Métodos para ensinar as crianças a ler

29 de setembro de 2019
Aprender a ler é uma das lições mais importantes que as crianças aprenderão na escola. Conhecer métodos para ensiná-las a ler é interessante para os pais, professores e educadores.

Aprender a ler é uma das coisas mais importantes que uma criança fará antes de completar 10 anos. Todo o seu desenvolvimento educacional, desde a ampliação do vocabulário até o desempenho nas demais disciplinas, está relacionado à capacidade de leitura. Portanto, conhecer métodos para ensinar as crianças a ler é fundamental.

Não há duas crianças que aprendem a ler da mesma maneira. Por isso, foram criados vários métodos. O segredo para encontrar métodos eficientes para ensinar as crianças a ler, geralmente, é escolher uma abordagem e seguir firme com ela.

No entanto, também pode ser útil combinar métodos. Tente fazer isso aplicando estratégias e oferecendo adaptações para a sala de aula, especialmente para alunos que tenham necessidades específicas de aprendizagem.

É importante lembrar que a motivação é fundamental. Da mesma forma, é preciso ser paciente para evitar que as crianças criem associações negativas com a escola e o com o aprendizado.

Habilidades de pré-leitura

As crianças começam a adquirir as habilidades necessárias para dominar a leitura a partir do momento em que nascem. De fato, um bebê de apenas seis meses de idade já consegue distinguir entre os sons da sua língua materna e os de uma língua estrangeira.

Ensinar as crianças a ler pode ser feito com diferentes métodos

Aos 2 anos, o pequeno já domina fonemas nativos o suficiente para produzir corretamente mais de 50 palavras. Entre 2 e 3 anos, muitas crianças aprendem a reconhecer várias letras.

À medida que as habilidades motoras finas se desenvolvem, desenvolve-se também a habilidade de escrever, desenhar e copiar formas. Isso pode ser combinado para começar a escrever as letras.

Os pais podem incentivar as habilidades de pré-leitura de seus filhos de várias formas. Uma delas é apontar letras ao ler uma história. Também pode ser útil perguntar à criança sobre o seu dia. Ou, então, conversar com ela todos os dias para melhorar o desenvolvimento de suas habilidades narrativas.

Da mesma maneira, é importante ir a livrarias e bibliotecas com os pequenos e ler com eles. Quanto mais as crianças lerem com seus pais, professores e cuidadores, mais faremos com que os livros se tornem passatempos familiares para elas. E isso acontecerá de forma natural.

Métodos para ensinar a ler: fonética

Um fonema é a unidade fonológica mínima. Ou seja, a articulação mínima de um som de vogal e consoante. Os fonemas são as unidades básicas da linguagem falada.

Em uma língua alfabética, os sons são traduzidos em letras. As combinações de letras são usadas para representar palavras. Portanto, a leitura depende da capacidade de um indivíduo de decodificar palavras em uma série de sons. A codificação é o processo oposto e é a maneira como soletramos.

O método fonético para ensinar a ler começa com as letras e os sons com os quais são formadas sílabas, palavras e depois frases. É um método que faz o caminho do mais simples ao mais complexo. Ou seja, inicia-se do fácil, primeiro as letras, depois as sílabas, em seguida a palavra e, finalmente, a sentença.

Esse é um dos métodos mais populares para ensinar a leitura e também um dos mais usados. A princípio, o progresso pode ser lento e a leitura em voz alta não flui, mas pouco a pouco os processos cognitivos envolvidos na “tradução” entre letras e sons são automatizados e se tornam mais fluidos.

A abordagem da palavra completa

Esse método ensina a ler a palavra como um todo. O processo de decodificação é deixado de lado. As crianças não apenas pronunciam as palavras, mas aprendem a dizer a palavra reconhecendo a sua forma escrita.

Nesse caso, o contexto é importante. Portanto, fornecer imagens pode ajudar. Inicialmente, as palavras familiares podem ser apresentadas sozinhas, depois em frases curtas e, finalmente, em sentenças mais longas.

À medida que o vocabulário da criança aumenta, ela começa a identificar regras e padrões que poderá usar para ler novas palavras.

Ler através desse método é um processo automático e é por vezes chamado de leitura à simples vista. Depois de uma palavra ser exposta muitas vezes às crianças, elas conseguirão ler a maior parte do vocabulário que encontrar à primeira vista.

Existem vários métodos para ensinar as crianças a ler.

Métodos para ensinar as crianças a ler: a experiência linguística

O método da experiência linguística para o ensino da leitura baseia-se na aprendizagem personalizada. Nesse método, as palavras ensinadas são diferentes para cada criança. A ideia é aprender com palavras com as quais a criança já esteja familiarizada para facilitar o processo.

Para aplicar esse método, os pais e os professores podem criar histórias nas quais são usadas as palavras favoritas da criança em diferentes configurações. Por exemplo, as crianças podem fazer desenhos dessas palavras. Depois, podem juntar os desenhos em uma pasta para criar um livro de leitura especial.

Além disso, podemos pesquisar algumas palavras em livros infantis e usá-las para ajudar as crianças a descobrir o significado de palavras desconhecidas que aparecem em cada contexto. Isso desenvolve uma ótima estratégia de compreensão.

Em suma, quando se trata de ensinar a ler, é essencial levar em conta as necessidades e os interesses de cada criança e ver como ela evolui, além de considerar os seus interesses.

  • Lilliana Borrero Botero. Enseñando a leer: Teoría, práctica e intervención. Editorial Norma, 2008.