Alimentos que estimulam a prisão de ventre nos bebês

Um dos maiores problemas que os bebês costumam ter e que deixa os pais bastante preocupados é a constipação. Neste artigo, veja alguns alimentos que influenciam nesses casos.
Alimentos que estimulam a prisão de ventre nos bebês

Última atualização: 30 agosto, 2018

Geralmente, a prisão de ventre nos bebês surge quando tem início a alimentação complementar à amamentação materna ou à mamadeira. Explicaremos quais alimentos são os que favorecem a prisão de ventre e como você pode evitá-los.

Para os bebês e para todas as crianças, é muito importante ter uma alimentação saudável e variada. Mas, muitas vezes, quando se começa a introduzir alimentos sólidos nas papinhas ou purês, o bebê sente mais dificuldade para defecar.

A explicação é que se diminui a proporção de água diária, já que se reduz a quantidade de leite que, em sua maioria, é água. Também ocorre porque os bebês começam a ingerir vários alimentos nas papinhas e nos purês que são, muitas vezes, adstringentes, favorecendo, assim, a prisão de ventre Ao mesmo tempo, esses alimentos são muito úteis quando as crianças têm diarreia e não sabemos como pará-la.

prisão de ventre nos bebês

Os bebês tendem a ficar incomodados quando sofrem de prisão de ventre e muitas vezes choram sem consolo. Por isso, explicamos nesta publicação quais são os alimentos que estimulam a prisão de ventre. Assim, você poderá evitar adicioná-los em grande quantidade nos purês e nas papinhas de seus filhos.

Normalmente, a prisão de ventre nos bebês desaparece quando mudamos a quantidade desses alimentos e introduzimos outros ricos em fibras, que podem mudar essa situação. Se mudarmos a alimentação do nosso filho, com certeza os problemas de prisão de ventre vão diminuir.

Alimentos que estimulam a prisão de ventre

Entre os alimentos que estimulam a prisão de ventre estão a banana, a cenoura, a maçã, a pera e o arroz. Alimentos que geralmente são incluídos nas papinhas de fruta para os bebês. De fato, a papinha de arroz é muitas vezes usada para parar a diarreia dos bebês.

A banana, geralmente utilizada em muitas papinhas de frutas, é um alimento que não estimula muito o cólon. Por isso, estimula a prisão de ventre. Apesar de as crianças adorarem, não é bom incluirmos em grande quantidade, principalmente se estiver muito madura.

Com as maçãs e as peras ocorre o mesmo porque são adstringentes. Por isso, são alimentos muito indicados quando o bebê está com diarreia.

Entre os alimentos que ajudam a parar a diarreia também estão as cenouras, que são muito benéficas para a vista. Além do arroz, devido ao seu alto teor de amido.

Tenha em mente que cada criança tem uma resposta diferente a cada alimento. Por isso uma boa ideia é pedir ao pediatra para que te oriente sobre a alimentação mais adequada para seu bebê.

prisão de ventre nos bebês

Soluções para a prisão de ventre nos bebês

Se seu filho tem esse problema ao mudar a alimentação complementar, uma solução é aumentar a quantidade de líquido que ele ingere. Para isso, uma boa opção é oferecer para a criança a água e o leite que precisar. Para menores de um ano sempre é melhor dar leite porque tem mais alimento.

Você também pode aumentar a fibra adicionando à papinha de frutas, por exemplo, laranja, mexerica ou ameixa. Nas papinhas de verduras, podemos adicionar feijão verde, espinafre, alho-poró, aipo ou abobrinha.

Uma boa opção também é adicionar cereais integrais, aveia e legumes desde que o pediatra autorize. Outra boa ideia é não escorrer as verduras quando fizermos o purê. Ao preparar, o ideal é batê-lo com a água do cozimento das verduras. Não fará diferença ao paladar da criança e faremos com que tome mais água.

Embora os bebês e as crianças sejam bastante ativos, se têm problemas de prisão de ventre, é muito importante que se movimente todos os dias. Além disso, você também pode fazer massagens na barriga da criança.

Se a prisão de ventre não for resolvida em 24 horas, principalmente se o bebê tiver menos de quatro meses, teremos que levá-lo ao pediatra para que nos dê alguma solução, nos recomende algum probiótico ou para que veja se é necessário tomar laxante ou algum medicamento. Mas se a criança seguir uma dieta saudável, se movimentar todos os dias e evitar esses alimentos, com certeza conseguiremos aliviar a prisão de ventre do nosso pequeno.

Pode interessar a você...
A prisão de ventre nas crianças: o que causa e como resolver
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A prisão de ventre nas crianças: o que causa e como resolver

A prisão de ventre nas crianças é um problema bastante frequente. Neste artigo vamos ajudar a detectar o problema e encontrar soluções para não ter...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Erdogan A., Rao SSC., Thiruvaiyaru D., Lee YY., et al., Randomised clinical trial: mixed soluble/insoluble fibre vs psyllium for chronic constipation. Aliment Pharmacol Ther, 2016. 44 (1): 35-44.
  • Faith Chung WS., Meijerink M., Zeuner B., Holck J., et al., Prebiotic potential of pectin oligosaccharides to promote anti inflammatory commensal bacteria in the human colon. FEMS Microbiol Ecol, 2017.
  • Government of Newfoundland and Labrador. Whole grain foods.
  • Hoecker J. L. ¿Cuáles son los signos del estreñimiento en bebés? ¿Y cuál es la mejor forma de tratarlo? Mayo Clinic. Abril 2022.
  • Medline Plus. Estreñimiento en bebés. Biblioteca Nacional de Medicina de Estados Unidos. Julio 2020.
  • National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. El estreñimiento en los niños. U. S.Department of Health and Human Services. Mayo 2018.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.