Como saber se o seu bebê é destro ou canhoto?
Os destros são predominantes na população, apenas 15% dos bebês são canhotos. Mas como podemos descobrir? Existem algumas táticas e testes que podem ajudar a descobrir se o seu bebê será destro ou canhoto. Isso não significa que você poderá chegar a uma conclusão exata, principalmente se o seu filho ainda for muito pequeno. Porém, logo nos primeiros anos é possível começar a perceber uma tendência de a criança ser destra ou canhota. É só ter paciência.
Alguns estudos indicam que as pessoas canhotas tendem a ser mais inteligentes. No entanto, antigamente acreditava-se que os canhotos eram pessoas desafortunadas por sua associação mais direta ao lado “ruim”, ou seja, o lado esquerdo. Este lado era carregado de conotações negativas. Hoje em dia sabemos que nada disso vai influenciar o bebê a ser “melhor” ou “pior” pois não está relacionado a com outras capacidades ou habilidades.
A probabilidade de dois pais destros terem um filho canhoto é de 2 a 4%.
Como saber se o seu bebê é destro ou canhoto?
A lateralidade não é definida até que a criança tenha pelo menos 3 ou 4 anos de idade. Após essa idade ela começará a usar com mais frequência a mão com a qual se sente mais confortável. Isso não será imediato. As crianças podem passar por um processo de transição no qual usem ambas as mãos. É somente a partir dos 6, 7 anos mais ou menos que você poderá saber o seu filho é de fato, destro ou canhoto.
Para descobrir se o seu filho será destro ou canhoto, é possível fazer o chamado “teste de Harris”, com o qual se verifica a lateralidade da criança através de suas mãos, pés, olhos e ouvidos.
O teste de Harris permite que você saiba se o seu filho é destro ou canhoto.
Você deve ficar muito atento e observar os movimentos cuidadosamente quando a criança executa as seguintes atividades:
Com as mãos:
- Bater com um martelo
- Arremessar uma bola
- Escovar os dentes
- Pentear-se
- Cortar com uma tesoura
- Escrever
- Cortar com uma faca
- Dar corda em um relógio
- Girar a maçaneta da porta
- Tensionar uma bolinha de borracha
Com os pés:
- Chutar uma bola
- Subir um degrau
- Girar-se em um pé
- Manter o equilíbrio em um pé
- Levantar uma perna em uma cadeira
- Escrever uma letra com o pé
- Pular com uma perna só por 10 metros
- Conduzir uma bola por 10 metros
- Tirar uma bola debaixo de uma cadeira
- Primeira perna que usa ao perder o equilíbrio
Com os olhos:
- Atividade usando um pedaço de papelão de 15 x 25 cm com um orifício de 0,5 cm de diâmetro no centro
- Caleidoscópio ou câmera fotográfica
- Telescópio
Com os ouvidos:
- Falar por telefone
- Escutar o chão
- Escutar a parede
Avaliação
Para poder avaliar o desempenho das mãos e dos pés adote um sistema de marcação. Por exemplo assinale com um “D” se ele fizer todas as atividades das mãos usando somente a direita e se usar a mão esquerda em todas as tarefas, marque com um “E”. Repita o mesmo processo para os pés. Se a criança não realizar todos os testes com somente uma mão ou pé, pode apontar cada atividade com as minúsculas “d” ou “e”. Se você observar que a criança é capaz de utilizar ambas as mãos ou pés para executar algo, marque com um “A” de ambidestro.
Faça a mesma coisa para avaliar o domínio dos olhos e dos ouvidos. Indique com um “D” ou “E” se ele executar as três ações com apenas um lado. Agora, se faz duas das três atividades com um lado e a outra com o outro, indique com minúsculas “d” ou “e”. Da mesma forma, se ela usa os dois lados, coloque um “A”.
Se o resultado final for DDDD significa que seu filho é totalmente destro. Da mesma forma, o resultado será EEEE para um canhoto completo. Uma lateralidade cruzada terminaria em DEDE e no caso de ser uma lateralidade mal afirmada, resultaria em uma solução como ddDd, por exemplo.
Outras formas de descobrir se o seu bebê é destro ou canhoto
- Pela sua forma de comer. Isso pode ser observado a partir dos 3 anos quando a criança aprende a pegar os talheres.
- Ao abrir uma porta com a chave. Geralmente um destro abre a porta para o lado direito, enquanto um canhoto abre para o lado esquerdo.
- Ao girar a tampa de um pote. Você pode pedir ao seu filho para abrir a tampa de um pote ou de uma garrafa. Se for canhoto tentará abrir girando para a esquerda. Se ao contrário, for destro, vai tentar abrir girando para a direita.
- Ao praticar algum tipo de esporte. Observe qual mão ou pé ele se sente mais confortável ao jogar.
É importante lembrar que não será possível descobrir com certeza se o seu filho será destro ou canhoto até ele começar a ir à escola. As crianças pequenas passam por muitas mudanças e processos e, portanto, não é possível definir claramente até que cresçam um pouco mais.
E não se esqueça, embora existam estatísticas que concluam certos fatores, isso não influencia a capacidade e a inteligência dos seus filhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ferradas García, C. (2015). Evaluación de la lateralidad mediante el test de Harris en niños de 3 y 6 años.
- Clemente, S. (2019c, 3 agosto). ¿Se nace diestro? ¿Es casualidad ser zurdo? Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/se-nace-diestro-es-casualidad-ser-zurdo/
- Gessen, V., & Gessen, M. M. (2003). El niño zurdo. Educere, 7(22), 298-300. https://www.redalyc.org/pdf/356/35602226.pdf
- Rosselli, M. (2003). Maduración cerebral y desarrollo cognoscitivo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 1(1), 125-144. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-715X2003000100005
- Taco, C. L. A. (2014). Lateralidad zurda, un problema y una solución. Alétheia, 2(1), 29-38. https://revistas.unife.edu.pe/index.php/aletheia/article/view/1089/1025