.

Dê atividades manuais para fazer

Está comprovado que as atividades manuais são exercícios eficazes que irão desenvolver diferentes habilidades psicomotoras nas crianças. Além disso, é muito útil para ocupar o seu tempo livre e fazer com que não se entediem.

Se estiver perto da data de algum aniversário, se seu filho quiser dar um presente a alguém, ou apenas quiser construir algo para decorar o seu quarto: convide-o para fazer artesanato!

fique entediado


Estabeleça uma rotina

Estabelecer uma rotina para o seu filho irá ajudá-lo a ser orientado por uma agenda que deverá ser cumprida ao longo do dia.

Claro, não é preciso seguir à risca os horários. Afinal de contas, nenhuma criança pequena vai se importar se a tal hora deve fazer isso ou aquilo. A rotina servirá mais para você. Contudo, estabelecer uma programação e ensinar seu filho a segui-la também irá contribuir com a sua boa educação.

Como fazer com que o meu filho não fique entediado em casa?

Mamãe, se o seu filho tiver de cerca de 2 anos de idade e ainda for muito pequeno para deixá-lo brincar sozinho no parque ou se você não tiver tempo para sair para passear com ele, pode entretê-lo com atividades saudáveis. Uma sugestão é dedicar alguns minutos mostrando fotos e vídeos de quando ele era menor. Nós garantimos que ele vai adorar se ver nas fotos.

Outra coisa que recomendamos é montar caixas de papelão ou dar bolsinhas que você não usa mais com múltiplos compartimentos onde ele poderá esconder vários objetos.

Se ele ficar entediado com os próprios brinquedos, ofereça objetos pessoais: pulseiras de plástico, uma carteira que o papai não usa, potes de plástico vazios de shampoos…. Enfim, itens que você tenha em casa, que não sejam perigosos e que despertem a imaginação da criança. Tenha em mente que qualquer coisa, se for interessante para elas, será um brinquedo novo e maravilhoso.