Como preparar o enxoval do bebê?

· 13 de outubro de 2018
O momento ideal para preparar o enxoval do bebê é quando o parto já está próximo. Há muitos elementos que serão imprescindíveis para cuidar do recém-nascido. Também há outros que não são tão importantes e ocupam espaço. Descubra quais são os elementos essenciais do enxoval!

Quando os últimos meses da gravidez se aproximam, é o momento ideal para aprender a preparar o enxoval do bebê.

Muitas vezes, a inexperiência ou a angústia podem fazer com que um enxoval se transforme em uma bagunça de itens.

Então, veja aqui o que incluir e o que deixar de fora no momento de preparar o enxoval do bebê!

O que fazer e não fazer ao preparar o enxoval do bebê

É muito importante preparar o enxoval do bebê algumas semanas antes da data prevista para o parto.

No momento de dar entrada no hospital ou na maternidade, a “bagagem” do seu pequeno deve estar completa.

Então quais são os elementos essenciais para o enxoval de um recém-nascido?

A seguir, vamos detalhar os itens que não podem faltar:

  • Fraldas para recém-nascidos. Atualmente, muitas marcas disponibilizam fraldas hipoalergênicas de pano para bebês recém-nascidos. Nem sempre serão necessárias durante a estadia no hospital, mas é bom levar na mala do bebê.
  • Gazes, álcool 70 e clorhexidina. O hospital geralmente fornece esses produtos aos bebês recém-nascidos, mas são itens essenciais para se ter em casa e levar na mala do bebê. Esses produtos serão indispensáveis para a correta higienização e limpeza, por exemplo, do umbigo do bebê.
  • Creme hidratante. As áreas da pele que ficam em contato com a fralda geralmente ficam irritadas, pois acumulam umidade. Isso favorece o desenvolvimento de infecções. É por isso que o creme hidratante para bebês é um item fundamental na mala do recém-nascido.
  • Lenços umedecidos hipoalergênicos. A higiene do bebê recém-nascido é essencial para sua saúde e desenvolvimento saudável. Suas primeiras fezes são especialmente difíceis de limpar. Por isso é uma tarefa que requer paciência e delicadeza por parte dos pais. Dessa forma, devemos contar com lenços hipoalergênicos para bebês.
preparar o enxoval do bebê

As roupas do recém-nascido

Além dos elementos já listados, também devemos incluir algumas roupinhas, como as seguintes:

  • Bodies para bebês recém-nascidos. As primeiras roupinhas do bebê devem ser de algodão para não interferir na transpiração, nem irritar a pele.
    Também é importante que possua botões laterais ou frontais e uma abertura larga no pescoço para facilitar no momento de vestir. Como os bebês podem se sujar com facilidade, é importante levar vários bodies no enxoval do seu bebê.
  • Pijamas. O bebê também vai precisar de pijamas para dormir confortável e quentinho. Os recém-nascidos ainda não conseguem regular sua temperatura corporal com facilidade, por isso devem estar sempre bem agasalhados. Com a chegada do verão, o bebê poderá usar roupinhas mais leves à medida que seu organismo se fortaleça.
  • Gorros para bebês. Os recém-nascidos também perdem calor pela cabeça, o que dificulta sua regulação térmica. Por isso, é importante levar gorros de algodão na sua ‘bagagem’; os bodies e pijamas só protegem dos pés ao pescoço.
  • Meias. É importante proteger os pés dos pequenos.
  • Cobertor. Quando sairmos para passear ou quando for o momento de voltar para casa, o cobertor será muito importante para proteger o pequeno do vento.
  • Babadores. Os recém-nascidos regurgitam com muita frequência durante e depois de serem amamentados. Por isso, os babadores não podem faltar no momento de preparar o enxoval do bebê.
  • Toalha. O hospital vai oferecer toalhas apropriadas aos cuidados do recém-nascido. No entanto, é recomendável levar na mala do seu bebê uma toalha pequena, hipoalergênica e feita com tecidos naturais.

 “No momento de dar entrada no hospital ou na maternidade, a ‘bagagem’ do seu pequeno deve estar completa”

O que podemos deixar de fora do enxoval do bebê?

Já vimos os objetos essenciais para preparar o enxoval do seu bebê.

No outro extremo, também precisamos considerar quais produtos podemos deixar de fora para evitar o excesso de bagagem.

  • Chupeta. Segundo a Associação Espanhola de Pediatria, as chupetas devem ser evitadas antes do primeiro mês do bebê e depois do primeiro ano.
  • Sapatos. Os minúsculos sapatos para bebês podem ser encantadores. Mas são acessórios desnecessários e pouco recomendáveis enquanto o pequeno ainda não anda.
preparar o enxoval do bebê

  • Perfumes ou colônias. A grande maioria dos perfumes e das colônias contém álcool, por isso podem irritar a pele do bebê e provocar alergias. Assim, além de não serem necessários, devem ser usados moderadamente, apenas na roupa, não na pele do pequeno.
  • Brinquedos. Os brinquedos serão essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo do seu bebê, mas não nessa fase. É melhor deixá-los em casa para que o bebê possa se divertir nos próximos meses.
  • Mordedores. Ainda vão passar alguns meses até que seu pequeno comece a ter dentinhos. Por isso, os mordedores não são necessários no enxoval do seu bebê.

Embora possa parecer simples, muitos detalhes podem escapar na hora de realizar essa tarefa.

Com a ajuda dessa simples, mas eficaz, lista, você poderá preparar o enxoval do seu bebê em questão de minutos e terá à mão tudo o que precisar.