A curiosidade das crianças: características e benefícios

· 9 de abril de 2018
A curiosidade das crianças é infinita. Desde quando nascem, começam a se interessar por tudo que as rodeia. Apresentamos aqui os principais benefícios desta qualidade.

A curiosidade das crianças é o primeiro passo para a aprendizagem. Alguns pais, sem se dar conta, podem perceber essa curiosidade como sendo inoportuna e negativa. Isto pode levá-los a restringir a curiosidade natural do filho.

Como fazer para manter viva a curiosidade do seu filho? A seguir, várias sugestões valiosíssimas.

Como interpretar a curiosidade?

A curiosidade é o comportamento natural de querer saber sobre alguma coisa através da investigação e do aprendizado. Tem o efeito de impulsionar a procura de informação sobre algo para, depois, interagir tanto com o ambiente quanto com as pessoas. Este instinto estimula o crescimento pessoal.

As crianças são conhecidas por serem pequenos investigadores, já que praticamente desde quando nascem são naturalmente curiosas. Se comunicam apalpando, tocando, olhando e observando os objetos e as pessoas à sua volta.

Deste modo, e fazendo perguntas como “por quê?” ou “de onde vem?”, podem saber como são ou a razão por que estão ali.

Principais características da curiosidade

Principais características da curiosidade

Como pais, é importante cuidar e alimentar a curiosidade das crianças para que seu futuro seja ótimo. Além disso, desta forma é possível produzir uma aprendizagem eficiente. Por esse motivo, você não deve permitir que seu filho perca aspectos como:

  • O interesse.
  • A motivação.
  • A vontade.
  • A curiosidade.
  • A necessidade de estar ocupado.
  • A paixão.

3 maneiras pelas quais a curiosidade motiva o cérebro a aprender

A curiosidade por um assunto faz com que seja muito mais fácil aprender, reter e assimilar informação sobre ele. A expectativa que a curiosidade gera motiva o cérebro a assimilar melhor os conhecimentos, devido ao fato de que:

  • Ativa e mobiliza a dopamina, um mensageiro químico ou neurotransmissor, para alcançar objetivos, ajudando a se lembrar da informação.
  • Beneficia o hipocampo, um dos centros cerebrais, fundamental na formação e consolidação da memória de curto e longo prazo.
  • A conexão ou a combinação do sistema de recompensa com o hipocampo facilita a aprendizagem e a receptividade da informação, até mesmo daquela que não seja interessante ou importante.

A importância de estimular a curiosidade nas crianças

É muito importante que você estimule a curiosidade do seu filho, porque ela é o motor que move o seu interesse, necessário para que ele queira aprender e desenvolver seu pensamento. As crianças pouco curiosas podem:

  • Ser menos sociáveis.
  • Ler menos livros.
  • Ter dificuldades para se inspirar, se motivar e se entusiasmar.
  • Mostrar pouco interesse em aprender coisas novas.

Benefícios proporcionados pela curiosidade das crianças

Assim que começam a falar, as crianças passam a fazer muitas perguntas. Manter seus olhos curiosos bem abertos ao mundo para aprender lhes traz muitos benefícios:

  • Fortalece suas relações com os demais.
  • Protege seu cérebro.
  • Ajuda a crescer.
  • Contribui para que superem a ansiedade.

3 hábitos negativos para a curiosidade

Há 3 hábitos que podem afetar de maneira negativa o desenvolvimento da curiosidade das crianças.

O medo é um inimigo

O medo é o inimigo nº 1 da curiosidade. Aquele pai que superprotege seu filho, não apenas vai criar medos, como também o sentimento de incompetência.

Por isso, evite dizer frases como: “Não toque nisso porque vai quebrar” ou “Não corra porque você vai cair”. Permita que a criança se interesse por descobrir coisas novas.

estimular a curiosidade nas crianças

A desaprovação reprime.

As crianças sempre querem brincar e descobrir. Não é aconselhável dizer constantemente “Não faça isso”, “Não se suje”, “Não seja grosseiro” ou “Fique quieto”.

Estas frases freiam e inibem as condutas que as levam a serem curiosas. Se você usa estas frases de vez em quando, explique o porquê daquilo que está dizendo.

A ausência gera insegurança

Seu filho se sentirá seguro se você estiver ao seu lado. Essa segurança o ajudará a desenvolver ainda mais sua curiosidade. Além disso, não deixar que fique brincando sozinho por muito tempo lhe dará a oportunidade de compartilhar com você as coisas novas que está aprendendo.

Concluindo, para estimular a curiosidade nas crianças, você deve se esforçar para lhes dedicar mais tempo, além de escutar seus filhos e reforçar sua conduta de forma positiva. Assim, você ajudará as crianças a enfrentar os futuros desafios de sua aprendizagem e  desenvolver uma excelente autoestima.