Os benefícios da batata para os bebês

· 12 de outubro de 2018
A batata possui benefícios que são fundamentais para o correto desenvolvimento do bebê. Por isso, integrá-la em sua dieta é de suma importância.

A batata traz uma série de benefícios aos bebês quando faz parte de sua alimentação. Sendo assim, por ser bastante saudável, é muito aceita por parte das crianças, que não criam problemas para ingeri-la.

Por isso, apresentaremos hoje os benefícios deste alimento nas comidinhas do bebê.

Benefícios da batata na alimentação das crianças

Além de ser uma fonte de energia, a batata contém altas quantidades de vitamina C, é fácil de digerir e as crianças podem começar a ingeri-la a partir dos seis meses de idade.

Outro dos seus benefícios é que seu toque doce agrada aos bebês e é fácil integrá-la em suas comidas.

Entretanto, podemos enumerar outras vantagens muito importantes da batata:

Estimula o sistema imunológico

As batatas contêm grandes quantidades de vitamina C, por esse motivo possuem propriedades antioxidantes e podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Este beneficio é de suma importância para os bebês, por estarem em uma idade em que se deve evitar que fiquem doentes. Ao consumir batata, podemos diminuir as possibilidades de contrair um resfriado.

Possui vitamina D

A vitamina D é muito boa para o nosso corpo porque aumenta a energia, fortalece os ossos e gera muitos benefícios ao coração.

Este suplemento também é conhecido popularmente como a ‘vitamina do sol’. Ela é muito necessária para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

Alimento com alto conteúdo de calorias

Diferentemente dos adultos, os bebês necessitam adquirir peso mais rapidamente, dado que se encontram em pleno crescimento. Claro, sempre exercendo um controle de peso adequado.

Cada 100 gramas de batata geram ao redor de 90 calorias, sendo, assim, uma das melhores opções para que a criança adquira mais peso.

benefícios da batata

Excelente aporte de vitamina A

Além de todas as vitaminas anteriormente mencionadas, a batata também tem uma alta quantidade de vitamina A. De fato, é quase tão alta quanto a da cenoura.

betacaroteno, que é gerado com esta vitamina, é importantíssimo na prevenção de problemas na vista, vários tipos de câncer e transtornos cardiovasculares.

Por exemplo, as batatas de polpa alaranjada são as mais recomendadas do que as de polpa amarela ou branca.

Importante alimento para as grávidas

Devido ao seu grande aporte de ácido fólico, também é recomendada durante a gravidez, principalmente quando os requerimentos deste suplemento são bastante altos.

Dessa forma, melhora as funções cerebrais e previne diferentes tipos de doenças.

Métodos de preparação das batatas

Outra das qualidades deste alimento é que tem múltiplas formas de ser preparado.

Sendo assim, para que os bebês possam obter o maior aproveitamento possível dos nutrientes da batata, elas devem ser preparadas seguindo algumas normas.

  • Devem ser cozidas em pouca água porque no caldo do cozimento ficam parte dos sais minerais. A maior parte dos nutrientes se encontram no interior do tubérculo.
  • É importante descascá-las e lavá-las antes que o bebê as consuma. Assim são mais fáceis de serem digeridas.
  • Outro método para cozinhar é no vapor, o que resulta na conservação de quase todos seus nutrientes.
  • A partir dos seis meses de idade, podemos começar a combinar as batatas com outros alimentos, como as ervilhas ou a abobrinha.
  • As batatas também podem ser feitas na forma de purê, com um fio de azeite de oliva. No entanto não devem conter sal até que o bebê complete um ano de idade.

“Não é recomendado consumir a casca da batata, pois pode conter substâncias químicas utilizadas na lavoura”

benefícios da batata

Por que aguardar para iniciar com os alimentos sólidos?

Para começar a integrar a batata na alimentação dos bebês, os pais devem esperar que completem 6 meses de idade.

Isso porque o bebê precisa obter todos os nutrientes que necessita através do leite materno. Ou, então, da fórmula fortificada especial para bebês.

No entanto, as probabilidades de que um bebê tenha uma reação alérgica ao ingerir um alimento são muito menores se começar em seu devido tempo.

Desse modo, a criança apresentará inconvenientes para dormir caso comece a receber alimentos sólidos antes do tempo.

A alimentação dos bebês é fundamental para seu desenvolvimento e crescimento.

Por esse motivo, os pais devem ter atenção e observar se estão integrando os alimentos adequados na dieta do bebê. Ou se, pelo contrário, ele não está obtendo os nutrientes adequados que seu corpo necessita.

A batata, definitivamente, é uma boa opção no momento de iniciar com alimentos sólidos.