Como introduzir as primeiras papinhas?
As primeiras papinhas na alimentação do bebê são fundamentais para o seu crescimento. Ao atingir 6 meses de idade, é necessário integrar um novo grupo de alimentos à dieta da criança para que ela comece a se acostumar aos novos sabores e texturas. Dessa forma, vamos “treinar” o seu sistema digestivo pouco a pouco.
Primeiro, é necessário saber bem quais são os alimentos com os quais as primeiras papinhas devem ser preparadas.
Em geral, acredita-se que qualquer fruta macia, como a banana, é suficiente. Na verdade, essa fruta não é a primeira opção. Antes de introduzir a banana na alimentação do bebê, outras frutas mais ricas em fibras devem ser incluídas.
Técnicas para introduzir as primeiras papinhas
Quando o bebê experimenta as primeiras papinhas, a sua reação pode indicar que é um pouco estranho. É uma atitude normal, afinal a comida tem uma textura diferente do que ele está acostumado. Portanto, é importante que os pais sejam pacientes e perseverantes.
Estabelecer um horário
É importante que o bebê comece a comer as primeiras papinhas sempre no mesmo horário. Assim, o seu corpo se acostuma a receber esse novo alimento integrado na rotina. Dessa forma, também é possível evitar os excessos. Lembre-se de que não é recomendável que o bebê sempre coma apenas por comer.
Um ambiente tranquilo
Como a comida é algo totalmente novo e estranho para o bebê, é importante que ele esteja em um ambiente confortável. O mais recomendável é que não haja distrações por perto e, de preferência, pouco barulho.
A princípio, vai ser difícil colocá-lo sentado sozinho na cadeira, por isso é melhor não forçar. Outra forma é comer sentado no colo da mãe.
Substituir uma mamadeira
Para introduzir as primeiras papinhas na dieta do bebê, é importante não cortar a mamadeira de forma repentina. Tenha em mente que isso pode ser muito brusco para o bebê. Portanto, o mais aconselhável é começar a substituir a mamadeira de um horário específico pela papinha.
Por exemplo, se a criança costuma tomar uma mamadeira ao meio-dia, é possível substituí-la por uma papinha. Se tiver comido o suficiente, não é necessário dar mais leite materno ou mamadeira. Mas, por outro lado, se tiver comido pouco, complementar com o leite é uma boa ideia.
Seja persistente, mas sem forçar
As quantidades de papinha devem ser pequenas e é preciso ter paciência ao alimentar o bebê. Muitas vezes os pais acreditam que, desde que a criança coma toda a papinha, está tudo bem.
No entanto, embora seja ideal comer tudo, não há necessidade de forçar. Na verdade, se insistir demais, você pode provocar aversão à comida e será mais difícil de alimentá-lo no futuro.
Conselho ao começar com as primeiras papinhas
Embora o bebê possa rejeitar as primeiras papinhas, isso não significa que ele não gosta. Provavelmente é porque pode parecer um pouco estranho por ser um alimento totalmente novo. O segredo é criar uma rotina consistente para acostumar o corpo.
Aqui estão algumas dicas que os pais devem levar em consideração:
- Não se deve colocar açúcar nas papinhas doces. Também não é necessário adicionar sal nas salgadas.
- A comida deve ser cortada em pedaços muito pequenos para evitar que o bebê engasgue.
- A temperatura da papinha deve ser morna.
- A textura da papinha não deve ser muito líquida nem muito grossa.
- Se o bebê virar a cabeça quando os pais oferecem a papinha, pode ser uma indicação de que ele está cheio e não quer mais.
- Quando a criança come pouca papinha e ainda tem fome, você pode complementar a refeição com uma mamadeira.
- Depois de comer a papinha, pode ser que ele tenha sede. Nesse caso, ofereça um pouco de água.
- Algumas crianças começam a comer bem a partir dos 8 meses de idade, por isso os pais devem ser perseverantes com a alimentação.
Quais alimentos devem ser usados para preparar as primeiras papinhas?
Antes de começar com as primeiras papinhas, é importante que os pais consultem o pediatra. O profissional será responsável por indicar exatamente quais os primeiros alimentos que devem ser integrados à dieta da criança.
Mas, em geral, estes são alguns dos mais recomendados:
- Cereais: aveia, arroz, milho, soja, tapioca.
- Legumes: batatas, cenouras, batata-doce, abóbora, alho-poró, alface, abobrinha.
- Frutas: laranja, ameixas, pêssegos, maçãs, peras e bananas.
A fruta deve ser natural ou cozida tipo compota, assim você não perderá todas as propriedades que o bebê precisa.
A alimentação de bebês é muito importante pois o seu crescimento dependerá, em grande parte, dos nutrientes que o seu corpo recebe. Felizmente, como vimos, é muito fácil introduzir variedades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Agencia de Salud Pública de Cataluña. (2016). Recomendaciones para la alimentación en la primera infancia (0 a 3 años). Consultado el 7 de febrero de 2023. https://scientiasalut.gencat.cat/bitstream/handle/11351/4354/recomendaciones_alimentacion_primera_infancia_0_3_años_2019_cas.pdf?sequence=2&isAllowed=y
- Fernández-Vegue, G. M. (2018). Recomendaciones de la Asociación Española de Pediatría sobre la alimentación complementaria. Asociación Española de Pediatría. Consultado el 3 de febrero de 2023. https://www.aeped.es/comite-nutricion-y-lactancia-materna/nutricion-infantil/documentos/recomendaciones-aep-sobre-alimentacion
- Fjeldberg, G. (n/f). Raising healthy eaters. Should kids clean their plate? Mayo Clinic. Consultado el 7 de febrero de 2023. https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/raising-healthy-eaters-should-kids-clean-their-plate
- Gavin, M. L. (2021). Feeding your 4-to-7-month-old. Consultado el 7 de febrero de 2023. https://kidshealth.org/en/parents/feed47m.html
- My Health Alberta. Starting solid food: 6-12 months. Alberta Health Services. Consultado el 7 de febrero de 2023. https://www.healthyparentshealthychildren.ca/im-a-parent/older-babies-6-12-months/feeding-starting-solid-foods/
- Organización Mundial de la Salud (OMS). Lactancia materna. Consultado el 7 de febrero de 2023 https://www.who.int/es/health-topics/breastfeeding#tab=tab_1
- Unloock Food. ca. (2020). All about homemade baby food. Dietitians from Canada. Consultado el 7 de febrero de 2023. https://www.unlockfood.ca/en/Articles/Breastfeeding/Infant-feeding/All-about-homemade-baby-food.aspx