6 carreiras relacionadas a crianças

Se você gosta de crianças, certamente terá interesse em conhecer as carreiras que permitem trabalhar com elas diariamente. Qual você acha mais atraente entre as opções dessa lista?
6 carreiras relacionadas a crianças

Última atualização: 08 Setembro, 2020

As pessoas que desejam se formar em uma profissão e que, ao mesmo tempo, amam os pequenos, devem saber que existem muitas carreiras relacionadas a crianças. Por esse motivo, vamos aproveitar este artigo para analisar algumas das mais interessantes.

Sem dúvida, existem muitos campos de atividade que permitem a relação do mundo profissional com as crianças. Certamente, você não deve se esquecer de que trabalhar com elas significa apoiá-las em seu desenvolvimento e educação. No entanto, essa não é uma tarefa simples. Entre outras coisas, será necessário ter muita paciência.

Dessa forma, se deseja se formar em uma das carreiras relacionadas a crianças, é importante que você seja uma pessoa calma, com sangue frio e capaz de explicar as coisas de maneira simplesDa mesma forma, paciência, criatividade e autoridade serão qualidades indispensáveis ​​para lidar com os pequenos.

A seguir, vamos destacar algumas carreiras relacionadas a crianças que são bastante interessantes para muitas pessoas. Tome nota!

6 carreiras relacionadas a crianças

1. Parteira

Desde o acompanhamento da gravidez até o parto, e até mesmo durante os primeiros dias da relação entre mãe e bebê, a parteira vive o momento do nascimento de forma especial. Ela é responsável por tranquilizar os pais, preparar o ambiente de parto e ajudar o bebê a vir ao mundo.

Assistida por um médico e, se necessário, por enfermeiros e cuidadores, a parteira cuida do recém-nascido para que ele receba os primeiros cuidadosEsse trabalho, muitas vezes descrito como um dos mais belos do mundo, nem sempre é fácil, devido aos momentos estressantes causados ​​pelos nascimentos.

2. Professora de educação primária

Entre outras matérias, a professora de educação primária ensina para crianças de 6 a 11 anos introdução à leitura e à escritahistória, geografia, matemática, ciência e tecnologia, educação cívica, arte e esporte.

carreiras relacionadas a crianças

Os professores de educação primária também têm a função de ensinar os alunos a adquirir métodos de trabalho e regras da vida socialPor esse motivo, costumam trabalhar com grupos pequenos – sempre que possível – e buscam novas ferramentas educacionais, principalmente para as crianças com dificuldade.

3. Psiquiatra infantil

Os psiquiatras infantis são, conforme o próprio nome sugere, as pessoas responsáveis ​​por garantir o correto desenvolvimento mental das crianças desde o nascimento até a idade adulta. São especializados em transtornos mentais, tais como autismo, depressão, problemas relacionados a alimentação, hiperatividade, etc.

Na maioria das vezes, eles recebem estudantes com problemas e fazem um diagnóstico para estabelecer um projeto terapêutico com o objetivo de ajudá-los. Entre os cenários de atuação, os psiquiatras infantis podem desempenhar suas atividades em hospitais ou centros médico-psicológicos, embora também possam atender em consultórios particulares.

4. Educador infantil

Por outro lado, os educadores infantis trabalham com crianças de 0 a 7 anos, geralmente em instituições para o cuidado de crianças pequenas, tais como jardins de infância ou crechesSeu principal objetivo é acompanhar as crianças na fase do despertar e, em seguida, no seu desenvolvimento e desbrochar.

Além disso, esses profissionais estimulam a curiosidade das crianças, fazendo com que elas se envolvam em oficinas de leitura ou aplicando jogos e exercícios simples. Também têm a função de identificar possíveis problemas no desenvolvimento da criança para direcioná-la aos profissionais médicos competentes.

“Existem muitos campos de atividade que permitem a relação do mundo profissional com as crianças. Você não deve se esquecer de que trabalhar com elas significa apoiá-las em seu desenvolvimento e educação”.

5. Pediatras

Os pediatras são médicos que acompanham as crianças no seu dia a dia até a adolescência. São responsáveis ​​por monitorar o desenvolvimento e tratar suas patologias comuns. Além de serem excelentes profissionais, os pediatras também devem ter habilidades significativas para escutar e compreender as crianças.

Conforme mencionamos, nem sempre é fácil trabalhar com crianças. No caso dos pediatras, eles também devem ter a didática para explicar aos pais os problemas dos seus filhos.

carreiras relacionadas a crianças

6. Fisioterapeuta Infantil

Por fim, os fisioterapeutas infantis são especializados na reabilitação e no cuidado de bebês e crianças que sofreram entorses, fraturas, escoliose e outras condições semelhantes.

Os tratamentos dos fisioterapeutas infantis são aplicados quando as patologias colocam em risco o desenvolvimento adequado da criança. Seu principal objetivo é restabelecer as funções prejudicadas e orientar a criança durante seu desenvolvimento motor.

Antes de terminar, vale ressaltar que as carreiras relacionadas a crianças são muito variadas. De qualquer forma, o que elas têm em comum é a imprevisibilidade ​​envolvida na relação diária com os pequenos. Se você gosta de crianças, temos certeza de que não vai se arrepender de escolher uma das carreiras acima.

Pode interessar a você...
Crise vocacional em estudantes adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Crise vocacional em estudantes adolescentes

A incerteza em relação aos estudos, a crise vocacional, pode despertar uma depressão profunda nos adolescentes. A seguir, mais detalhes.