Como ter tranquilidade durante a gravidez
Eu vou te contar um segredo para ter tranquilidade durante a gravidez: confie em você mesma, tudo vai dar certo.
A tranquilidade reside dentro de você, assim como também surgem de sua mente as ideias que perturbam o seu dia. Você tem o poder de escolher como vai agir diante de diferentes situações e também tem a capacidade de escolher seus pensamentos. Sinta-se poderosa e capaz de enfrentar qualquer circunstância que se apresente. Você e somente você pode calar essas vozes mentais que às vezes querer atrapalhar tudo.
Quando surgirem medos, dúvidas ou ansiedade, escolha confiar em si mesma, na sabedoria da natureza e no amor que sente pela vida que cresce dentro de você. De fato, focar na natureza para aprender com ela é outra ferramenta muito valiosa: “A inteligência da natureza funciona com toda facilidade, com despreocupação, harmonia e amor”, afirma a quinta lei, expressa no livro As sete leis espirituais para os pais de Deprak Chopra.
Esse livro te aconselha a fazer tudo o que puder para organizar a sua vida. Mas também te lembra que a natureza é a organizadora por excelência. Portanto, é vital estar focada nela. Nos momentos de maior produtividade e criação, a natureza não trabalha, e sim brinca, diz o texto que te convida a se lembrar de que dentro de você residem as mesmas qualidades da natureza. Você tem tudo o que é necessário para criar com a mesma facilidade e harmonia.
A tranquilidade está dentro de você
Muitos de nós temos esquecido como encontrar a tranquilidade e pensamos que podemos recuperá-la buscando fora de nós mesmo. Temos a falsa crença de que são os aspectos externos como a economia, o barulho, a situação do país ou as diferenças com as outras pessoas que nos roubam a tranquilidade. Mas não é bem assim.
Independentemente do que pareça estar acontecendo à sua volta, você tem toda a capacidade de alcançar seus propósitos, de se livrar da angústia e conectar sua emoções com a natureza e com a sua própria energia.
E aqui está outro obstáculo: como encontrar a conexão com a sua própria energia? Existem muitas técnicas. Mas antes de explicá-las é necessário que nos lembremos de alguns aspectos que, mesmo que pareçam básicos, são os mais esquecidos. Os seres humanos são feitos de corpo, mente e espírito.
E desses três aspectos, o primeiro lugar é ocupado pelo espírito, pois ele nos conecta com a fonte de tudo; essa fonte que às vezes chamamos de Deus e que é onde reside toda a paz, toda a tranquilidade, toda a energia e o amor que precisamos.
Chopra explica que quanto mais estreita for a conexão com nosso espírito, ou com nosso universo espiritual, mais poderemos gozar da abundância do universo, que foi organizado com o fim de satisfazer nossos desejos e anseios. “Somente quando estamos desconectados, nos vemos com necessidade de sofrer e lutar. A intenção divina é que todos e cada um dos seres humanos desfrutemos de nossa existência”, diz o autor.
Estratégias para encontrar a tranquilidade
Uma das estratégias mais infalíveis para encontrar a tranquilidade é meditar. Você pode fazer meditações de 10 minutos. O tempo não é o importante. Na verdade, o fundamental é aquietar a mente.
E para acabar com a angústia que surge de nossa mente acelerada, o melhor é o silêncio interior. Ele promove a clareza mental; nos permite valorizar nosso mundo interior; nos ensina a buscar nossa fonte interior de paz e a inspiração cada vez que enfrentamos um problema ou um desafio. Para alcançar esse silêncio interior, é necessário recordar que justamente o silêncio é o lar do espírito. Todas as demais vozes falam alto, enquanto o espírito se comunica sem emitir nenhum som.
Esse silêncio interior de que falamos não se refere somente a nos mantermos calados. Mesmo que certamente seja necessário deixar de falar para que o corpo esteja tranquilo, em quietude; mas, além de “fechar a boca”, devemos acalmar nossos pensamento e reduzir a revolução da mente.
A respiração
Há centenas de técnicas para alcançar a quietude da mente e encontrar a tranquilidade. Uma delas é sentar-se em silêncio e se concentrar na respiração. Para ter controle sobre esse exercício, é necessário contar de um a 10. A contagem será feita no ritmo de cada respiração; assim, quando você inspirar, conte um e quanto expirar conte dois… Se durante o processo de contagem algum pensamento te angustiar, você deve voltar a se concentrar e recomeçar desde o início a contagem que estava realizando.
O desafio é contar até 10 sem perceber pensamentos acelerados ou angustiantes; e se eles surgirem, recomeçar até que a mente seja controlada. Quando você conseguir contar até 10 sem que surjam pensamentos, vai alcançar uma sensação de tranquilidade inigualável. Comece com o exercício e verá como você vai conseguir encontrar a tranquilidade!
Nunca se esqueça de que é você quem decide se vai dar ouvidos à voz mental a que você deu o poder de minar a sua paz, ou vai dar lugar ao silêncio interior e à alegria de desfrutar cada instante.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cortés Campos, M. (2015). Efectos de la musicoterapia durante el embarazo y el parto. Metas enferm, 56-61. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-142349
- Chávez Alvarez, R. E., Arcaya Moncada, M. J., Garcia Arias, G., Surca Rojas, T. C., & Infante Contreras, M. V. (2007). Rescatando el autocuidado de la salud durante el embarazo, el parto y al recién nacido: representaciones sociales de mujeres de una comunidad nativa en Perú. Texto & Contexto-Enfermagem, 16(4), 680-687. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072007000400012&script=sci_arttext
- Janssen, J., & Imagen de Kalun, L. Respiración consciente (meditación guiada). https://paraembarazadas.es/blog/tag/embarazo