A contribuição dos booktrailers para a leitura
Os booktrailers são uma nova forma de apresentação dos livros em formato multimídia. Em geral, eles incluem um resumo breve da trama, assim como dos pontos culminantes da obra, em linhas gerais, com a finalidade de despertar a curiosidade e o interesse pela mesma.
A partir de 2000, os booktrailers começaram a ser utilizados cada vez mais fora do mundo editorial como estratégia de promoção da leitura, especificamente no setor acadêmico dos ciclos fundamental I e II. Mas o que são realmente os booktrailers?
O que são os booktrailers?
A palavra booktrailer é um anglicismo que denota o conteúdo multimídia, ou seja, apresentado em forma de vídeo, baseado em uma obra literária. Em outras palavras, é uma sinopse visual e também uma primeira referência da obra.
Além disso, também podemos considerá-los como “antecipações” da história sobre a qual trata um livro e com os quais se pretende captar leitores.
Os booktrailers têm uma grande semelhança com os trailers de filmes. De fato, os trailers são a inspiração da sua criação. As características que mais se destacam são as seguintes:
- Iniciam com a apresentação da editora.
- Incluem citações e segmentos breves do texto (de forma escrita ou narrada).
- Contêm imagens (estáticas ou animadas) relacionadas ao texto.
- Têm uma duração breve que, em geral, não supera os 5 minutos.
Em vista das características mencionadas anteriormente, as partes dos booktrailers são:
- Introdução.
- Menção da editora.
- Apresentação de citações ou extratos do livro (narrados ou escritos).
- Apresentação de imagens: ilustrações de capa e internas (se houver).
- Informação sobre o autor.
- Data de lançamento.
- Lugar de venda.
Além de ser uma estratégia eficaz de captação de público por parte das editoras, os booktrailers são uma forma de promoção da leitura, muitas vezes feita por leitores para leitores.
Os booktrailers no contexto escolar
O bom aproveitamento da tecnologia e das redes sociais oferece uma dinâmica muito enriquecedora na sala de aula. Mas como? Pois bem, na sala de aula, se propõe uma atividade que consiste em selecionar uma obra, ler, assimilar, analisar e, então, trabalhar no resumo da mesma para apresentá-la aos colegas de uma forma breve, mas impactante.
Dessa forma, ao ir além da realização de uma simples apresentação oral, os alunos se conectam de uma forma muito mais orgânica com a obra e são capazes de se divertir com ela. Por outro lado, a emoção que se experimenta ao idealizar as diversas estratégias de suspense e surpresa os permite desenvolver a criatividade.
A apresentação do booktrailer na sala de aula é muito refrescante, mas também muito positiva. Ela inspira a ler e a se interessar mais por diversos tipos de leituras e a simpatizar com diferentes pontos de vista que, em suma, fomentam uma atitude crítica saudável.
A dinâmica de grupo durante a realização do projeto permite que os alunos não apenas se aprofundem na obra, mas também desenvolvam o seu processo de tomada de decisões e a sua capacidade de trabalho em equipe, colocando em prática valores como: a paciência, a responsabilidade, a tolerância, entre outros.
Não se trata de um filme nem de um curta-metragem
O objetivo dos booktrailers não é revelar o conteúdo completo do livro, e sim brincar com a intriga que geram certos acontecimentos contidos nele para motivar a leitura da obra completa. Portanto, não se trata de realizar um curta-metragem nem um filme.
De fato, como primeiro estímulo à leitura de uma obra, os booktrailers são uma ferramenta maravilhosa. Entretanto, é indispensável que o docente guie a atividade na sala de aula para manter o caráter interdisciplinar da atividade e não desperdiçar o seu potencial.
Uma atividade premiada
Fora das salas de aula, a realização de booktrailers, tanto por estudantes, leitores aficionados, quanto por editoras, é uma atividade que já conta, inclusive, com festas de premiação. Nelas, realiza-se principalmente o reconhecimento do esforço realizado e a qualidade do resultado.
Atualmente, uma das premiações de mais prestígio é o Booktrailer Film Festival, um concurso cuja finalidade é fomentar a leitura e no qual participa a cada ano um grande número de adolescentes dos 27 países que formam a União Europeia.
A ideia é inovar em matéria de aproximação à leitura e, claro, reduzir o número de alunos com competências leitoras deficientes. Por isso, vale a pena promover esse tipo de atividades na sala de aula, mas também no lar, já que, assim, as crianças e os jovens poderão comprovar que a leitura não constitui uma atividade entediante, muito pelo contrário.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rovira-Collado, J. (2017). Booktrailer y Booktuber como herramientas LIJ 2.0 para el desarrollo del hábito lector. Investigaciones sobre lectura, (7), 55-72. http://www.comprensionlectora.es/revistaisl/index.php/revistaISL/article/view/180
- Rovira-Collado, J., Llorens García, R. F., Fernández Tarí, S., & Mendiola Oñate, P. J. (2016). Nuevas perspectivas en la didáctica de la literatura infantil y juvenil: booktuber y booktrailer. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/60518