Como reduzir o estresse nos pais solo?
Diariamente, todos estamos expostos a situações que testam nossos limites e causam ansiedade. No entanto, nos pais solo, o estresse é muito mais comum do que nas outras pessoas. Isso se deve a situações tais como crises econômicas, rotinas irregulares e a falta de um grupo de apoio.
“Quando uma pessoa assume a educação dos filhos sozinha, seja ela homem ou mulher, pode experimentar sentimentos de solidão e incapacidade. Daí a importância de ter uma rede de apoio, seja de familiares ou de amigos”.
– Silvia Lema –
O que pode ser feito para reduzir os níveis de estresse nos pais solos? A seguir, você vai encontrar possíveis soluções para essa condição que afeta imensamente a saúde mental e física, bem como a convivência familiar. Você deve ter em mente que as mudanças no estilo de vida são essenciais para abandonar as situações que causam preocupações.
Dicas para reduzir os níveis de estresse nos pais solo
Controle suas finanças
A situação financeira é um aspecto que preocupa a maioria dos pais solo. Embora seja difícil fornecer tudo a uma criança com a renda de uma única pessoa, se você administrar bem as suas finanças e se ajustar a um orçamento, as despesas estarão organizadas.
Crie uma empresa, preste serviços para a comunidade ou então trabalhe remotamente para gerar renda adicional e mudar de atividade. Monitore até mesmo as pequenas despesas que você tem durante o mês para fazer um acompanhamento adequado.
Mantenha uma rotina equilibrada
Se você sente que não existe uma organização na sua vida diária, é hora de definir um cronograma para você e sua família. Programe tarefas, os horários das refeições, a hora de ir para a cama e as atividades de recreação e relaxamento. Dessa forma, você não vai se sentir oprimido pelo tempo e saberá quando fazer cada coisa.
Evite se forçar a ser a supermãe ou o superpai
Uma das causas mais frequentes de estresse nos pais solo é tentar fazer de tudo sem nenhuma ajuda. Além de encher a vida de pequenas frustrações, essa ideia também põe a saúde em perigo.
Então, lembre-se de que não há pais perfeitos, que todos cometemos erros e que você não deve se punir por eles. É necessário aprender a suportar e a corrigir os erros.
Encontre o valor das pequenas coisas
A sociedade atual ensina as crianças a querer cada vez mais coisas materiais para serem felizes. Por isso, é importante que você aprenda e ensine a descobrir o valor das situações e dos presentes cotidianos.
Dê a elas o que elas realmente precisam, em vez de tentar preencher espaços com objetos materiais que contribuem pouco para a vida delas. Dessa forma, você e seus filhos serão mais felizes e você não terá que se preocupar em comprar as roupas mais caras ou o celular com a tecnologia mais recente.
O que mais você pode fazer?
Estabeleça um grupo de apoio
Para reduzir o estresse nos pais solo, é importante que você saiba que pode contar com outras pessoas. Sua família, seus amigos e vizinhos podem te ajudar, aconselhar e fazer com que você se sinta acolhido em uma comunidade.
Esse também será um exemplo para os filhos de como relacionamentos saudáveis e cooperativos podem ser construídos. Não importa o quanto você estiver ocupado, separe um tempo para compartilhar com essas pessoas e cultivar as amizades e laços filiais.
Invista tempo em você mesmo
Essa talvez seja uma das ações mais difíceis, mas também uma das mais importantes. Às vezes, você precisa ver a si mesmo como uma prioridade; sua saúde depende disso e você também não deve se sentir culpado por isso.
Relaxe, ouça a sua música favorita, faça um pouco de exercício, prepare algo delicioso na cozinha ou leia um livro de que você gosta.
O equilíbrio entre ser pai e ser humano está em se reconhecer nos dois papéis e se permitir aproveitá-los. Assim, se você estiver saudável e relaxado, seus filhos também estarão bem consigo mesmos e vão receber uma lição de amor-próprio.
O que você faz quando tem um episódio de estresse? Você já sofreu alguma consequência física como resultado das suas preocupações? Agora você já conhece algumas pequenas soluções cotidianas que podem ter um grande impacto na sua vida.
Não permita que o estresse ofusque a alegria de ser pai ou mãe. Embora haja momentos difíceis, você sempre pode superá-los com um pouco de paciência, apoio e decisões apropriadas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Psychological Association. (2017). Single parenting and today’s family. http://www.apa.org/helpcenter/single-parent.aspx.
- Mayo Clinic. (2018). ¿Eres padre soltero o madre soltera? Consejos para criar a un hijo solo. [online] Available at: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/childrens-health/in-depth/single-parent/art-20046774
- Wade, T. J., Veldhuizen, S., & Cairney, J. (2011). Prevalence of psychiatric disorder in lone fathers and mothers: examining the intersection of gender and family structure on mental health. The Canadian Journal of Psychiatry, 56(9), 567-573. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21959032