Como meu corpo foi afetado pela evolução do parto

· 26 de outubro de 2017

Depois de dar à luz as mulheres sofrem diferentes e surpreendentes mudanças em seu estado físico, muitas delas se perguntarão o que acontece ao corpo depois do parto. Conhecer bem toda essa transformação será muito útil para que não pegue você desprevenida.

“O parto é a única data em que você pode ter certeza que conhecerá o amor de sua vida”

– Anônimo-

A evolução do corpo durante o parto

A barriga diminui

Uma das mudanças significativas que notaremos em primeiro lugar será a diminuição da barriga. Graças ao trabalho das contrações, a diferença se tornará evidente com a diminuição do ventre.

O certo é que não podemos esperar estar como antes em um curto espaço de tempo, pois vai depender muito do corpo de cada mulher e sua constituição. Mas, sem dúvidas, com uma boa alimentação e algum exercício nós poderemos nos recuperar, até chegar a estar como no início da gravidez.

O suor

Uma coisa curiosa que ocorre ao corpo durante o parto é o excesso de suor. Por que isso acontece? Não se assuste, não é nada alarmante, pelo contrário, é um sintoma de que nosso corpo está eliminando todos os líquidos acumulados até aquele momento.

Durante a gravidez e até o parto, existe um acumulo de água no corpo e nos tecidos, que deverá ser eliminado posteriormente. A maneira do corpo eliminar esses líquidos é através do suor e da urina. É necessário, portanto, repor os líquidos perdidos bebendo água.

Os pés

Durante a gravidez, como já comentamos anteriormente, se acumula grande quantidade de líquidos. Isso é algo normal que acontece com o corpo nesse período, e que vai sendo eliminado pouco a pouco.

Por isso percebemos como nossos pés passam de muito inchados e grandes, devido ao edema, a ficarem pouco a pouco menores. Iremos recuperando também o formato que nossos pés tinham antes da gravidez, ainda que isso não signifique que rapidamente usaremos um sapato de salto alto, porque isso não favorecerá de maneira alguma nossa circulação.

mulher grávida passando hidratante na barriga

As estrias

As odiadas estrias apareceram durante a gravidez e é quase impossível preveni-las totalmente, ainda que esteja correto que podem ser controladas com a ajuda de diferentes tratamentos.

Depois do parto, essas estrias nos seios, barriga e quadril irão mudando de tonalidade e se tornando mais claras com o tempo.

O que acontece com meu cabelo

Normalmente uma outra grande mudança também ocorre no corpo durante o parto: a queda de cabelo. Assim como notamos que durante a gravidez nosso cabelo cresce rapidamente devido ao aumento de estrógenos e a um excesso de irrigação sanguínea, acontece exatamente o oposto depois do parto.

Notaremos que ficamos com menos quantidade de cabelo e que esse cairá em abundância, sobretudo entre os dois e os cinco meses depois de dar luz. Porém, para tranquilizar as mamães, mais ou menos um ano depois do parto voltaremos a ter o volume e o crescimento habitual.

Mudanças positivas em sua pele

Durante a gravidez a pele sofre grandes mudanças, como por exemplo, as espinhas, o acne ou as manchas no rosto, conhecidas como cloasma.

Entretanto, existe algo positivo que acontece ao nosso corpo após o parto: a pele vai melhorando pouco a pouco e recuperando luminosidade, dando lugar a uma pele lisa e uniforme.

mulher grávida em um campo acariciado sua barriga

Uma grande mudança nos seios

Uma coisa que também acontece ao corpo no parto e depois dele, é a transformação de nossos seios. Durante toda gravidez observamos o aumento de tamanho, porém é especialmente notável, essa mudança no pós-parto.

Ao dar a luz, se produz um aumento de leite e, como consequência, os seios ficarão mais inflamados e inclusive com mais volume. Também ocorrerão mudanças nos mamilos e nas aréolas, que mudarão de formato e cor.

As unhas

Durante a gravidez você notará, do mesmo modo como aconteceu com seus cabelos, que suas unhas cresceram e ficaram fortes; entretanto depois de dar à luz, estarão quebradiças e escamadas.

Se sentir gorda dura nove meses, porém a alegria de se transformar em mãe dura para sempre

– Nikki Dalton-

A alegria na balança

As mamães notarão que o corpo no parto ganhou muito peso, e que nos primeiros dias esses quilos baixarão rapidamente, mas não se iludam demais, pois logo vira um período de estagnação no qual custará um pouquinho de esforço para voltarmos ao normal.