Como organizar o quarto do bebê para caber tudo?

· 18 de abril de 2018
Se você está esperando um bebê, logo vai começar a pensar em como você quer que seja o futuro quarto do seu filho. A seguir, vamos propor alguns conselhos para transformar o quarto da criança em um lugar aconchegante e agradável.

Organizar o quarto do bebê para caber tudo não é uma tarefa fácil. Se você já foi mãe, sabe disso. Se, pelo contrário, você vai se tornar mãe pela primeira vez, deve ter em mente alguns conselhos para conseguir administrar melhor o espaço.

Quando se está esperando a chegada de um bebê, é normal ter vontade de preparar a casa com o objetivo de que seu filho se sinta o mais confortável possível. Você deseja oferecer as boas-vindas, encher seu pequeno de afeto e proporcionar um ambiente acolhedor.

No entanto, às vezes isso não é um problema de vontade, mas de espaço. A seguir, vamos apresentar algumas ideias para organizar o quarto do bebê de maneira eficiente.

Como organizar o quarto do bebê para caber tudo?

Vamos apresentar, neste artigo, 6 conselhos que vão sanar suas dúvidas sobre como organizar o quarto do bebê para caber tudo. Tome nota e aplique essas dicas na sua casa!

1.- Escolha o quarto “certo”

Para começar, você deve escolher o quarto ideal para o bebê, um lugar onde ele possa ficar tranquilo. Se você puder escolher a localização, prefira um quarto orientado a lugares pouco barulhentos.

O quarto também deve poder proporcionar uma temperatura adequada, que é de aproximadamente 20°C. Procure um lugar que tenha ventilação e que receba luz solar em algum momento do dia.

Depois de escolher o quarto, é hora de decorar. Você pode começar pintando as paredes. No momento de escolher a cor da tinta, é preferível optar por tons suaves. Para adicionar um toque de alegria, não hesite em colar adesivos de parede com temas infantis.

Organizar o quarto do bebê para caber tudo

2.- Os móveis do bebê

Em relação aos móveis, o essencial é, logicamente, um berço. Prefira um berço seguro para o seu bebê. Além disso, você pode incluir uma pequena cômoda ou um armário.

Nos primeiros meses, o quarto do bebê não deve ter muitas coisas para manter uma atmosfera pacífica. Não sobrecarregue o quarto com móveis.

Se o quarto for particularmente pequeno, prefira uma porta minimalista e algumas prateleiras para guardar acessórios e roupas.

Para você e para o seu bebê, não hesite em separar um espaço para o momento de relaxamento. Esse espaço de atividades vai estimular o bebê a gostar de ficar no seu quarto e será possível cuidar dele enquanto você relaxa.

3.- Armazenamento decorativo e lúdico

Além de guardar uma grande quantidade de roupas pequenas, também é necessário armazenar brinquedos e objetos de vários tipos. Portanto, os móveis de armazenamento são essenciais.

Paralelamente, separe estantes ou prateleiras para colocar objetos como fotos, molduras dos pezinhos, cobertores, etc. Caso o quarto do bebê seja suficientemente grande, o trocador também pode proporcionar espaço para guardar os produtos de cuidado com o bebê e as fraldas. Esse simples detalhe vai permitir ter tudo à mão.

Por fim, você deve ter uma superfície plana para trocar as fraldas de maneira prática e com cuidado.

“Ao escolher o quarto ideal para o seu bebê, prefira um local orientado a lugares pouco barulhentos”

4.- Um toque de doçura

A roupa de cama e a decoração ajudam a criar um ambiente relaxante e acolhedor no quarto do seu bebê. Da mesma maneira, os forros laterais do berço vão proteger o bebê.

O móbile para bebês é imprescindível. Com suas cores e sua música, vai despertar os sentidos do pequeno.

Por fim, uma almofada pode proporcionar um espaço de brincadeiras aconchegante. Não hesite em escolher almofadas macias e confortáveis e não se esqueça de passar aspirador ou limpar frequentemente para que o pó não se acumule.

5.- Concentre-se na iluminação

A iluminação é essencial na atmosfera e na decoração de um quarto infantil. Você deve planejar vários pontos de iluminação leve: um bonito abajur, uma lâmpada para ficar acesa à noite, entre outras.

O ideal é adaptar a iluminação do quarto do bebê durante os diferentes momentos do dia.

Organizar o quarto do bebê para caber tudo

6.- A segurança em primeiro lugar

Ao longo do seu planejamento ou das suas escolhas, não se esqueça da importância da segurança no ambiente do bebê. Assim, você deve ficar atenta e tomar algumas precauções necessárias.

Lembre-se de que o primeiro sentido que o bebê desenvolve é o paladar. Ou seja, ele vai tentar colocar tudo que estiver ao redor na boca.

Assim, evite deixar objetos pequenos, laços, cordas, brinquedos, próximos do seu alcance. Pois, no menor descuido, o bebê pode colocar alguma coisa na boca sem que você perceba.

Talvez você se sinta assustada com tantas opções. Mas não tenha medo, organizar o quarto do bebê é um processo lindo e inesquecível. Ao lado do seu parceiro, dos seus amigos e familiares, você pode conseguir preparar um ambiente ideal para os primeiros meses de vida do seu pequeno.