Como organizar o batizado do seu bebê da melhor maneira

· 6 de novembro de 2017

Você quer organizar um evento que todos se lembrem? Você não sabe no que deve prestar atenção para ter tudo sob controle? Organizar o batizado do seu filho pode ser muito divertido, desde que você tenha claro os passos que vai tomar. Siga as nossas dicas e o batizado de seu bebê será a celebração que você espera.

O batizado é um ato que representa muito mais do que a aproximação da criança às crenças de seus pais. Segundo a tradição, esse evento representa a carta de introdução da criança à sociedade, de modo que muitas vezes pode se tornar uma grande pressão organizar esse evento.

Hoje em dia, o batizado de um bebê tornou-se um evento que pode chegar à altura da celebração de um casamento. Na verdade, são praticamente os mesmos elementos em ambos os eventos. Mas não perca a perspectiva. Um batizado não é um casamento. É importante conhecer os limites entre um batizado perfeito e a celebração de uma festa cheia de excessos.

Fique atenta às dicas a seguir pois mostraremos como organizar o batizado do seu filho da melhor maneira possível.

Dicas para ter um batizado nota 10

  • Convidados. Lembre-se que o protagonista é o bebê. As grandes concentrações de pessoas tentando pegá-lo no colo, tirando fotos, ou simplesmente estando em volta podem deixá-lo nervoso ou fazer com que ele fique angustiado. Selecione bem quantas pessoas você quer que os acompanhem neste dia.
  • Roupa de batizado. Dependendo das características da celebração, moderna ou tradicional, você poderá escolher entre um certo tipo de roupa ou outro. O traje cristão, o mais tradicional de todos, consiste em um vestido e um chapéu para o bebê. Muitas famílias optam por roupas cristãs que passaram por gerações anteriores, o que pode ser um detalhe especial que adiciona uma característica sentimental. Está na moda também outros tipos de trajes mais modernos, feito para crianças mais velhas ou para aqueles pais que não querem algo mais tradicional.
roupa do batizado da menina

Escolher o traje de batizado para seu filho é importante para se preparar para este dia especial.

  • Celebração. Ponto decisivo que marca o batizado. A tradição é celebrar o batizado com um almoço ou um jantar após a cerimônia. Você pode organizar o batizado do seu filho seguindo a linha dos casamentos, na qual  se convida tanto a família como os amigos. Esse tipo de evento inclui uma mesa de doces, fotógrafo e decoração (como fontes de chocolate), que são complementares ao almoço ou ao jantar de celebração. Por outro lado, também encontramos celebrações mais simples, que reúnem os mais próximos para o ato batismal seguido de um almoço, jantar ou coquetel.
  • Lembrancinhas. Nos batizados, assim como em casamentos ou em primeiras comunhões, não só a criança recebe presentes, mas também é considerada uma tradição os pais darem uma lembrancinha aos convidados para se recordarem desta data. Pode aquilo que você mais goste, mas lembre-se que isso é apenas uma lembrancinha.
  • Idade. Embora o batizado de um bebê tradicionalmente fosse feito antes da criança ter 6 meses de idade, hoje em dia não há limites de idade. É possível ver crianças de poucos meses sendo batizadas assim como crianças de 1, 2 ou 3 anos caminhando em direção à pia batismal. Os trajes de batizado tradicionais geralmente são feitos com medidas que correspondem a crianças que não tenham mais de 6 meses. Então, se você quiser que o seu filho seja batizado com traje tradicional, calcule bem a idade e o tamanho do seu bebê.
roupa e sapatos do batizado do menino

  • Padrinhos. Embora seja o mais tradicional, não é necessário que sejam dois padrinhos. Se você escolher duas pessoas, eles devem ser um homem e uma mulher, segundo exige o protocolo canônico. O papel dos padrinhos é garantir o acompanhamento do crescimento da criança, além de ser responsável, aos olhos da instituição eclesiástica, de educar a criança nos valores da religião cristã no caso da ausência dos pais.
  • Orçamento. É altamente recomendável estabelecer um orçamento para o batizado. Ajustar as despesas irá ajudá-los a controlar no que você gasta o seu dinheiro e manter um registro de tudo que vocês estejam organizando. Atualmente, podem ser feitas celebrações de batizados de baixo custo, que se limitam a uma cerimônia seguida de um pequeno coquetel.

O que NÃO fazer ao organizar o batizado de seu filho

  • Não se esqueça de quem é o protagonista da celebração. Os bebês têm o seu próprio ritmo então tente encontrar a melhor maneira de lhe proporcionar um dia incrível, adaptando tudo o que você quer fazer com a programação de rotina do seu bebê.
  • Não precisa ser um rombo no orçamento. Os batizados podem ter o custo que for mais adequado para cada bolso. Recomendamos que você pense com cuidado e determine um limite de quanto pretende gastar para não exceder o orçamento que cabe no seu bolso.