Como o contexto influencia o nível educacional das crianças?

4 de maio de 2019
Você acha que o contexto influencia o nível educacional das crianças? Vamos sanar algumas das suas dúvidas.

O ambiente em que as crianças se desenvolvem afeta direta e significativamente seu desenvolvimento cognitivo. A influência do contexto no nível educacional das crianças é evidente, pois abrange todas as formas em que a criança tem contato com a sociedade: família, amigos, passeios, publicidade, o que lê, o que vê, as ideologias que a cercam, etc.

Tudo o que compõe a cultura do lugar onde uma criança cresce, os acontecimentos que ela enfrenta, terá consequências nela.

Como o contexto influencia o nível educacional das crianças?

A família como o primeiro contexto

O primeiro contato que as crianças têm com a sociedade são suas famílias, que serão as pessoas que moldarão sua estrutura como indivíduo. Se você recebeu amor suficiente durante a primeira infância, se foi ouvido e valorizado, se cresceu com deficiências emocionais ou materiais, se foi vítima de abuso, etc.

Tudo isso influenciará sua capacidade de adquirir novos conhecimentos.

A família fornece:

  • Aprendizagem básica.
  • Modelos de ação através dos padrões.
  • Segurança emocional.

As primeiras habilidades sociais serão desenvolvidas a partir do núcleo familiar, quando a criança chega ao sistema educacional, já vem com muita informação. A imagem que a criança constrói de si mesma tem a ver com o que observa ao seu redor e com o modo como o seu entorno resolve as situações.

O contexto como aliado

O desenvolvimento intelectual das crianças anda de mãos dadas com o ambiente social em que elas crescem, o que as ajuda a se formar individualmente e no nível de relacionamento com os outros.

Independentemente de saber se o contexto em que a criança se desenvolveu é mais ou menos positivo, se a conhecermos e levarmos em conta os programas educacionais, será muito mais fácil ajudá-las a não desanimar.

nível educacional

Além disso, também ajudará saber quais são seus pontos fortes e onde estão suas fraquezas, a fim de facilitar sua conexão com seu projeto de vida, o que a faz se sentir bem. É assim que acontecerá o desenvolvimento de sua educação.

Fica evidente a influência do contexto no nível educacional das crianças, e o importante seria começar a considerar mais esses fatores ao tentar alcançá-los e elaborar programas educativos homogêneos.

Embora seja verdade que não podemos fazer um currículo diferente para cada aluno, é necessário ter mais empatia por eles, estar mais aberto a ouvi-los e a potencializar suas virtudes, como acontece em outros países, como a Finlândia, onde é uma prioridade dar atenção ao desenvolvimento emocional.

Os meios de comunicação

Ao falar da influência do contexto no nível educacional das crianças, não podemos deixar de mencionar os meios de comunicação, já que estes ocupam grande parte de sua atenção e constantemente bombardeiam toda a sociedade com mensagens através de todos os seus meios e canais.

A televisão é um meio que chama a atenção das crianças pequenas, o que tem uma influência muito grande sobre elas. Não é preciso se esforçar para ver e ouvir o que está sendo transmitido a todo momento.

Às vezes, elas nem percebem o que veem, mas a mensagem é clara. Sem mencionar que o consumo de horas de televisão em crianças cresce de forma descontrolada.

O que as crianças veem através desses meios é considerado como verdade por elas, principalmente quando em tenra idade, criando outro tipo de contexto em seu desenvolvimento cognitivo.

Novas tecnologias como contexto

As novas tecnologias estão suplantando os meios de comunicação tradicionais e alterando os processos de ensino atuais. Durante o processo de ensino, as gerações de hoje exigem interação, rapidez e suporte tecnológico. Isso tem a ver com a maneira como cresceram e as informações geracionais que trazem consigo.

Ignorar isso é ir contra a corrente e não faz sentido negar esses aspectos. A ideia é aproveitá-los, tomar consciência de que fazem parte de seu contexto e usá-los a nosso favor.

A família e a sociedade, de forma geral, formam o contexto de nossos filhos e sua influência no nível educacional e em seu desenvolvimento é evidente. Por isso, é importante criar novos modelos que levem tudo isso em conta, pois nos proporciona um valioso modelo referencial de como cada aluno é.

  • Fernández-Berrocal, P., & Ruiz Aranda, D. (2017). La Inteligencia emocional en la Educación. Electronic Journal of Research in Education Psychology. https://doi.org/10.25115/ejrep.v6i15.1289
  • Gerardo León Guerrero. (2004). La educación en el contexto de la globalización. Revista Historia de La Educación.
  • Marino Roberto Aparici. (2005). Medios de comunicación y educación. Revista de educación, ISSN 0034-8082, No338, 2005, págs. 85-100.