Como preparar, limpar e esterilizar a mamadeira
As mães que utilizam a mamadeira, às vezes, têm dificuldades para seguir as instruções de prepará-las bem. Além disso, é difícil encontrar um guia explicando a maneira correta para limpá-las.
Há pessoas que perderam o costume de esterilizá-las provavelmente por não saber como fazer ou simplesmente porque acham cansativo realizar esse procedimento, o que é muito perigoso para o bebê. Isso porque, muitas vezes, as condições de higiene não são as adequadas.
Por esta razão, a seguir, vamos apresentar passos muito práticos para preparar, limpar e esterilizar a mamadeira do seu bebê.
Como preparar uma mamadeira
Aquilo de que não há um manual para criar os filhos é totalmente verdade. Devemos aprender a maioria das principais ações com a prática. Portanto, preparar uma mamadeira também faz parte dessa nova aprendizagem.
Para preparar a mamadeira, devemos levar em conta que este é um procedimento que garante o bem-estar do pequeno. As principais indicações são as seguintes.
- Use água engarrafada, pode ser natural de manancial ou mineralizada. Preferencialmente, sem flúor e de baixa mineralização.
- Cada tipo de fórmula contém as instruções na embalagem. Ou seja, em relação à quantidade de água e pó que devemos usar.
- Coloque a medida de pó em água morna, não ao contrário.
- Misture bem ou agite a mamadeira para eliminar a maior parte de grumos do leite .
- Verifique a temperatura do leite colocando algumas gotas no seu antebraço. Não utilize as mãos, pois elas são mais resistentes ao calor.
Passos para limpar e esterilizar a mamadeira
Primeiro passo: limpeza das mãos
Sempre deve-se manipular os utensílios com as mãos limpas.
Segundo passo: esterilizar
Isto é muito importante. Antes que o bebê utilize a mamadeira pela primeira vez, é recomendável esterilizá-la. Trata-se de um método de prevenção e segurança pensando no bem-estar do bebê. Depois de seu primeiro uso, pode-se realizar esta ação a cada duas ou três doses.
É imprescindível lavá-las cuidadosamente e minuciosamente. A maneira mais comum de lavar as mamadeiras é com água e sabão. Algumas pessoas costumam esterilizá-las logo após cada uso.
Terceiro passo: limpar
Exatamente depois de cada dose, deve-se limpar para evitar que os resíduos do leite fiquem aderidos no recipiente. Estes resíduos são os que eventualmente podem gerar bactérias.
O recipiente, o bico e a tampa devem ser lavados separadamente com água quente, de maneira minuciosa enxaguando em água abundante. Neste caso, pode-se utilizar um detergente especial para mamadeiras.
Quarto passo: uso de escovas especiais
Depois de lavar com cuidado cada uma das partes da mamadeira com água e sabão, recomenda-se usar escovas especiais para mamadeiras.
Estas escovas podem chegar a todas as partes difíceis de alcançar. A ideia é chegar nos locais que não foi possível lavar bem no passo anterior. Insistindo principalmente na rosca da mamadeira, assim como no interior do recipiente e no bico.
Quinto passo: deixar secar
Depois da limpeza, deve-se secar cada uma das peças separadamente. Isto deve ser feito em um lugar limpo e arejado. O conselho mais adequado é deixar as peças viradas para baixo para que a água escorra.
Sexto passo: guardar
Por fim, quando cada uma das peças estiver seca, já é possível guardar em um local limpo. Uma dica muito importante: não se deve guardar a mamadeira montada, de preferência sempre separada.
Mamadeira limpa!
Ela está pronta para ser usada na próxima dose. É preciso seguir estes passos sempre que a mamadeira for utilizada.
Se a criança é um recém-nascido, depois de lavar a mamadeira de maneira minuciosa, é preferível que ela também seja esterilizada. Seguindo estes conselhos, o bem-estar do seu bebê estará protegido.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Thomaz EBAF, Alves CMC, Gomes E Silva LF, Ribeiro de Almeida CCC, Soares de Britto E Alves MTS, Hilgert JB, Wendland EM. Breastfeeding Versus Bottle Feeding on Malocclusion in Children: A Meta-Analysis Study. J Hum Lact. 2018 Nov;34(4):768-788.
- Foddai AC, Grant IR, Dean M. Efficacy of Instant Hand Sanitizers against Foodborne Pathogens Compared with Hand Washing with Soap and Water in Food Preparation Settings: A Systematic Review. J Food Prot. 2016 Jun;79(6):1040-54.