7 dicas para superar o medo do parto e aproveitar a gravidez até o final

· 20 de fevereiro de 2019
O que você pode fazer diante de tantos medos e dúvidas em relação ao momento do nascimento do seu filho? Veja as seguintes dicas para superar o medo do parto.

O dia do parto está para chegar, e junto com ele, uma avalanche de emoção e alegria. No entanto, o medo e a incerteza às vezes tomam conta. Por isso, siga as dicas a seguir para superar o medo do parto. Certamente, vão ajudar você a se preparar para esse momento tão importante da sua vida e do futuro bebê.

Dicas para superar o medo do parto

Levar essas sugestões em consideração vai ajudar a superar as dúvidas, os medos e a ansiedade de não saber como todo o processo do parto acontecerá. Veja a seguir.

1. Fale e exteriorize os medos

Diante do medo de dar à luz, é bom expressar os sentimentos de medo e ansiedade. Acima de tudo, faça isso com uma pessoa de confiança, como o seu parceiro, um parente próximo ou até mesmo a parteira. Eles vão entender a situação e oferecer toda a ajuda possível.

De qualquer forma, o medo do desconhecido é normal, especialmente se for a primeira vez. No entanto, é preciso avaliar a situação.

Será que esse medo é tão intenso que causa pavor e interfere em suas atividades diárias a ponto de causar tensão muscular, palpitações cardíacas, transpiração excessiva entre outras respostas fisiológicas?

Se esse for o caso, é necessário consultar o seu médico. Ele poderá oferecer uma ajuda mais específica e indicar um especialista.

2. O conhecimento gera confiança

Outra forma de superar o medo do parto é visitar com o seu parceiro a maternidade onde o bebê vai nascer. Lá, você poderá ver a sala de parto, a sala de emergência, a pediatria, entre outros espaços.

No hospital você pode se informar em detalhes sobre o que acontece durante o parto. Dessa forma é possível evitar ideias preconcebidas ou errôneas que causam angústia. Ademais, você pode conhecer a equipe e ganhar confiança, diminuindo o medo.

Conhecimento é a chave para superar o medo do parto.

2. Preparação física e mental

A preparação física é essencial na hora de dar à luz. Isso inclui exercitar os músculos das pernas e dos glúteos.

Para ter uma boa disposição mental, lembre-se de que toda mulher é treinada instintivamente para o processo de nascimento porque é um processo natural que você deverá viver.

3. Cursos de preparação para o parto

Preparar-se antecipadamente é uma das principais dicas para superar o medo do parto. Os cursos de preparação fornecem informações úteis para ter mais confiança em si mesma. E o mais importante: você aprende a relaxar e respirar adequadamente durante o parto.

Essas aulas oferecem várias técnicas de relaxamento que ajudam a minimizar o estado de ansiedade. Portanto, é muito benéfico pois ajuda a controlar emoções negativas, o medo e a dor.

4. O apoio emocional e físico do seu parceiro

O parceiro deve desempenhar um papel fundamental na gravidez. Ele deve estar envolvido em tudo que esteja relacionado ao nascimento da criança. Conte ao seu parceiro como você se sente, pois compartilhar as dúvidas e os medos ajuda a ver o assunto de outra perspectiva.

É muito bom expressar os sentimentos de ansiedade quando o medo de dar à luz tomar conta de você. Mantenha pessoas confiáveis por perto, pois elas podem entender a situação e oferecer toda a ajuda possível

6. Faça um plano de parto

Você pode fazer planos antecipados com a parteira ou o ginecologista. Nesse momento, você decidirá como quer que o nascimento aconteça, quem estará com você naquele momento, entre outras coisas.

Embora o acompanhante mais indicado seja o seu parceiro, em alguns casos pode ser outro. A equipe médica cuidará para que os seus requisitos sejam atendidos.

7. Compartilhe a sua experiência com outras mães

Compartilhar medos, dúvidas e preocupações com outras mães que estão na mesma situação faz com que você se sinta identificada. Saber que você não é a única mulher que passa por essa fase da vida ajuda muito a acalmar os nervos.

Perguntas que surgem durante a gravidez

Desde o primeiro momento que você descobre que está grávida, muitas preocupações surgem em relação ao parto. Algumas das perguntas mais comuns são:

Vou conseguir suportar as dores do parto?

Sim, você vai conseguir porque a dor é uma percepção subjetiva. Ou seja, cada mulher tem uma noção diferente de dor. Algumas passam pelo momento do parto com muita tranquilidade enquanto outras sentem muita dor.

No entanto, as técnicas aplicadas durante o processo do parto geralmente atenuam o desconforto. Em particular, você pode solicitar uma anestesia epidural para eliminar a dor.

As dicas para superar o medo do parto permitem que você supere esse estágio sem tantas preocupações.

A episiotomia é muito dolorosa?

Não dói. Essa incisão é feita no períneo para evitar que a vagina se rompa, e a anestesia local é aplicada apenas se necessário. Esse processo é realizado antes da saída da cabeça do bebê.

Vou esquecer as respirações aprendidas para o parto?

É verdade que algumas mulheres esquecem, mas você sempre terá um especialista ou uma parteira ao seu lado que dará todo o apoio necessário. O objetivo dessas respirações é garantir que o bebê receba oxigênio e esteja relaxado para sair.

Com essas dicas para superar o medo do parto, sem dúvida você estará pronta para o nascimento de seu futuro filho. É um momento inesquecível e único, então aproveite pois você merece!

  • Da Silva, E. A. T. (2013). Gestação e preparo para o parto: Programas de intervenção. Mundo Da Saude. https://doi.org/10.1108/MBE-09-2016-0047