5 ideias de brincadeiras de Natal para crianças
O Natal é uma das festas mais especiais do ano. Além disso, é uma ótima oportunidade para compartilhar com a família, por isso as ideias de brincadeiras, principalmente para crianças, se destacam como uma excelente alternativa para passar o tempo.
Durante esse período, as crianças de toda a vizinhança ou de toda a família se reúnem. Portanto, encontrar alternativas para entretê-las enquanto compartilham torna-se uma tarefa fundamental. Neste caso, as ideias de brincadeiras são uma excelente opção, não só para a diversão dos pequenos, mas também para que partilhem, aprendam e estimulem o seu desenvolvimento psicomotor.
Anote essas ideias de brincadeiras de Natal
As brincadeiras caracterizam-se por serem atividades em grupo, que são realizadas ao ar livre. O principal objetivo é que um dos grupos participantes seja o vencedor ao final da atividade. Porém, além de ganhar ou acumular um número considerável de pontos, o ideal é compartilhar com a família e passar bons momentos. Nesse sentido, apresentaremos algumas ideias para realizar esta atividade com tema natalino.
1. Tesouro do Papai Noel
Uma das ideias de brincadeiras para essas festas de fim de ano é o tesouro do Papai Noel. Nesta atividade você deve separar objetos que caracterizem o Natal ou roupas que identifiquem o Papai Noel. Em seguida, procure escondê-los em todos os cantos da casa, no quintal e em seus arredores. Em seguida, você deve oferecer algumas pistas aos grupos para que eles iniciem a busca. Assim, a primeira equipe a coletar mais itens será declarada vencedora.
2. Corridas de saco
A corrida de saco caracteriza-se como uma das brincadeiras mais famosas do mundo. Nesse caso, o ideal é transformá-la em uma atividade natalina. Para isso você pode decorar os saquinhos como se fossem os sacos que o Papai Noel usa para entregar seus presentes. Posteriormente, dê a cada equipe um saco de Natal, trace o percurso da prova e comece a diversão.
3. Cabo de guerra
A brincadeira do cabo de guerra é realizada apenas com duas equipes, pois devem estar localizadas em cada extremidade, respectivamente. Se houver mais do que duas equipes, aconselhamos que organize uma mesa de competição desportiva.
Por exemplo, time 1 contra time 2 e time 3 contra time 4. Os vencedores de ambas as competições avançam para a final. Depois de organizadas, as crianças devem puxar a corda, que terá um lenço no meio. Se este acessório ultrapassar a linha traçada por uma equipe específica – um metro após o intervalo -, a outra é declarada perdedora.
A condição para o time derrotado é que todos os seus integrantes se vistam com tema natalino. Podem ser duendes ajudantes, Papai Noel ou boneco de neve, entre outros.
4. Adivinhar o personagem
As ideias de brincadeiras de Natal não devem ser realizadas apenas por meio de atividades físicas, mas também incentivando o estímulo cognitivo das crianças. Por exemplo, adivinhar o personagem é uma atividade perfeita. Nesse caso, você terá que escolher personagens natalinos. Depois de saber qual tirou, você pode dar algumas pistas às crianças. O objetivo é que os pequenos adivinhem o nome. A equipe que adivinhar mais personagens será a vencedora.
5. Realizar uma brincadeira esportiva
Por último, embora não esteja totalmente associado ao Natal, aconselhamos a realização de uma brincadeira esportiva. Pergunte qual é o esporte que as crianças mais gostam e, com base nas respostas, organize um pequeno campeonato. O objetivo é que elas se divirtam, compartilhem e estimulem o organismo através desta atividade.
Ideias de brincadeiras de Natal, prepare-se para se divertir
Independente das ideias de brincadeiras que você vai desenvolver no Natal, procure se preparar adequadamente. Leve em consideração os materiais que você vai precisar e adquira-os com antecedência. Por outro lado, analise o local onde serão realizadas as atividades, os possíveis riscos, quais tipo de modificações necessita e as medidas de segurança que as crianças requerem.
Outro aspecto que você deve levar em conta para se preparar é a duração de cada atividade. É importante estimar um horário específico para que não se torne um dia chato ou muito longo. Por último, mas não menos importante, tente garantir que todos os grupos sejam recompensados por sua participação. Isso independentemente de quem ganhou cada brincadeira. Desta forma, você destacará a importância de compartilhar e participar dos jogos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Armada, J. (2013) ¿Qué es una gymkana? Intervención didáctica en las áreas de expresión artística y corporal. Universidad de Córdoba UCO. http://www.uco.es/dptos/educacion/invadiv/images/stories/documentos/RECURSOS%20DIDACTICOS/RINCONCORPORAL/gymkana.pdf