Quanto tempo demorar para engravidar?

8 de janeiro de 2017

Ficar grávida pode ser um processo muito normal que ocorre no momento certo, mesmo quando não está sendo planejado. Embora a maioria das mulheres está em plena condição de engravidar existe uma percentagem que ainda se pergunta quanto tempo mais deve esperar para ter um filho.

O processo de concepção torna-se mais fácil para alguns casais do que para os outros, pois que, em teoria, aproximadamente 10% delas são diagnosticadas inférteis, embora é provável que com ajuda especializada consigam procriar.

No entanto, cerca de 90% dos casais pode chegar a engravidar se eles são constantes em sua busca. Em muitos casos, os casais não precisam de ajuda especializada, porque para eles é mais fácil fazerem por si próprios.

A idade influencia na concepção?

A idade desempenha um papel importante no desenvolvimento normal da mulher, já que quanto mais adulta for, será mais propensa a precisar de ajuda especializada para engravidar.

Está cientificamente provado que o período mais bem sucedido para as mulheres engravidarem é entre 24 e 30 anos. Mas é entre 20 e 23 anos o momento ideal para fazê-lo.

É importante esclarecer que, independentemente da idade, há mulheres que conseguiram engravidar sem muito esforço, como casos especiais e também desfrutam de excelente saúde.

Fatores que influenciam na concepção

Como já temos mencionado a idade é muito importante, mas também o estilo de vida que o casal leva.

Neste caso, é preciso considerar que existe uma série de fatores de risco externos que poderiam influenciar diretamente na concepção. Esses fatores de risco podem ser:

  • Fumar 

Algumas mulheres possuem esse vício, então se você quiser engravidar deve estar ciente de que será mais difícil de realizar, além do que poderia causar algum dano ao bebê. Se você pretende ter um filho, a principal coisa é parar de fumar.

  • Beber em excesso

É outro vício que algumas mulheres têm, embora consumir álcool não seja exatamente ruim, e sim se está consumindo em excesso, porque ele pode trazer sérios problemas, e impedir a concepção.

  • Consumir drogas

A toxicodependência é completamente prejudicial à saúde. Em geral pode trazer consequências terríveis tanto interna como externamente, desde infertilidade até outros problemas  maiores. Você também pode danificar seriamente o bebê.

  • Ter uma doença

Infelizmente, existe uma pequena percentagem de mulheres que sofrem de uma doença que torna difícil a concepção. No entanto, com perseverança, determinação e ajuda especializada, alguns podem alcançar resultados positivos.

Manter o peso ideal hoje em dia vai além da estética. O excesso de peso pode trazer sérios problemas de saúde, como diabetes ou outra doença endocrinológica e disso para ser infértil é um passo, por isso é essencial cuidar da alimentação. Comer saudavelmente lhe trará muitos benefícios!

Qual é o tempo médio para engravidar?

O mais importante é determinar os períodos de ovulação, pois a concepção depende deles. Lembre-se que o espermatozoide pode chegar a sobreviver até cinco dias, de modo que os casais podem ter relações sexuais até quatro dias antes da ovulação.

Quando os casais controlam o processo por meio da ovulação obtêm resultados de sucesso mais rapidamente do que aqueles que não estão seguindo este método. Isto é, aproximadamente, mais de 90% consegue conceber depois de tentar por pelo menos 12 ciclos, ou seja, cerca de um ano. A percentagem restante consegue muito mais cedo.

É de suma importância que considere que você deve levar um estilo de vida saudável para aumentar as chances de engravidar, e não só isso, mas também para que possa ter uma gravidez saudável e tranquila.

Se desejar, você também pode consultar um especialista, pois existem medicamentos ou técnicas que ajudam a acelerar o processo, como o consumo de ácido fólico antes de engravidar.

É essencial reduzir o estresse, manter o ânimo elevado, não se desesperar, ser coerente e estar positiva em todos os momentos. Não se esqueça que o estresse e a ansiedade são fatores que podem afetar o processo de concepção sem que você perceba.