Recupere hábitos alimentares saudáveis após o Natal

Depois das festas de Natal, é hora de voltar à rotina, principalmente a alimentar. Descubra como recuperar os hábitos alimentares saudáveis com as nossas dicas.
Recupere hábitos alimentares saudáveis após o Natal

Última atualização: 26 dezembro, 2021

As férias de Natal acabaram, então agora é necessário recuperar aos poucos os hábitos alimentares saudáveis. Mesmo se você tentar comer menos nos dias antes e depois das comemorações, é difícil se recuperar novamente após todos os doces e festas. No entanto, queremos dar a você algumas dicas básicas para conseguir fazer isso.

Em primeiro lugar, esqueça as sobras de doces. Se sobrar muito, lembre-se de comprar menos para as seguintes ocasiões. Além disso, não é aconselhável exagerar, como se o mundo fosse acabar.

Como recuperar os hábitos alimentares após as férias

Beba água e chás de ervas

Teve algum desconforto digestivo durante o Natal? Muito provavelmente foram as bebidas alcoólicas com que você brindou e as taças de vinho que você aceitou sem hesitar.

Portanto, comece por eliminar o álcool e substituí-lo por água, o líquido essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Portanto, é aconselhável beber pelo menos 1 a 1,5 litros por dia junto com as refeições ou não. Além disso, pense que frutas, verduras e legumes se caracterizam por sua grande quantidade de água. Portanto, se fizerem parte da sua dieta, já permitem que você atenda às suas necessidades.

Frutas e vegetais para recuperar hábitos alimentares saudáveis após o Natal

Outra boa opção são as infusões quentes. Você pode saborizá-las ao seu gosto com ervas aromáticas e especiarias como canela, hortelã, limão ou casca de laranja, etc.

Faça caldos ou purês

Esses pratos ajudarão você a melhorar sua digestão. Compre alguns vegetais e ferva-os com água. Você pode adicionar um pedaço de frango para realçar o sabor.

Quando estiver pronto, amasse esses vegetais junto com uma batata (se ficar muito líquido) e saboreie de um purê que você pode decorar com um fiozinho de azeite e algumas sementes ou ovo picado. Assim, o caldo vai hidratar por dentro e por fora, ajudando na eliminação de líquidos.

Inclua verduras e vegetais em todas as refeições principais, a base para recuperar os hábitos alimentares

Consuma esses alimentos como primeiro prato em quantidades mínimas de 200-250 g, pois são a base de uma alimentação saudável. Eles têm a vantagem de dificilmente fornecerem calorias devido ao alto teor de água, fibras, vitaminas antioxidantes e minerais. Portanto, é essencial que você combine 2 ou 3 cores diferentes.

Além disso, são utilizados para acompanhar todo o tipo de pratos, como leguminosas, carnes e peixes. E você pode temperá-los com ervas ou especiarias, ou ainda saltear com algumas nozes e cozinhá-los como quiser: assados, crus, ensopados ou em purê, como comentamos anteriormente. Aconselhamos cortá-los em palitos ou rodelas e dourar no forno durante pelo menos 20 minutos.

Coma frutas

Em qualquer idade e quando quiser. Claro, sempre inteiros e, pelo menos, dois pedaços médios por dia. Mastigar dá uma sensação maior de saciedade por mais tempo, ao contrário do que acontece com os sucos. Além disso, a presença de fibras irá garantir que o açúcar naturalmente presente seja absorvido mais lentamente no sangue.

Salada para recuperar os hábitos alimentares depois do Natal.

Uma boa opção é cortar em cubos ou rodelas e adicionar canela e grelhar dos dois lados. Assim, você vai conseguir realçar ainda mais seu sabor e suculência.

Coma alimentos proteicos em todas as refeições

A quantidade não importa tanto, e sim a qualidade. Ou seja, é preferível que você priorize legumes, peixes, ovos e carnes mais magras, como frango ou coelho. São considerados os nutrientes mais saciantes, por isso é aconselhável distribuí-los ao longo do dia. Além disso, as proteínas moldam os músculos, sendo essenciais se você se exercitar regularmente.

Não é preciso comer sempre grelhados. Cozidos no forno, em forma de ensopados, as tortilhas e os ovos mexidos também são uma opção saudável. Use azeite virgem para cozinhar.

Em suma, trata-se de incluir uma grande variedade de alimentos saudáveis ao longo do dia levando em consideração todas as dicas que discutimos. Trata-se de ter bons hábitos adaptados às suas necessidades, ao seu estilo de vida, e à sua vida social, familiar e profissional.

This might interest you...
Receitas saudáveis para bebês entre 6 e 9 meses
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Receitas saudáveis para bebês entre 6 e 9 meses

Há muitas receitas saudáveis para bebês que podem te ajudar a decidir quais alimentos oferecer em uma semana ou outra. Aqui te mostramos algumas op...



  • Agencia de Salud Pública de Cataluña. (2019) Pequeños cambios para comer mejor. Barcelona: editado por la Agencia de Salud Pública de Cataluña.
  • Aitor Sánchez. (2018) Mi dieta ya no cojea. España: 1ªed. Paidós.
  • Carlos Casabona. (2016) Tú eliges lo que comes. España: 1ª ed. Paidós.