O método Montessori para decorar o quarto da criança

· 1 de abril de 2018
O método Montessori contém elementos de aprendizagem que inclusive podem ser aplicados na hora de escolher como decorar o quarto do seu filho. Este sistema é atualmente utilizado em creches e escolas para decorar e estimular a educação infantil.

Quando se trata de preparar o quarto da criança para a chegada de um novo bebê, é possível que nos absorvamos em uma compra frenética de decorações e acessórios para que a criança se sinta confortável no novo ambiente. Às vezes, nem mesmo os pais sabem que aquilo que eles consideram conforto, para a criança, na verdade, não é.

Saiba como este sistema educacional Montessori para decorar o quarto da criança pode te ajudar a desenvolver a criatividade do seu filho em um ambiente diferente e seguro.

O que é o método Montessori para decorar o quarto da criança?

O método Montessori é conhecido como um modelo educacional alternativo com ótimos resultados na aprendizagem. Como cada criança tem habilidades diferentes, a base para o método Montessori é a experimentação dessas habilidades.

Uma das principais características do sistema é que o pequeno explore sozinho. Para isso, é necessário um ambiente pensado para a criança em vez de buscar o conforto do adulto.

A exploração é um dos objetivos perseguidos por este sistema. E qual lugar melhor para fazer isso do que o próprio quarto da criança? O quarto da criança pode se tornar um lugar para descobrir e aprender. Com o método Montessori, você pode atingir todos esses objetivos ao decorar o quarto do seu filho.

Como implementar o método Montessori no quarto da criança?

É muito comum ver quartos de crianças que se adaptam às necessidades dos pais. No entanto, decorar o quarto infantil inspirado no método Montessori implica o seguinte:

  • Espaço. O conceito é focado em um quarto amplo, limpo, bem iluminado e com boa ventilação.
  • Cama. Recomenda-se evitar os cercados comuns e berços fechados a partir dos 18 meses. O método Montessori para decorar o quarto infantil é inclinado para ter uma cama no nível do solo. Desta forma, você protege a segurança do seu filho e ele pode explorar sem depender de ajuda para se mover.
  • Paredes. Opte por cores que geram tranquilidade, como as quentes. Lembre-se de que o quarto será o espaço pessoal da criança. As cores quentes convidam ao relaxamento e descanso agradável.
  • Móveis. Os móveis como gavetas, cadeiras, quadros e prateleiras devem estar na altura da criança e não do adulto. Desta forma, a criança se sente confortável em seu ambiente porque terá as coisas à mão.
  • Chão. Deve estar livre de obstáculos, de maneira que a criança possa se mover com facilidade por todo o quarto. Se possível, você pode optar por tapetes para que a criança explore texturas.
  • Brinquedos. É preferível que os brinquedos sejam feitos de materiais naturais, como pano ou madeira em vez de plástico. Tenha em mente que brinquedos muito elaborados com luzes e sons limitam a criatividade.
  • Acessórios. Um espelho na altura da criança lhe permite uma observação pessoal e a descoberta de seu corpo. Você também pode colar folhas ilustradas de natureza, animais ou paisagens. Os cabideiros devem ser colocados para que a própria criança possa pendurar suas roupas.
  • Ordem. Deve-se respeitar e encorajar a ordem e ter um lugar para cada coisa. Não é bom que existam muitos elementos para que o quarto seja fácil de organizar.

7 vantagens de decorar o quarto da criança com o método Montessori

Decorar o quarto das crianças através do sistema Montessori tem as seguintes vantagens:

  • A criança se torna mais autônoma e independente.
  • Tem liberdade para desenvolver sua criatividade.
  • A aprendizagem é mais rápida e a criança se adapta facilmente a diferentes ambientes.
  • Contribui para o desenvolvimento integral da criança.
  • A criança é a protagonista de sua própria aprendizagem.
  • A aprendizagem da criança segue um ritmo próprio.
  • A pedagogia Montessori vê a criança como um ser completo em vez de a ver como uma criança indefesa.

Ofereça ao seu filho um quarto ao estilo Montessori, já que além de todas as vantagens acima, também é mais econômico e funcional do que os quartos tradicionais. Além disso, você pode obter muitas variantes de decoração se pesquisar um pouco na internet.