Dança moderna para crianças
Frequentemente os pais se fazem perguntas a respeito de quais seriam as atividades extracurriculares mais adequadas para o seu filho. Entre as diferentes opções, temos a aprendizagem de algum idioma ou a prática de algum esporte. Entre eles, a dança moderna para crianças é uma alternativa benéfica e divertida.
Geralmente, ao escolher uma atividade física para os nossos filhos, pensamos nas opções mais comuns, dependendo se estamos falando de um menino ou uma menina. No entanto, a dança se impõe como uma alternativa cada vez mais popular.
Atualmente, podemos escolher aulas de dança sem importar o sexo e a idade dos nossos filhos, tais como: jazz, zumba, funky, tuki dance, step ou ritmos latinos, como a salsa casino e a bachata.
Esse tipo de atividade, além de conservar as consequências benéficas de dançar, contribui com muita diversão, sociabilidade e com a obtenção do conceito de grupo. Além disso, tem muitos outros benefícios físicos e mentais, e certamente, os nossos filhos vão aprender a dançar.
A dança moderna é a melhor maneira de canalizar a energia das crianças, da mesma forma que ocorre com os esportes tradicionais. Trata-se de uma atividade que mantém as crianças fisicamente ativas, com a vantagem de que pode ser praticada em qualquer idade.
Desde muito pequenas, as crianças já apreciam a música. Os bebês, por exemplo, podem acompanhar com os seus movimentos a música que estiver tocando ao seu redor. Aliás, a maioria dos estúdios e academias dedicadas a essa atividade costumam oferecer aulas de dança moderna para crianças de 2 a 3 anos.
A dança proporciona inúmeros benefícios físicos, psicológicos e ajuda no desenvolvimento artístico, não importando o gênero que os pais ou a própria criança escolherem para realizar como atividade. Assim, o segredo está sempre em participar.
10 benefícios da dança moderna para crianças
Entre os benefícios que os nossos filhos obtêm das atividades de dança moderna, podem-se destacar esses:
- As crianças que praticam dança moderna aumentam a sua força muscular e a sua flexibilidade. Além disso, elas também desenvolvem o senso de equilíbrio e melhoram a agilidade e a coordenação.
- Na mesma medida, elas desenvolvem consciência corporal e se habituam a manter uma postura correta. Isso as ajuda em outras áreas importantes das suas vidas.
- A dança ajuda e oferece vantagens reais para praticar outras modalidades.
- É uma ferramenta efetiva para aliviar o estresse nas crianças e fazer com que elas se sintam relaxadas. Isso ocorre porque, com a dança, elas adquirem uma atitude positiva diante da vida e se reforça a ideia da virtude de se manter ativo e saudável.
- As aulas de dança são muito divertidas. Além disso, oferecem às crianças a oportunidade de fazer novos amigos. Dessa forma, essas aulas estimulam as habilidades sociais, fortalecem a noção de pertencimento a um grupo e facilitam a integração.
“A dança moderna para crianças, além de conservar as consequências benéficas de dançar, contribui com muita diversão, sociabilidade e com a obtenção do conceito de grupo”.
- As coreografias em grupo impulsionam o trabalho em equipe, a comunicação, a confiança e a cooperação.
- As aulas de dança estimulam importantes habilidades para a vida, como a disciplina e o foco, por exemplo. Desse modo, muitas pessoas que dançam há algum tempo têm como característica a desenvoltura, a confiança e a autoestima.
- Um dos principais benefícios da dança moderna para crianças é que ela estimula a imaginação e fomenta a criatividade. Além disso, são combinadas a alegria e a autoexpressão física. Tudo isso em um ambiente adequado e estruturado.
- Existe uma clara ligação entre a expressão corporal positiva e as conquistas educativas. Em outras palavras, as crianças que desenvolvem o seu lado artístico têm maiores capacidades para enfrentar desafios e apresentam um maior desempenho acadêmico.
- Por fim, diferentemente de outras modalidades, esse tipo de exercício não requer equipamentos nem acessórios que possam encarecer a sua prática.
Algumas dicas para introduzir a dança para os bebês
Desde quando as crianças ainda são bebês, há alguns truques que podem ser usados para introduzi-las no mundo da música e da dança:
- Temos que encorajar o bebê a escutar música, não importa o tipo de gênero musical escolhido. Assim, pela sua reação, vamos reconhecer o tipo de música que o faça se sentir mais confortável.
- No começo, dançaremos com o bebê no colo. Dessa forma, o nosso filho participará da dança e o vínculo será fortalecido. Por fim, ao ritmo da música, a criança se sentirá protegida e estabelecerá uma associação positiva com o estímulo.
- De acordo com o crescimento da criança, os seus movimentos ficarão mais autônomos. O estímulo precoce da noção de ritmo e de ouvido musical dele ajudará a melhorar a coordenação e o equilíbrio.
Por fim, temos que nos lembrar de que a dança moderna tem um impacto positivo. Também são importantes os seus benefícios para crianças com capacidades físicas limitadas ou crianças que apresentem problemas de hiperatividade.