Guia básico para a mamãe de primeira viagem

27 Junho, 2018
A chegada de seu bebê é o momento mais doce que você pode experimentar como mulher. Ao mesmo tempo você irá enfrentar muitas mudanças em casa, o que pode levar a testar seus nervos.

Veja esse guia básico para as mamães de primeira viagem. Você verá que não é uma missão tão impossível quanto pode pensar.

Conselhos para a mamãe de primeira viagem antes do nascimento de seu bebê

1. Tenha as roupinhas do bebê preparadas

Como mamãe de primeira viagem, você provavelmente já comprou várias peças para o enxoval do seu bebê. Se você ainda não tiver feito isso, tente comprar roupas para bebês de até 6 meses. Tenha em mente que, além da possibilidade de o seu bebê ser grande, ele vai crescer rapidamente.

Por isso, se você só comprar roupas para recém-nascido, é provável em algumas semanas não vão mais caber. Dessa forma, você terá que gastar outra vez.

2. Prepare itens de cuidados básicos e de higiene para o seu bebê

O nascimento do seu bebê está agendado uma data específica? Não importa se você tem isso sob controle ou não. Sem dúvida, você precisa ter alguns itens básicos prontos. Contudo, é normal que uma mamãe novata chegue em casa e logo perceba que faltam algumas coisas.

Para que isso não aconteça, não se esqueça de comprar:

  • Fórmulas e mamadeiras. No caso de querer amamentar o seu bebê, esses dois produtos não serão necessários. Caso contrário, compre fórmula e duas mamadeiras.
  • Fraldas. As fraldas são um dos maiores custos ao ter um bebê. Nos primeiros dias, serão necessárias entre 8 e 12 fraldas. Claro, não vá se empolgar e comprar muitas porque o bebê cresce rápido e em poucos dias vai precisar de um tamanho maior.
  • Artigos de higiene pessoal para o bebê. Não se esqueça de comprar shampoo para bebê, lenços umedecidos, sabonete para bebê, talco, cortador de unhas de bebê, creme, esponja de banho, loções, etc… Esses itens serão necessários para sempre manter o seu pequeno limpinho.
  • Pomada para evitar assaduras. A fralda pode causar pequenas lesões na pele do seu bebê que são fáceis de curar com o creme apropriado. Portanto, sempre tenha uma pomada adequada à mão.
  • Bolsa de fralda. Quando sair com o seu bebê você vai precisar levar o básico e isso nem sempre é fácil de colocar na sua bolsa pessoal. Recomendamos escolher uma bolsa de fraldas que acomode todos os itens básicos e que seja de um material fácil de limpar ou lavar.

3. Prepare e congele alimentos

Você tem uma data prevista para o nascimento de seu bebê? O seu parceiro ou seus pais podem cuidar de seu bebê durante meia jornada ou no final de semana? Essas duas situações ajudam uma mamãe principiante a preparar alguns pratos congelados.

Ocupe seu tempo cozinhando alimentos que possam ser congelados. Desta forma você poderá se preparar para a semana. Essa é uma boa estratégia que você pode usar não apenas nos primeiros dias da maternidade, mas também no futuro.

guia básico para a mamãe de primeira viagem

As opções que não devem faltar na sua geladeira são:

  • Saladas
  • Vitaminas
  • Purês
  • Sanduíches
  • Fruta
  • Iogurtes
  • Vegetais frescos e limpos

Após o nascimento de seu bebê

1. Não hesite em pedir ajuda

É imprescindível que você peça apoio, especialmente ao seu parceiro e à família. Temos certeza de que eles estarão dispostos a colaborar com o cuidado do seu bebê, assim como a te ajudar nas atividades domésticas.

Não tente fazer tudo por conta própria porque você vai acabar se frustrando desnecessariamente. Você terá muitas dúvidas e medos nos primeiros dias como mamãe de primeira viagem.

Você vai encontrar livros e revistas que darão bons conselhos. Mas ter alguém de muita confiança será um grande apoio. Sabemos que você desejará sentir que pode fazer as coisas por conta própria, mas um pouco de ajuda nunca é demais.

guia básico para a mamãe de primeira viagem

2. Aproveite para dormir quando o seu bebê também dorme

Pode parecer impossível conseguir dormir quando você é uma nova mamãe. A boa notícia é que o seu bebê vai precisar de várias horas de sono e você poderá fazer companhia. Dessa forma, você poderá se manter ativa quando o bebê estiver acordado e precisar de você.

Não se esqueça de que o mais importante se recuperar fisicamente. Será difícil nos primeiros dias. Mas é importante que você se mantenha o mais disposta possível. Com o passar do tempo, este pequeno ato será uma rotina que ambos vão ter adquirido, e o vínculo entre você e seu bebê será mais forte.

Siga estas recomendações e você estará pronta para a sua nova vida como mamãe.