Como preparar um chá de bebê perfeito?

· 13 de maio de 2018
Celebrar a chegada de um bebê é muito emocionante. Se você decidiu preparar um chá de bebê, há muito que planejar. Você deve ter uma agenda à mão e tempo disponível para organizar o entretenimento, as comida e guiar os convidados.

É um momento único durante a gravidez e talvez também um dos mais emocionantes. A comemoração para receber o bebê que está prestes a nascer pode ser inesquecível e muito agradável, tanto para pais quanto para convidados. A seguir, te daremos dicas para preparar um chá de bebê perfeito.

Quem organiza o chá de bebê?

Com a ideia de celebrar a chegada do novo membro da família e ajudar um pouco os novos pais, se iniciou o que conhecemos como chá de bebê. Ele era feito por alguém que não fizesse parte da família, para não dar a impressão de que a família estivesse pedindo presentes.

Atualmente, o mais comum é que ele seja organizado pelas avós, irmãs, tias ou primas da futura mamãe. Mesmo que ninguém se ofereça para fazê-lo, não há problema que a futura mãe o faça; para todos, de fato, a chegada próxima do bebê é uma grande alegria.

Dicas para preparar um chá de bebê

Você pode ir anotando e depois riscando da lista o que você já resolveu. Entre as coisas que você deve considerar para preparar um chá de bebê, estão:

1.- Determinar o orçamento

Irá variar dependendo do número de participantes e será usado para cobrir despesas com comida, bebidas e brincadeiras, entre outros. Tenha em mente que com pouco dinheiro você pode organizar uma festa divertida e simples.

2.- Escolher o local para a reunião

Pode ser tanto um lugar público como um privado. Assim seria, por exemplo, a casa dos futuros pais ou de alguém próximo a eles. Lembre-se de verificar primeiro se o local estará disponível.

3.- Fazer a lista de convidados

É melhor fazer a lista de convidados em conjunto com os futuros pais. Eles também podem determinar se será uma comemoração mista ou apenas para mulheres.

Assim, não haverá inconvenientes para ninguém. Quando você tiver a lista completa, verifique a data com os convidados com antecedência para se certificar de que eles estarão disponíveis; a presença deles na festa é essencial.

lista de presentes

Lembre-se de fazer os convites e enviá-los com um mês de antecedência para que as pessoas possam organizar sua agenda. Se houver parentes ou amigos próximos que morem longe, considere notificá-los e tente incluí-los por videoconferência.

4.- Fazer a lista de presentes

Verifique isto com os futuros pais. Faça uma lista ou registre os presentes, os quais você passará para os convidados quando confirmarem sua presença. Assim, os presentes recebidos para o bebê serão bem práticos e não serão repetidos.

5.- Escolher um fotógrafo

Tanto contratar um fotógrafo como pedir o favor de que alguém fotografe é válido. Eles devem capturar os melhores momentos da festa, para assim poder guardar uma boa recordação.

Tradicionalmente, o chá de bebê era realizado por alguém que não fosse parte da família, para não dar a impressão de que se está pedindo presentes.”

Durante o chá de bebê

Para o chá de bebê, você precisará levar em conta o itinerário e a ambientação. Desta forma, você vai conseguir o conforto e a diversão de todos.

Decoração

A maioria dos chás de bebê tem um tema definido. Por exemplo, uma determinada cor ou estilo. Ultimamente, certas tendências temáticas têm sido ousadas e diferentes, o que as torna celebrações bem originais.

Brincadeiras

Se houver crianças pequenas, lembre-se de preparar entretenimento para elas também; se necessário, você pode pedir que alguém fique de babá. Desta forma, todos podem aproveitar muito mais. Reserve um espaço para elas; lá você pode incluir quebra-cabeças, bolas e brinquedos.

Para os mais velhos, existem as atividades tradicionais relacionadas à gestante e ao bebê. Por exemplo, adivinhar de que são feitas algumas papinhas para bebê.

Você também pode optar por atividades mais casuais, como uma competição de dança. Não se esqueça de comprar os prêmios caso eles sejam necessários para alguma brincadeira.

Música

Se você planeja ter um momento de dança, prepare músicas para isso. Da mesma forma, para o restante da festa, pode ser tocada música de fundo.

Distribuição do local

Preparar um chá de bebê significa garantir que todos se sintam confortáveis. Se houver crianças ou bebês, prepare um quarto para o caso de que algum deles esteja com sono.

Se for ao ar livre, considere levar uma barraca aos pais para que os filhos possam descansar. Lembre-se também de reservar um espaço para colocar a comida e as bebidas e outro para os presentes.

Comes e bebes do chá de bebê

Comes e bebes

Tendo em conta o orçamento, o tempo da festa e os convidados, você pode planejar um menu por conta própria. Se possível, você pode encomendar a comida para que não te tome tanto tempo. Inclusive, se os convidados forem mais próximos, você pode gentilmente e habilmente pedir para que cada convidado colabore com um prato.

Com relação às bebidas, prepare opções para todos os gostos. Se você optar por servir bebidas alcoólicas, garanta que o seu consumo seja moderado.

Depois do chá de bebê

No final da festa, a futura mamãe pode abrir os presentes na presença dos convidados. Podem se organizar para lhe dar os presentes e que alguém os vá guardando. Depois da festa, é um ótimo toque enviar aos convidados uma carta agradecendo o presente junto com uma lembrancinha.

Para preparar um chá de bebê, você só precisa se organizar. Desta forma, juntamente com a ajuda e a colaboração dos convidados, você será capaz de preparar uma comemoração perfeita.