4 séries que dão visibilidade à diversidade familiar

30 Outubro, 2020
Quantas séries você conhece que dão visibilidade à diversidade familiar? Neste artigo, vamos recomendar algumas delas.

Você certamente já viu uma infinidade de séries e filmes estrelados por um pai, uma mãe e seus filhos, representando assim um modelo de família tradicional. Felizmente, a ficção está cada vez mais apostando em dar visibilidade à diversidade familiar.

Esse tipo de série é necessário para que a sociedade conheça e normalize a existência de todos os tipos de famílias, que são tão válidas quanto aquelas que atendem aos estereótipos clássicos. Por isso, a seguir, vamos apresentar uma lista com algumas dessas séries. Quais delas você já viu?

4 séries que dão visibilidade à diversidade familiar

séries que dão visibilidade à diversidade familiar
© Lloyd-Levitan Productions, 20th Century Fox Television

Família Moderna, a série que dá visibilidade a uma ampla diversidade familiar

Família Moderna é uma das comédias de maior sucesso dos últimos anos. Ao longo de seus 250 capítulos, ela nos mostra a vida de três famílias muito diversas unidas pelo sobrenome Pritchett. Assim, podemos ver o dia a dia de:

  • Uma família reunida ou reconstituída: formada por Jay Pritchett, um homem divorciado que se casa pela segunda vez com Gloria, que tem um filho chamado Manny, fruto de um relacionamento anterior. Além disso, desse novo casamento, nasce Joe, o caçula da família.
  • Uma família homoparental: formada por Mittchel (filho de Jay) e Cameron, dois homens homossexuais que decidem adotar e ser pais de Lily, uma menina de origem vietnamita.
  • Uma família tradicional: formada por Claire (filha de Jay) e Phill, que têm três filhos biológicos chamados Haley, Alex e Luke. Isso faz com que juntos sejam uma família numerosa.

The Fosters

Os Fosters é uma série que tem sido bem recebida pela crítica por causa da sua maneira maravilhosa de expor e tratar questões LGBTI com total naturalidade.

Nesse caso, somos apresentados a Stef Foster e Lena Adams, um casal de lésbicas que formam uma família composta pelo filho biológico de Stef e dois gêmeos adotivos, todos adolescentes.

Essas duas mulheres decidem dar um lar de acolhimento a dois outros jovens, dois irmãos que passaram por diferentes dificuldades e situações tóxicas com as suas famílias adotivas anteriores. No início, trata-se de um acolhimento familiar, mas, com o tempo, a confiança e o carinho ficam cada vez mais fortes. Assim, elas dão início à burocracia para a adoção.

Transparent

Transparent é uma comédia dramática que fala sobre a família Pfefferman, formada por um casal divorciado que tem três filhos adultos, cada um com uma vida independente.

séries que dão visibilidade à diversidade familiar
© Amazon Prime Vídeo / Pictures in a Row

A história começa quando o pai da família decide contar aos filhos que se sente como mulher, ou seja, que é uma mulher trans e que devem chamá-la de Maura. Isso faz com que os três irmãos tenham que aceitar e se adaptar a essa situação inesperada, com a qual, a princípio, eles têm dificuldade.

Andi Mack

Andi Mack é uma série adolescente do Disney Channel que é completamente diferente do tipo de ficção geralmente exibida nesse canal, pois fala de uma menina de 13 anos que descobre que a pessoa que ela pensava ser sua irmã mais velha, na verdade, é sua mãe.

Essa série nos mostra a vida de uma menina que nasce de uma gravidez na adolescência e tudo o que isso acarreta, tanto para a mãe quanto para a filha. Também é importante destacar que essa série fez história como a primeira ficção da Disney a apresentar uma personagem gay.

Sobre as séries que dão visibilidade à diversidade familiar

A verdade é que a diversidade existe e não pode ser escondida. A sociedade deve estar preparada para aceitar e respeitar todos os tipos de pessoas, independentemente de sexo, gênero, orientação sexual, raça, estilo de vida, etc.

Por isso, é importante que as séries de ficção apostem em dar visibilidade para todos os tipos de grupos, inclusive aqueles que decidem formar uma família diferente das tradicionais.