Criança Pinóquio: como evitar as mentiras

· 14 de outubro de 2018
O conto do Pinóquio, a marionete que queria ser uma criança de verdade, traz a parábola da mentira e suas graves consequências.

A mentira é um mau hábito que devemos combater em todos os espaços de nossa vida e semear, em seu lugar, as virtudes da honestidade e da verdade no nosso ser e nas nossas famílias.

Mas o que fazer com um criança Pinóquio? Como evitar que seu filho minta?

Há quem diga que as crianças e quem bebe demais são os únicos incapazes de mentir. Contudo, toda regra tem sua exceção e é claro que existem crianças que mentem.

A mentira começa como um jogo de criatividade, exagero ou simplesmente conseguir o que se quer. Se o jogo dá certo, vão continuar fazendo.

Entretanto, se os pais advertem sobre esse problema a tempo e evitam celebrar as “mentiras engraçadas e exageradas” da criança, é muito provável que de forma natural ela entenda que se trata de uma ação errada. Algo que não deve ser feito.

criança pinóquio

A adolescência é um período fértil para as mentiras

Mesmo com a presença de bons exemplos na vida (pais, amigos bem intencionados, professores), os adolescentes, em sua rebeldia, sentimentos de incompreensão e necessidade de chamar a atenção, tendem a dizer mentiras sem maiores consequências.

Mas também há mentiras que podem causar dor ou mal entendidos em relação a outros ou eles mesmos. Isso porque um dos fatos sobre as mentiras é que esta sempre termina por afetar quem a inventou.

A mentira, apesar de todos termos soltado alguma em certo momento, é um ato que busca manipular o outro e colocá-lo em uma posição de inferioridade.

Por essa razão, trazemos uma série de conselhos para abordar as mentiras das crianças e contribuir para que elas deixem essa atitude de lado.

Caso essa atitude se mantiver, quando adulto é muito provável que sofra situações penosas por não ter aprendido o valor da honestidade.

Criança Pinóquio: como evitar que seu filho minta?

Dê o exemplo

Não vamos nos cansar de repetir essa mensagem porque acreditamos que é com o exemplo que se ensina.

A criança que cresce em um lar no qual a honestidade e a honra são valores apreciados, tenderá a cultivar estes atributos.

Por outro lado, a criança que cresce vendo seus pais mentir um para o outro, ou terceiros, entenderá que essa é a maneira ideal de se comportar. Assim, vai agir da mesma forma.

Evite que seu filho te veja mentindo

Mesmo que se trate de uma coisa pequena, como negar que você está em casa para não ter que atender o telefone ou dizer que você se atrasou por culpa do trânsito quando, na verdade, você saiu tarde demais para o encontro.

Porque não importa o tamanho. Uma mentira é sempre uma mentira, e uma grande sempre começa com várias pequenas.

criança pinóquio

Medo de enfrentar a verdade

Avalie as causas das mentiras da criança. Antes da disciplina, estude bem se seu comportamento mudou (exageros, nervosismo, etc.).

Analise também se seu rendimento escolar piorou ou se você notou certa agonia ou ansiedade.

A mentira pode ser produto do medo em relação às consequências ou danos que possa causar dizer a verdade ou manifestar uma situação.

Por exemplo, uma criança que sofre maus-tratos pode mentir para encobrir sua dor ou encobrir seus agressores.

A mentira é uma reação para fugir de uma situação que não se quer enfrentar. Aborde essa questão com seu filho sempre com palavras amorosas.

Consequências de mentir

É importante ensinar à criança que toda ação tem consequências. Um feito vem com gratificações, enquanto um erro acarreta consequências negativas.

Uma boa maneira de ensinar a criança sobre o problema de mentir é exatamente assistir junto com ela o clássico Pinóquio ou outro filme, série e obra teatral que retrate como mentir pode até colocar em risco a vida de pessoas amadas.

Também é importante gratificar seu filho quando ele agir com honestidade e tentar corrigir seus erros.

No caso de uma mentira, você deve ser firme e não permitir que fuja da situação.

Pois isso passará a mensagem que não é um problema mentir de vez em quando.