Como se preparar mentalmente para a gravidez?

Na gravidez, é importante não apenas cuidar da saúde física, mas também da mental. Aqui, vamos dar algumas ideias para que consiga alcançar sua estabilidade.
Como se preparar mentalmente para a gravidez?

Última atualização: 30 Outubro, 2021

A maior parte dos cuidados da gestante está relacionada à sua condição física. Mas não devemos esquecer que o estado psicológico e emocional da futura mãe também é muito importante para o seu bem-estar e o bem-estar do bebê.

Todos concordamos que a gravidez é um estágio maravilhoso e mágico, que representa o desenvolvimento da vida dentro de nós. Durante 9 meses, nosso corpo se prepara para receber um bebê, mas, além disso, nossa mente enfrenta certas dificuldades emocionais às quais devemos estar atentas.

Então, como você deve se preparar para a gravidez? Neste artigo, vamos falar sobre isso. Não perca!

Por que a preparação mental para a gravidez é tão importante?

A partir do momento em que descobrimos que seremos mães, as mudanças vão surgindo aos poucos. Por isso, é importante preparar corpo e mente para essa nova etapa e seus desafios.

Embora a maioria dos conselhos médicos sobre cuidados se concentre na saúde física da gestante, é essencial cuidar também da saúde emocional. Tanto uma como a outra são essenciais para garantir o bem-estar.

Esse cuidado emocional não se limita a visitas ao psicólogo para esclarecimento de dúvidas, emoções conflitantes ou preocupações típicas da gravidez. Na verdade, trata-se de adquirir as ferramentas necessárias para enfrentar o enorme desafio que temos pela frente.

Toda mulher, sofrendo ou não de problemas emocionais de antemão, deve receber ajuda suficiente para lidar com as mudanças causadas pela maternidade. Uma gravidez muda a vida para sempre e, por isso, é importante adaptar-se a ela de forma saudável.

“Na gravidez, há dois corpos, um dentro do outro. Duas pessoas vivem sob a mesma pele.”

-Joan Raphael Leff-

Mentalizando para ser mãe

Há muitas coisas que podemos fazer para estarmos mentalmente preparadas para a gravidez e falaremos sobre elas a seguir. Não perca os detalhes!

Faça atividades que reduzam a ansiedade e o estresse diário

O estresse não faz bem a ninguém, isso é claro. Entre suas desvantagens, influencia negativamente a fertilidade de homens e mulheres. Por isso, é importante trabalhar o estresse desde o momento que antecede a concepção e dar continuidade a essa dinâmica durante a gravidez.

Como você pode fazer isso? Por meio de qualquer uma das seguintes estratégias:

  • Técnicas de relaxamento.
  • Respiração profunda.
  • Mindfulness.
  • Yoga para mulheres grávidas.

Essas atividades não só melhoram o estresse, como também acalmam a ansiedade e nos ensinam a viver no presente, sem pensar permanentemente no futuro.

Lembre-se de que a vida muda completamente com a chegada do bebê e o estresse aumenta. Portanto, acostumar-se a dedicar de 10 a 30 minutos por dia ao relaxamento é um hábito muito positivo para todos os membros da futura família.

Prepare-se para a mudança

A gravidez gera muitas mudanças na mulher, algumas positivas e outras nem tanto. Mas é preciso focar nos aspectos positivos e tentar deixar de lado os pensamentos sobre o que perdemos.

É importante curtir a gravidez pelo estágio maravilhoso que ela representa, já que só a curtiremos poucas vezes na vida.

Mantenha uma boa comunicação com seu parceiro

A comunicação fluida entre os membros do casal é um aspecto muito importante para garantir a saúde mental da futura mãe.

Por meio dela, você pode compartilhar medos, alegrias, temores, preocupações e incertezas relacionadas à gravidez ou ao que virá a seguir. Tudo que diga respeito ao papel do seu parceiro na criação do bebê.

Se você puder expressar seus sentimentos em palavras, se sentirá mais segura e protegida nesse novo estágio. Além disso, a comunicação fluida permitirá que o vínculo entre vocês se torne muito mais forte.

Ter um sistema de apoio

Outro aspecto importante, além de se comunicar com seu parceiro, é se cercar de um sistema de apoio. Ou seja, família, amigos ou qualquer pessoa no ambiente imediato que possa ajudar.

Dessa forma, dúvidas ou medos que surjam podem ser abordados com aqueles que já passaram por essa situação.

Esse sistema de apoio também será fundamental após o parto, pois a mãe precisará de muita ajuda nos momentos de maior cansaço.

Mães juntas em um sistema de apoio.

Sobre como se preparar mentalmente para a gravidez, diremos que…

Cuidar de si mesma fisicamente durante a gravidez é fundamental, mas a saúde mental não deve ser deixada de lado, pois o bem-estar da mãe e do bebê depende disso. Portanto, é importante fazer mudanças graduais na rotina diária que permitam que você se sinta melhor.

Não se esqueça de que o seu corpo e a sua mente devem estar em harmonia para receber nos seus braços o mais lindo presente que a vida lhe dará: o seu filho.

“Nenhuma linguagem pode expressar o poder, a beleza e o heroísmo do amor de uma mãe.”

-Edwin H. Chapin-

Pode interessar a você...
7 benefícios das aulas de preparação para o parto
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 benefícios das aulas de preparação para o parto

Receber aulas de preparação para o parto dá informações sobre o que vai acontecer nos próximos meses e proporciona a você muita tranquilidade.