3 contos para bebês

Ler uma boa história pode ser uma canção de ninar para dormir ou uma festa de risadas. Seja como for, é um hábito que será estimado pelo seu pequeno por toda a vida.
3 contos para bebês
Samanta Ruiz

Revisado e aprovado por a professora Samanta Ruiz.

Escrito por Samanta Ruiz

Última atualização: 23 novembro, 2022

Mesmo que você ache seu filho é muito novo para entender uma história, compartilhe com ele alguns desses contos para bebês e você ficará surpresa!

Você deve saber que contar histórias é uma forma de se comunicar com seu filho. Além disso, é uma atividade que oferece as ferramentas para se conectar com outras pessoas por meio da palavra, nosso código humano por excelência.

Nesse sentido, os contos são peças perfeitas para compartilhar com as crianças mais novas, pois as excitam e permitem que elas aproveitem muito.

“As pessoas sempre contaram histórias. Muito antes de a humanidade aprender a ler e escrever, todos ouviam histórias.”

-Gunter Grass-

Sugerimos, para começar, escolher histórias simples, com ilustrações coloridas e histórias agradáveis e divertidas. Aqui estão 3 opções ideais para começar a rotina de leitura hoje. Você não pode perdê-las!

Histórias curtas para ler para bebês

Como os especialistas da The Nemours Foundation certificam, ler em voz alta para o seu bebê é uma das atividades compartilhadas mais benéficas que podem durar anos. Portanto, prepare-se para ler as histórias e se deliciar com os gestos e respostas que do pequeno da casa. Os bebês certamente se divertirão e dormirão com uma sensação agradável.

1. “O papel e a tinta”

Sobre a mesa de uma casa havia várias folhas de papel de uma cor branca imaculada. Eram todos iguais: limpos e radiantes. Até que uma caneta de tinta começou a manchar um deles.

A folha de papel manchada ficou muito brava e disse à tinta:

Com sua cor preta, você sujou meu branco radiante, você me arruinou para sempre.

Você está errada, eu não te sujei, mas te dotei de belas palavras e agora você é diferente, você se tornou uma mensagem, você é algo único e de grande valor — respondeu a tinta muito sábia e calma.

Então alguém entrou na sala, pegou as folhas que estavam sobre a mesa e fez uma bola para jogá-las no fogo. Mas percebendo que uma delas tinha algo escrito nela, a pessoa cuidadosamente a separou e a deixou em seu lugar.

Apesar da raiva da folha de papel, foi a contribuição da tinta que a salvou de ser destruída pelo fogo. Essa pequena diferença fez com que se destacasse das outras folhas e permitisse que sobrevivesse.

2. “O Patinho Feio”, um dos contos mais tradicionais para bebês

Mamãe e Papai Pato estavam ansiosos para que os bebês eclodissem de seus ovos para que pudessem conhecê-los e começar a vida como uma família feliz.

Certa manhã, os patinhos começaram a esticar a cabeça e cumprimentar os pais. Eram todos iguais, de um amarelo lindo!

Mas havia um ovo maior que demorou muito para eclodir e o bebê não saía. Por fim, surgiu a cabecinha e para surpresa de todos, era um bebê diferente e mais escuro que os demais! Como resultado dessa diferença, eles o chamaram de Patinho Feio.

Todos na fazenda zombavam dele, então o patinho decidiu ir para outro lugar para encontrar alguém que o amasse do jeito que ele era.

O Patinho Feio caminhou pelos campos e florestas, escapou dos caçadores que queriam levá-lo para sua mesa e suportou o frio do inverno, sozinho e muito triste.

Quando a primavera chegou, ele se animou um pouco e encontrou um lago onde havia cisnes. O Patinho Feio olhou para eles maravilhado com tamanha beleza e elegância.

Ele queria ter amigos e ser amado, então perguntou aos cisnes se poderia nadar com eles e um respondeu:

Claro, se você é igual a nós, você pode fazer isso.

Eu sou feio. Não tenho sua elegância e beleza — respondeu o pato.

O que você disse? Olhe para si mesmo na água responderam os cisnes.

Então, o Patinho Feio viu seu reflexo na água e se viu com a imagem de um lindo cisne. Ele cresceu e se transformou completamente naquela linda criatura. Ele era um cisne, não um pato como eles acreditavam na fazenda!

A partir desse momento, ele se juntou à sua nova família e viveu muito feliz cercado por seu amor e carinho.

3. “Corrida de tênis”

Em uma data do ano, todos os animais da selva se reuniram e organizaram uma corrida para se divertirem juntos.

Eles estavam todos prontos no início, cada um com seus lindos tênis de corrida, quando a girafa chegou. Imediatamente, ela começou a se gabar de ser a mais alta, a mais rápida e a mais elegante de todas.

Depois de um tempo, ela olhou para seus amigos e começou a zombar deles:

Ha, ha, ha. Você é muito lento! Não sei por que você participa — disse à tartaruga. Ei, ei, ei. E você é tão gordo! — Disse ao rinoceronte.

Como os animais já sabiam que ela é presunçosa, decidiram ignorá-la e cada um continuou com seus sapatos.

A raposa tinha tênis amarelos, com listras verdes. O macaco, um tênis com luzes e sons que foram a sensação! A zebra calçou seus sapatos listrados pretos e brancos muito elegantes e amarrou bem os cadarços.

Mas quando todos estavam prontos, ouviram alguém chorando inconsolável: era a girafa que, devido à sua grande altura, não alcançava os pés para amarrar os cadarços.

Quem pode me ajudar? — ela perguntou em voz alta.

Você zombou de seus amigos porque eles eram diferentes. Você deve saber que não somos todos iguais e que você tem que respeitar as diferenças se quiser ter amigos que o ajudarão com prazer — respondeu a raposa.

A girafa, envergonhada, resolveu se desculpar com eles pelo ocorrido e então as formigas subiram em seus sapatos e amarraram seus cadarços.

Por fim, todos correram e, ao final, festejaram juntos e comemoraram a amizade, o respeito e a diversidade.

Mãos de várias cores e raças formando um coração.

Uma história é um momento mágico para se conectar, então aproveite os melhores contos para bebês

Contar histórias é um hábito tão antigo quanto a própria humanidade. As histórias que você lê para seus filhos hoje se tornarão parte de sua memória e de sua própria história.

Além de ser agradável, como afirma o seguinte artigo publicado pela Universidade Politécnica Territorial de Mérida, o hábito da leitura traz muitos benefícios para as crianças, como:

  • Estimula a imaginação, os sentidos e a criatividade.
  • Transmite valores, hábitos, novas palavras, linguagens, entre outros conceitos.
  • Ajuda a gerar um ambiente calmo, propício para desfrutar de um momento mágico e harmonioso.

Se você os usa como uma canção de ninar para dormir ou para um momento divertido e emocionante, os contos para bebês são uma ótima oportunidade para iniciar seus pequenos no hábito da leitura.

Por fim, você deve saber que essas boas histórias, assim como suas palavras e seus gestos, serão lembranças inesquecíveis para seu bebê e o acompanharão pelo resto da vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Towell, J. L., Bartram, L., Morrow, S., & Brown, S. L. (2021). Reading to babies: Exploring the beginnings of literacy. Journal of Early Childhood Literacy21(3), 321-337.
  • Rondón, F. E. (2018). Beneficios de leer cuentos a nuestros niños. Educere22(71), 193-196. https://www.redalyc.org/journal/356/35656002015/html/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.