Dicas de beleza para grávidas

· 23 de janeiro de 2017

Você está esperando a chegada do seu bebê e percebe uma série de mudanças no seu corpo. Nesse momento é fundamental que conheça as seguintes dicas de beleza para grávidas.

As mudanças no corpo de uma mulher grávida são imediatas. Muitas mulheres não permitem se descuidar e procuram dicas de beleza. Geralmente, elas são aconselhadas a cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos para prevenir estrias, celulites e sobrepeso.

Entretanto, há outros detalhes que toda mulher grávida deve levar em consideração para parecer mais bonita do que já é. Por isso, neste artigo contaremos como combater as marcas visíveis da maternidade. Seguindo essas dicas de beleza você vai parecer uma grávida radiante.

Dicas de beleza: nosso próprio organismo?

Descartando alguns aspectos negativos da gravidez, durante esses nove meses nosso corpo se transforma em uma das melhores dicas de beleza. O maior fluxo sanguíneo e a ação das glândulas sebáceas se transformam em aliados para uma boa aparência.

Quais outras dicas de beleza nosso organismo proporciona? Simples: os hormônios e a genética. Os especialistas defendem que durante a gravidez alguns hormônios neutralizam os efeitos de outros, mas a genética também possui um papel fundamental nessas mudanças.

Os hormônios proporcionam à grávida um rosto radiante, um cabelo brilhante e uma pele macia e lisa. Em contrapartida, algumas mulheres apresentam acnes, pele seca ou estrias nas regiões mais afetadas pela gravidez.

De qualquer maneira, um bom aliado durante a gravidez é o cuidado pessoal. Sempre é importante ter consciência de que essas dicas de beleza trarão frutos se a aplicarmos com paciência e regularidade.

A alimentação, uma das mais antigas dicas durante a gravidez

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter uma boa aparência durante a gravidez. Consuma frutas, vegetais, sementes, peixes gordurosos e proteínas. Aposte também em alimentos orgânicos e frutas coloridas, pois são fontes de nutrientes e antioxidantes.

Também consuma alimentos que contenham vitaminas E, C e B5. Elas eliminam as substâncias tóxicas do organismo e recuperam os tecidos. Você pode encontrar essas vitaminas em ovos, peixes, amêndoas, sementes de girassol, kiwi, morango e laranja, entre outros alimentos.

Além disso, o zinco é essencial para manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Para isso, seria ideal incluir arroz integral, sementes de abóbora e aveia na sua dieta. Também procure controlar o estresse. Ele é seu principal inimigo, pois é um grande responsável pela sensação de esgotamento.

beleza2

Uma das dicas consiste em multiplicar os benefícios da sua dieta com a ajuda de suplementos nutricionais que forneçam energia. Multivitamínicos, ômega 3, ácido fólico e minerais produzem efeitos positivos na sua aparência e são aliados no desenvolvimento do bebê.

A hidratação durante a gravidez

A hidratação é essencial para o bom funcionamento do corpo da grávida. Uma das dicas de beleza consiste em beber pelo menos três litros de água por dia para favorecer a circulação sanguínea, eliminar toxinas desnecessárias e reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, a água previne as estrias e a celulite causadas pela gravidez, o ressecamento da pele, as varizes e a sensação de cansaço principalmente sentida nas pernas durante a gravidez. Tomar líquidos é benéfico também para a saúde da pele e do cabelo.

Outras dicas de beleza relacionadas à hidratação são os produtos cosméticos para o cuidado do rosto e do corpo, tais como cremes hidratantes disponíveis no mercado. Eles protegem e contribuem para a elasticidade da pele.

O exercício físico e o peso também são dicas de beleza

Tanto as massagens como os exercícios físicos moderados representam benefícios durante a gravidez, pois tonificam os músculos e mantêm a flexibilidade muscular da grávida.

Evidentemente, os especialistas recomendam praticar exercícios que não exijam grande esforço físico, como caminhar ou nadar, já que não colocam em risco o decorrer da gravidez nem a saúde do seu bebê.

Por outro lado, é imprescindível manter o peso adequado durante a gravidez. Certamente seu médico vai monitorar mês a mês quantos quilos você vai ganhar desde o início da gravidez. Em média, as mulheres engordam de 9 a 15 quilos durante os nove meses de gestação.

Dicas de beleza para a barriguinha de grávida

Você vai notar que a barriga irá crescer lentamente no primeiro trimestre. Entretanto, tudo vai mudar a partir do segundo trimestre quando a barriga vai crescer mais rapidamente, seguindo o ritmo de crescimento do bebê.

Nesse momento você deve intensificar os hábitos e as práticas de beleza para potencializar seus efeitos. Você pode recorrer a óleos ou cremes específicos para o ventre e o quadril (com vitamina A), os quais deve aplicar todos os dias, massageando a região de manhã e à noite.

Inclusive, você pode comprar meias especiais para grávidas. Elas servem para sustentar o abdômen com um elástico largo que não aperta. Além disso, são excelentes para amenizar a dor nas pernas e as varizes durante a gravidez.

beleza3

Pele e cabelo durante a gravidez

Nos primeiros meses de gravidez acontecem muitas mudanças nada favoráveis ao corpo. Por exemplo, seu cabelo pode ficar mais fraco, as gengivas podem apresentar pequenos sangramentos e você pode perceber um aumento na transpiração e no fluxo vaginal.

Tudo isso é normal e, felizmente, no segundo e terceiro trimestres ocorrem outras mudanças. O seu cabelo irá sofrer uma notável mudança, passando a apresentar muito mais brilho e volume. Procure utilizar xampus orgânicos, sem aditivos químicos que prejudiquem os óleos naturais do seu cabelo.

Tenha cuidado com as manchas no rosto já que 70% das mulheres grávidas sofrem com o aparecimento de manchas nas regiões mais expostas ao sol (maçãs do rosto, testa, nariz e queixo). Você pode prevenir as manchas usando protetor solar ou acessórios, como gorros ou chapéus.

Não se esqueça de que, de todas as dicas de beleza, a mais acessível e infalível é o descanso. E lembre-se de que a felicidade e a plenitude da mulher grávida se refletem no seu rosto, aumentando consideravelmente sua beleza.

Dicas de beleza para cuidar dos seios

Mesmo antes do aparecimento da barriguinha, é provável que repentinamente você precise aumentar o tamanho do sutiã. Isso acontece porque seus seios já começaram a sofrer mudanças para que, em nove meses você possa dar de mamar ao seu bebê.

Entre as dicas de beleza para as grávidas se destacam aqui sutiãs indicados para essa fase: sem aros, costuras nem preenchimentos de tiras largas e tecido que favorecem a transpiração. Esses sutiãs não devem apertar e, de preferência, devem se ajustar ao constante crescimento.

Quando seus peitos crescem, a pele estica. Assim é necessário adquirir uma loção hidratante ou creme de calêndula. Esses produtos devem ser aplicados nos períodos da manhã e da noite com massagens circulares para evitar rachaduras dos mamilos e o aparecimento de estrias nos seios.