9 coisas que não devem faltar no quarto do seu bebê

18 de setembro de 2017

No momento de planejar o quarto do seu bebê é recomendável comprar algumas coisas que são indispensáveis, para que tanto você quanto seu bebê sempre fiquem confortáveis. Não se esqueça de que esse será o primeiro refúgio que seu filho terá depois de sair da sua barriga, razão suficiente para prestar atenção aos detalhes que farão a diferença no quarto.

Fazer com que segurança e conforto andem lado a lado no quarto do seu bebê é muito importante. Tenha em mente que esse quarto não será apenas para o seu filho. Você também vai passar muito tempo nele. Não é necessário encher o quarto com milhares de coisas. Ter o essencial que ofereça conforto e segurança é o necessário.

A seguir, vamos detalhar as coisas que não podem faltar no quarto do seu bebê

Moisés

A primeira cama de um recém-nascido. É comum que durante os primeiros dias de vida o bebê não durma em um berço, mas em um moisés. Este proporciona a sensação de proteção e oferece uma maior possibilidade de mobilidade para que os pais o transportem de um lugar para outro sem correr o risco de acordar a criança. O moisés deve possuir uma superfície firme que cubra toda sua base, geralmente com um material parecido com o das almofadas mais firmes. Os lados também devem ser revestidos com o mesmo material para que o bebê se sinta protegido.

quarto

Um berço

Sem dúvidas esse é um dos elementos mais importantes que vai fazer parte do quarto do seu filho. O berço deve ter uma série de características específicas que o tornem confortável e seguro. Hoje em dia existe no mercado um tipo de berço projetado para que se transforme em uma cama quando o bebê crescer. De início pode parecer um grande investimento, mas pense que dessa maneira você já vai garantir a cama do seu filho quando ele abandonar o berço.

Uma coisa que todo berço deve ter é um colchão duro ajustado ao tamanho do móvel, uma espécie de colchonete que seja suficientemente firme para que o bebê sempre durma em uma superfície plana. Além disso, não deve sobrar espaços entre o berço e o colchão, pois, caso contrário, a criança pode se machucar.

Armário para as roupas

Mesmo que ainda seja pequeno você vai se surpreender com a quantidade de roupas que um bebê pode ter. Por esse motivo, contar com um armário para poder guardar de forma organizada tudo o que o bebê usa é uma boa maneira de deixar o quarto do pequeno em ordem. Prefira armários com várias divisões para poder separar as roupas do bebê, suas toalhas, casacos, sapatos e outros produtos de uso diário. Também separe um espaço para os brinquedos, pois mesmo que no começo não sejam muitos, com certeza vão aumentar de quantidade com o passar do tempo.

Um trocador

Serão muitas fraldas e roupas para trocar dia após dia. Por isso, ter um espaço reservado para essa tarefa é de grande ajuda. Alguns berços vêm com trocador embutido para que você possa realizar ambas as tarefas com um único móvel. A maioria dos trocadores vendidos no mercado possuem na parte inferior um móvel com gavetas onde você também pode guardar as coisas do bebê. Na hora de escolher um, certifique-se de que você vai conseguir trocar seu bebê ficando em pé em frente ao móvel, ou seja, com uma postura ereta, sem precisar se inclinar, pois essa prática rotineira pode afetar suas costas se não for realizada em uma posição correta.

quarto

Um móbile colorido

Os móbiles que são colocados sobre o berço despertam o interesse do bebê nos primeiros meses de vida. Não se trata apenas de um objeto recreativo ou decorativo. Ele estimula a visão e a audição do pequeno. Por isso, escolher um móbile adequado para o quarto do bebê também é muito importante. Quando você for comprar, prefira os móbiles com cores chamativas, que emitam algum tipo de som e que tenha alguma luz que possa ser acesa e apagada quando você quiser. Preste atenção para que o móbile não seja muito comprido, pois em pouco tempo seu bebê vai crescer e poderá tentar alcançá-lo.

Uma cadeira

Leve em consideração que você vai passar muito tempo nesse quarto para alimentar e cuidar do seu pequeno. Uma cadeira confortável, de balanço, por exemplo, é uma boa aliada nessas tarefas. Caso seu bebê se acostume a dormir nos seus braços, o trajeto até o berço será mais curto e haverá menos chances de o bebê acordar. Outra vantagem para o fato de a cadeira ficar no quarto do bebê é que você pode usá-la quando for amamentar o pequeno. Dessa maneira, vocês vão criar uma intimidade maior, sem as distrações de outras pessoas que possivelmente vivam na casa.

Um abajur

Além da iluminação comum é essencial ter um abajur para que você possa acender durante a noite. Lembre-se de que os recém-nascidos acordam muitas vezes nas primeiras noites para se alimentar ou simplesmente porque não estão confortáveis. É importante se lembrar de que os bebês associam uma iluminação forte com o dia e uma iluminação fraca com a noite. Assim, será mais difícil fazer seu pequeno dormir de madrugada se ele tiver recebido um estímulo emitido pela lâmpada principal do quarto. Prefira um abajur que permita regular a intensidade da luz para que você possa adaptá-lo às suas necessidades.

Esterilizadores de mamadeiras

É recomendável esterilizar as mamadeiras nos primeiros meses de vida do bebê, pois seu sistema imunológico ainda não está suficientemente desenvolvido para evitar determinadas infecções. Uma boa opção é a esterilização a vapor, por meio de aparelhos nos quais você coloca a mamadeira e seleciona o tempo de esterilização. Esse sistema é bem prático e permite manter as mamadeiras sempre limpas.

quarto

Termômetro e outros materiais do tipo

Seu bebê pode contrair uma doença a qualquer momento, assim o melhor é estar preparada. É recomendável ter pelo menos um termômetro e um pequeno kit de primeiros socorros. Pode ser de grande ajuda para, por exemplo, cuidar do cordão umbilical nos primeiros dias de vida do bebê.