17ª semana de gravidez

Durante a 17ª semana de gravidez, é essencial que você mantenha uma dieta rica em cálcio, ferro e fibras. Além disso, pode ser que seu filho já consiga ouvir sua voz! Descubra todos os detalhes.
17ª semana de gravidez

Última atualização: 13 Maio, 2021

Meu futuro bebê está tão grande quanto uma romã agora! Essa é uma das muitas boas notícias por trás da 17ª semana de gravidez, além de descobrir o sexo por meio de um ultrassom. Isso certamente pode ser emocionante, principalmente para as mamães e os papais ansiosos que não querem esperar muito mais tempo.

Nessa semana, o feto também pode medir entre 12 e 13 centímetros e pesar até 180 gramas. Descubra quais são as outras mudanças para você e seu bebê nessa 17ª semana de gravidez.

Quais são os avanços no desenvolvimento do meu bebê?

O espaço que ele habita ficou maior, assim como seu pequeno. Ele pode se mover livremente e, você, futura mãe, pode começar a senti-lo. O feto aprendeu a engolir, então sua boca muitas vezes pode ser vista nos ultrassons abrindo e fechando.

Os principais órgãos do corpo já estão começando a ganhar forma. Seu sistema respiratório começa a testar a respiração pelos pulmões e os batimentos cardíacos do bebê são muito mais perceptíveis. Além disso, graças à formação dos rins e do sistema urinário, ele também já pode fazer as primeiras evacuações de urina.

A mielina, uma substância que protege a medula, começa a ser produzida ao redor da medula espinhal. Também começa a se desenvolver sobre sua pele o vérnix, que lhe permitirá conservar o calor e se proteger.

Quanto ao seu pequeno esqueleto, ainda está em processo de transformação, ou seja, de conversão de cartilagem mole em ossos. Por outro lado, acredita-se que o bebê possa começar a escutar, já que em pouco tempo suas orelhas estarão totalmente desenvolvidas e localizadas.

Na 17ª semana de gravidez, quais mudanças ou sintomas eu vou enfrentar?

Seu bebê pode estar crescendo muito rápido e, por causa disso, você pode apresentar alguns sintomas novos ou mais intensos. As seguintes mudanças podem ser observadas:

  • Cãibras noturnas É comum durante essa semana sentir cãibras na panturrilha durante o sono. O motivo é a perda de potássio e problemas circulatórios devido ao crescimento do útero. Para controlar essa reação, a mãe deve se manter hidratada o tempo todo. Além disso, é muito positivo aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, como a banana.
  • Aumento da libido. Tanto os seios quanto a vagina ficam mais sensíveis devido aos níveis hormonais. Isso faz com que a excitação da mulher aumente. A menos que o médico indique o contrário, o casal ainda pode fazer sexo durante essa semana.
  • Aumento de fluidos. Você pode notar um aumento de fluidos, seja suor, muco, secreção vaginal, entre outros. Acredita-se que isso ocorra devido ao aumento do fluxo sanguíneo.
  • Coceira na barriga. A sua pele fica mais fina à medida que o bebê cresce, por isso é muito comum sentir coceira na região da barriga e nos seios. Como é praticamente impossível não se colar, se você quiser evitar deixar seu corpo marcado, deve comprar um creme calmante para amenizar a sensação.
  • Ganho de peso. Você pode ganhar 2 ou 4 kg, caso note que o seu peso está excessivo ou o ganho for repentino, informe o seu médico.

Algumas recomendações para você na 17ª semana de gravidez

Como mãe, é essencial que você mantenha uma dieta saudável. Seu bebê está começando a fortalecer os ossos e você precisará aumentar a ingestão de cálcio. Alimentos ricos em cálcio são, portanto, muito benéficos. No entanto, é importante reforçá-los com um suplemento prescrito pelo especialista.

O mesmo vale para o ferro. Porém, você deve ter cuidado para não abusar de alimentos ricos em ferro, pois eles contribuem para a prisão de ventre. Se você estiver consumindo um suplemento adicional de ferro, deve aumentar a ingestão de fibras. Dessa forma, seus efeitos serão neutralizados.

É fundamental manter uma boa hidratação o tempo todo. Além disso, beber água em abundância ajuda na produção de leite. Você também pode manter seu nível de hidratação consumindo frutas. E evite beber bebidas muito açucaradas.

Lembre-se de que sua barriga aumentou de tamanho, então você não deve usar salto alto. O principal motivo é evitar o risco de quedas.

Além disso, é importante evitar o uso de roupas muito justas que possam prejudicar a circulação. Uma boa roupa íntima que mantenha a barriga apoiada ajudará a reduzir a sensação de peso. Se você sentir muito peso ou desconforto, existe a opção de usar uma cinta ajustável.

Perguntas frequentes

É normal ter dúvidas em qualquer semana de gravidez. Então, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns que você pode ter durante a 17ª semanas de gravidez.

Em que mês estou na 17ª semana de gravidez?

Nesse momento você está no quarto mês de gravidez. Se tudo correr bem, faltam apenas 5 meses para segurar seu bebê nos braços.

Posso sentir meu bebê?

Embora seja diferente em cada gestante, algumas mulheres afirmam ter sentido pontapés por volta dessa semana. No entanto, isso é menos provável se você for uma mãe de primeira viagem.

Posso deitar de costas?

Não é recomendado, pois seu bebê e o útero podem fazer pressão na veia cava inferior, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo e a pressão arterial do seu futuro filho. Caso você tenha o costume de dormir de costas, certifique-se de colocar um travesseiro em um lado do quadril de forma a fazer uma inclinação para o lado.

Mamãe, é possível que nessa semana eu já tenha ouvido sua voz

Os ouvidos do seu filho podem já estar quase formadas, então acredita-se que ele possa ouvir sua voz. Nesse momento, ele também tem o tamanho de uma romã e faltam apenas cinco meses para que você possa segurá-lo no colo.

Lembre-se de ingerir cálcio ou alimentos ricos nesse mineral, pois os ossos do seu futuro filho estão se formando e ambos precisam disso. Por outro lado, evite usar saltos altos e roupas justas. Depois da gravidez haverá tempo para vestir essas roupas e usar esses sapatos. Consulte o seu médico o mais rápido possível se perceber que algo está fora do normal.

Pode interessar a você...
18ª semana de gravidez
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
18ª semana de gravidez

Na 18ª semana de gravidez, o bebê mede, mais ou menos, o mesmo que uma fruta de tamanho médio. Nesse período, a conexão entre mãe e filho fica mais...



  • Dahle, Lars O., et al. “The effect of oral magnesium substitution on pregnancy-induced leg cramps.” American journal of obstetrics and gynecology 173.1 (1995): 175-180.
  • Parra, Viviana. “Prurito y embarazo.” Dermatología Argentina 15.3 (2009): 178-185.