Os benefícios físicos do balé para as crianças

03 Setembro, 2018
O balé não é apenas uma atividade sensacional para que as crianças. É uma atividade física que em longo prazo traz muitos benefícios para sua formação. Neste post você poderá obter informações sobre as vantagens que terão seus filhos ao praticar balé.

As crianças que desde pouca idade começam a praticar qualquer tipo de dança (neste caso, o balé), crescem com senso de equilíbrio e ritmo. Geralmente, são pessoas muito disciplinadas que desenvolvem habilidades físicas e mentais que ajudam a se aperfeiçoar em outras áreas de sua vida.

Por outro lado, as aulas de balé não apenas ajudam no desenvolvimento e crescimento físico dos nossos pequenos. Na verdade, também cria neles uma imagem positiva de si mesmos.

Com a prática do balé, podemos observar em médio prazo indivíduos que se desenvolvem na vida cotidiana com muita confiança e com outras qualidades que serão determinantes em sua personalidade.

Benefícios do balé para as crianças

o balé

São muitos os benefícios obtidos com a prática deste tipo de dança. A seguir, destacamos os mais relevantes:

Comportamento

Alguns estudos têm demonstrado que crianças que tinham algum tipo de problema de conduta ou comportamento melhoram significativamente ao praticar com regularidade algum tipo de dança ou atividades relacionadas à música. Inclusive, a maioria não apresenta novos problemas desse tipo, quando começam com a atividade.

Criatividade

A dança ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação dos nossos filhos. Principalmente em idades precoces.

Trabalho em equipe

Se for uma dança a dois ou em grupo, irá ajudá-las no futuro para aumentar as habilidades relacionadas ao trabalho em equipe.

Disciplina

A grande maioria das crianças que praticam algum tipo de dança são caracterizadas por serem pessoas muito disciplinadas e com um alto nível de concentração. Elas são geralmente cordiais e agradáveis. Além disso, são muito sociáveis e se desenvolvem em um ambiente de muita harmonia.

Postura

Sem dúvida, a prática regular de balé melhora a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.

Fortalecimento do corpo

Cada aula de balé envolve uma sessão de exercícios árduos e rigorosos. À medida que se pratica essa dança, braços, abdômen, pernas, pés e tornozelos são fortalecidos.

Saúde

A dança é um exercício aeróbico. É por esse motivo que durante a prática do balé são queimadas calorias extras que evitam o sobrepeso e a obesidade. Além disso, são ativados os sistemas respiratório e circulatório que melhoram notavelmente o funcionamento do organismo em geral.

Estado de ânimo

A prática desse tipo de atividade faz com que o corpo libere endorfinas e dopaminas que alegram e melhoram o estado de ânimo no geral.

Sociabilidade

É uma prática realizada em grupo, o que permite que se aumente o círculo de amizade, facilitando os processos de socialização.

Infelizmente, há muita deserção nesse ramo da dança. Muitas crianças quando estão um pouco maiores se afastam desse mundo e se arriscam em outras artes ou esportes. Realmente são poucas as que continuam ao longo do tempo para se tornarem profissionais.

No entanto, muitas pessoas concordam que a disciplina aprendida nesse período de tempo deixa uma boa formação que as ajuda em muitas áreas da vida.

“O balé tem um impacto saudável em nosso sistema nervoso, faz surgir a alegria e gera uma atitude positiva diante da vida”

– Anônimo –

Quando começar com o balé?

o balé

Não há idade para começar a ensinar as coisas boas da vida para os nossos filhos. Qualquer momento é bom para introduzi-los nesse bonito caminho.

O balé, assim como outras atividades extracurriculares, podem chegar a ser fatores determinantes no futuro de nossos pequenos. Dessa forma, esse tipo de atividade irá ajudá-los a saber o quanto devem se esforçar e exigir de si mesmos para conseguir tudo o que quiserem no futuro.

Devemos proporcionar aos nossos filhos as melhores ferramentas. Não só para que consigam ser excelentes profissionais, mas também para que possam se tornar boas pessoas e melhores cidadãos. Certamente, a dança é uma das melhores opções que temos para alcançar esses maravilhosos propósitos de vida para nossos pequenos.