Como e quando começar a economizar para a faculdade dos filhos?

Não sabe como economizar para a faculdade dos filhos? Aqui vamos dar algumas ideias para que, com o tempo, essa tarefa fique mais fácil.
Como e quando começar a economizar para a faculdade dos filhos?

Última atualização: 21 Março, 2021

Atualmente, os pais desejam uma educação ótima e de qualidade para se os filhos. A maioria se preocupa com o futuro e pensa em como economizar para a faculdade. É por isso que começam a buscar meios para conseguir proporcionar a eles maior segurança e conforto para o estudo. A ideia é que eles não tenham problemas para pagar um semestre ou completar sua formação.

No entanto, existem programas para alunos de baixa renda com uma boa média de notas. Uma delas são as famosas bolsas de estudo, que concedem o pagamento da totalidade do curso. Outras ajudam a cobrir algumas despesas pessoais dos alunos.

As mensalidades nas universidades estão ficando cada vez mais caras. A maioria é quase impossível de pagar para quem não tem recursos suficientes. No entanto, existem diferentes maneiras de economizar para a faculdade. E isso muito antes de seus filhos pensarem em qual carreira escolher.

Economizar nesses tempos, para muitos pode parecer impossível e distante. Por isso, é difícil pedir a uma mãe ou a um pai que economize desde cedo para a faculdade de seus filhos é muito. No entanto, existem opções que, com planejamento, podem ser úteis.

Cofrinho e livros.

Algumas coisas materiais valem o investimento. No caso da educação, é algo difícil de medir, mas tem recompensas no futuro. A esse respeito, podemos garantir que nunca é cedo demais para começar a economizar para a faculdade dos filhos. É um investimento que certamente vai dar frutos.

Menos dívidas e mais investimento em poupança para a faculdade

Muitos pais dependem de empréstimos estudantis para cobrir os custos da faculdade. No entanto, economizar para a faculdade agora pode reduzir a necessidade de empréstimos no futuro.

Em vez de ter que pagar juros sobre um empréstimo futuro, é conveniente deixar seu dinheiro rendendo ao abrir uma conta-poupança hoje. O melhor presente que você pode dar ao seu filho é ajudá-lo a terminar a faculdade sem dívidas.

Por que é importante economizar para a faculdade dos filhos?

Aumento dos custos da faculdade

Economize desde cedo e de forma contínua para se preparar e lidar com aumentos futuros dos custos da faculdade. Na maioria dos casos, ocorrem aumentos, mas são sempre previsíveis.

Sempre representa benefícios

Não importa se há pouco ou muito que pode ser poupado. Cada moeda vale para poder pagar a educação superior dos filhos. É conveniente estabelecer metas, economizar regularmente, por exemplo, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Tudo depende de quanto do salário pode ser destinado para formar uma reserva de determinada quantia.

Como começar a economizar para a faculdade dos seus filhos?

Mãe ensinando filha a poupar com o cofrinho.

Em primeiro lugar, abra uma conta-poupança no banco que desejar. Se você começar a economizar desde cedo, fazer seu dinheiro render. Quanto mais cedo a conta for aberta, maior será a probabilidade de ficar livre de dívidas no futuro. De alguma forma, vai gerar um valor adequado aos preços das faculdades da época.

Se nesse período você não tiver a quantia necessária para pagar o curso todo, pelo menos pode ser um dinheiro que será usado para algumas inscrições. O importante é ter uma base que, posteriormente, possa acrescentar aos benefícios dos planos de cada faculdade.

Planos pré-pagos

Com planos pré-pagos, você pode pagar o ano todo ou parte de um ano. A matrícula (semestre), é paga antecipadamente, garantindo o preço. Você pode pagar o preço do semestre de hoje e, portanto, não precisar pagar aumentos inesperados a cada ano na faculdade.

Planos de investimento

O plano pré-pago pode parecer atraente, mas acredita-se que um plano de investimento seja a melhor opção. Ele foi especialmente desenvolvido para pais com filhos. Com os planos de investimento, você pode escolher como deseja aplicar os fundos. Esse dinheiro pode ser usado com os lucros gerados para uma variedade de universidades e instituições com custos diferentes.

Você não vai precisar se preocupar em economizar demais. Será positivo, é claro, se chegar a esse ponto, mas é quase impossível economizar em excesso. Em todo caso, se você conseguir, pode aproveitar o dinheiro extra para pagar os estudos de pós-graduação.

Pode interessar a você...
Maternidade e universidade podem ser compatíveis
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Maternidade e universidade podem ser compatíveis

Mães que ficam grávidas enquanto estão na universidade pode ter sua vida escolar muito dificultada. Mas isso não é razão para desistir