O que comprar quando um filho nasce?

A lista de artigos e produtos para atender as necessidades do bebê parece ser interminável. Por isso, os pais devem analisar as prioridades e se organizar para fazer as compras durante a gestação.

Antes da chegada do bebê, os pais de primeira viagem encaram o dilema de não saber exatamente quantas coisas devem ser compradas quando o filho nasce. Entre a alegria e a ansiedade, embarcam num carrossel de emoções e medos que esperam conseguir superar com sucesso. Aqui vão alguns conselhos para conseguir realizar.

Estar com tudo pronto com antecedência para receber o bebê é fundamental. Fazer compras para preparar as coisas do bebê é uma espécie de terapia relaxante para os pais. Isto os afasta de outras preocupações e os concentra na doce espera.

A seguir, mostramos uma útil seleção de artigos, produtos e acessórios necessários para receber o bebê sem problemas. Assim, esperamos orientar aos futuros pais em relação à quantidade de coisas que devem ser compradas quando um filho nasce.

Compras para receber o bebê no dia do seu nascimento

Ao se perguntar quais coisas devem ser compradas quando uma criança nasce, é preciso enumerar principalmente aquelas que serão necessárias no próprio dia do nascimento.

Para o hospital há poucos requisitos, já que a estadia, na maioria dos casos, é curta. Apesar disso, não se pode esquecer dos seguintes itens:

Fraldas de pano ou descartáveis

Os pais devem considerar que um bebê recém-nascido utiliza grande quantidade de fraldas. Em média, um bebê que acaba de chegar ao mundo necessita entre 9 e 12 fraldas por dia.

É recomendável calcular a quantidade de fraldas que serão utilizadas no hospital por um prazo de no mínimo dois dias.

Compras para receber o bebê no dia do seu nascimento

Uma manta de algodão ou de lã

Estes itens devem ser comprados com cuidado. Deve-se sempre se assegurar de que tenham sido fabricados com materiais hipoalergênicos.

Macacão

As roupas ideais para receber ao bebê são os macacões. Este tipo de roupa cobre seus corpinhos completamente e lhes garante a temperatura corporal ideal.

Os de algodão são os ideais. Esta peça pode estar acompanhada de uma touquinha ou meias extras. É recomendável levar ao hospital pelo menos três peças destas, com seus respectivos acessórios.

Lenços umedecidos

Este produto é uma mão na roda para os pais. São extremamente úteis, não só para trocar as fraldas, mas também para muitas outras coisas.

Considerando uma média de 10 trocas de fralda diárias no hospital, é bom levar um pacote com pelo menos 40 lencinhos umedecidos.

“Estar com tudo pronto com antecedência para receber o bebê é fundamental”

Leite em pó especial para bebês

O ideal é que o primeiro alimento que o recém-nascido receba seja o leite materno; entretanto, há casos em que a mãe não pode produzi-lo nos primeiros dias.

Ainda que seja pouco comum que isso aconteça, é melhor prevenir e incluir na bolsa que será levada ao hospital uma fórmula especial para bebês e duas mamadeiras.

Bebê conforto

Após o tempo estipulado pelo médico para permanecer no hospital, é hora de voltar para casa. A segurança do bebê se torna agora a principal prioridade; sendo assim, já na sua primeira viagem de carro, o bebê deve ir confortavelmente acomodado na cadeirinha no banco de trás. A mãe, obviamente, irá ao seu lado caso precise atender alguma necessidade do filho.

Já em casa, o quarto do bebê deve ser adequado para suas necessidades e para tornar a rotina diária dos pais um pouco mais fácil. Tanto neste cômodo quanto no restante da casa, também surgem dúvidas quanto ao que se deve comprar quando um filho nasce.

Em geral, os itens para bebê tem um custo elevado. Por isso, é preciso estabelecer prioridades na hora de fazer as compras. Aqui vai uma pequena lista daquilo que não deve faltar.

Para o quarto

  • Berço.
  • Três jogos de berço.
  • Protetor para o colchão.
  • Banheira e outros acessórios de banho para o bebê.
  • Almofadas para facilitar a amamentação.
  • Travesseiros para recém-nascidos.
  • Um móbile ou chocalhos coloridos para o berço.
  • Um abajur.
  • Uma babá eletrônica com ou sem vídeo.
O quarto tem que ser levado em consideração ao se pensar em quantas coisas devem ser compradas quando nasce uma criança.

Utensílios necessários em casa

  • Esterilizador de mamadeira.
  • Escova para lavar mamadeira.

Para passear

Como os pais vão querer sair para passear com o bebê, também para essa atividade alguns artigos especiais são necessários, tais como os que mencionaremos a seguir:

  • Carrinho de bebê, de preferência com guarda-sol.
  • Uma bolsa para levar trocas de roupa, fraldas e mamadeiras.

Para a higiene pessoal, quantas coisas devem ser compradas quando um filho nasce?

Há uma imensa quantidade de produtos de higiene pessoal para bebês. É recomendável, a princípio, comprar apenas o estritamente necessário, porque ainda não se sabe como a pele delicada do bebê poderá reagir a eles.

Se recomenda usar:

  • Sabonete neutro.
  • Shampoo especial para bebês com pouco perfume.
  • Lenços umedecidos.
  • Bolinhas de algodão.
  • Cotonetes.
  • Tesoura sem ponta para cortar as unhas.
  • Pomada para evitar assaduras.

Tudo o que foi descrito acima representa apenas o essencial; além disso, serão necessárias várias peças de roupa. Não são poucas as coisas que os pais precisam comprar, por isso é recomendável começar com antecedência para poder ir dividindo os gastos.

Recomendados para você