Como cuidar da saúde mental durante a gravidez?

· 24 de julho de 2017

A gravidez é um dos momentos em que a mãe deve se sentir tranquila e plena. É importante que a grávida cuide da saúde mental assim como cuida da saúde física. Procurar ficar menos estressada e melhorar a qualidade de vida são fundamentais para manter a saúde mental durante a gravidez.

A mulher precisa do apoio do(a) companheiro(a), pois a vulnerabilidade emocional possui um papel importante sobre a mulher grávida. Com amor e muitos cuidados, consegue-se manter o nível de saúde mental adequado.

As mulheres grávidas são mais propensas a sofrer de ansiedade e de depressão. Essas doenças favorecem o aparecimento de problemas mentais habituais durante a gestação, que podem até levar  a problemas físicos de saúde graves. Além de afetar a mãe, também pode causar efeitos no feto.

Os choros frequentes, e pensamentos negativos na grávida são alguns dos indícios que devem chamar à sua atenção. Às vezes, não são só os maus pensamentos e o estresse que afetam a nossa saúde mental, mas a ilusão e euforia em ter o bebê.

Quais problemas que podem atrapalhar a saúde mental durante a gravidez?

As estatísticas indicam que, por exemplo, a ansiedade afeta 15 em cada 100 mulheres grávidas. Além disso, o estresse é o problema que afeta a maioria das gestantes. Isso dificulta o controle emocional, especialmente diante de preocupações financeiras, profissionais e sentimentais.

Outros sintomas são o enjoo, dor nas costas … Os distúrbios hormonais são mais frequentes durante a gravidez. Tem horas que nos sentimos alegres, contentes, satisfeitas, e seguras. Tem outras que nos sentimos tristes, deprimidas, ansiosas, e inseguras. A qualidade do sono, em algumas grávidas, piora muito.

problemas que podem atrapalhar a saúde mental durante a gravidez

Além disso, a melancolia atinge a metade das mulheres, devido a alguma confusão ou instabilidade emocional. Na maioria dos casos, aparece com intensidade alguns dias depois do parto, mas não tem com o que se preocupar, já que costuma durar muito pouco. Elas costumam ter pensamentos confusos ou esquecer as coisas, porém com a ajuda do(a) parceiro(a) e dos entes queridos, a mulher conseguirá superar.

Cabe destacar que é muito importante o bem-estar psicológico para que a gravidez ocorra da melhor forma possível. É fundamental que a mãe se sinta segura, protegida e, sobretudo, é importante que as pessoas mais próximas a ajudem em todos os momentos.

Para auxiliar a mulher grávida você deve fazer com que ela se sinta importante e escutá-la atentamente. Dessa forma, você irá mostrar para ela que se importa de verdade com o que ela pensa.

É recomendável que ela saiba que pode contar com você para tudo o que precisar. Sendo assim, lhe dê conselhos e tente animá-la sempre. Nessa etapa é conveniente que ela continue com as suas tarefas e se você puder acompanhá-la, melhor ainda. Isso será bom para que ela saiba que não está sozinha nunca.

O amor e a paciência são as chaves para saúde mental durante a gravidez

A autoestima alta nas mulheres grávidas é importante para o desenvolvimento do seu bebê, já que tudo o que a mãe sente, o bebê também irá sentir. Por isso, é essencial incentivar a grávida a fazer as coisas com esforço e otimismo. A alimentação correta e a prática de exercícios físicos, de acordo com o seu estado, podem ajudá-la a melhorar o conceito de si mesma.

Para manter um bom estado de saúde mental durante a gravidez recomenda-se o seguinte:

  • Uma alimentação saudável e equilibrada. Não se esqueça de manter uma dieta adequada. Siga as recomendações do seu médico ao pé da letra.
  • Melhorar o humor com alguma coisa que você gosta de fazer. Diga ao seu cônjuge o que você quer fazer. Você pode planejar em cada semana uma atividade diferente, como caminhar, ir ao cinema, escutar uma música, ler, etc… Tente realizar outra atividade que lhe pareça interessante, o importante é se sentir bem. Essas coisas irão mudar o seu semblante, e todo mundo irá notar isso
  • Fazer exercícios físicos, de acordo com o seu estado. É importante que você faça uma consulta a um especialista nesse caso. Existem alguns lugares onde as mulheres grávidas podem ir e fazer exercícios (inclusive em casal). Há sessões de relaxamento que podem fazer com que você se sinta muito bem.
  • Dormir regularmente. As mulheres grávidas devem dormir quantas vezes quiserem, isso não irá afetar de forma alguma o bebê. Dessa forma, é recomendável que durma o máximo que puder.

Em todos os casos citados acima o homem deve ter muita paciência para lidar com as situações com muito amor, carinho e cuidado, para fazer com que a sua esposa tenha uma gravidez plena e tranquila.