A demora na gratificação: como ensinar as crianças a controlar seus impulsos?

A gratificação adiada permite que as crianças controlem seu comportamento e evitem impulsos para benefícios de longo prazo. Descubra a sua importância.
A demora na gratificação: como ensinar as crianças a controlar seus impulsos?
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 15 maio, 2023

As crianças são espontâneas, enérgicas e impulsivas. Muitas vezes, agem sem filtro e têm dificuldade em esperar e planejar seu comportamento. No entanto, essa tendência de se deixar levar pelos desejos imediatos nem sempre é a melhor opção. E pode ter um impacto negativo no desempenho acadêmico, nas relações sociais e até na autoestima. Por essa razão, é importante ajudar as crianças a desenvolver a demora na gratificação.

Esse conceito refere-se à capacidade de adiar o prazer imediato em favor de uma recompensa ou benefício maior no futuro. Todos nós o aplicamos diariamente. Por exemplo, quando escolhemos ir trabalhar mesmo preferindo ficar em casa ou quando controlamos nosso impulso de gritar com alguém para não prejudicar o relacionamento. Para as crianças, essas decisões são mais difíceis de tomar. No entanto, podemos ensiná-las a dominá-las.

A demora na gratificação depende do nível de maturidade

Primeiro, é preciso entender que essa não é uma habilidade com a qual se nasce. As crianças menores tendem naturalmente a seguir seus impulsos e buscar gratificação imediata, de modo que não podem inibir seu comportamento. Na verdade, para crianças menores de cinco anos, isso é realmente complicado.

Essa dificuldade está relacionada ao desenvolvimento cerebral e ao amadurecimento cognitivo e emocional das crianças. Tarefas como planejamento, antecipação de metas e controle de impulsos dependem de uma área do cérebro conhecida como córtex pré-frontal, que só termina de se desenvolver depois da puberdade.

Com isso em mente, não podemos esperar que os pequenos ajam como adultos e sejam capazes de se comportar conforme o esperado. Pais e educadores devem ser flexíveis e entender sua função cerebral. Em qualquer caso, eles devem orientar os pequenos para treinar e melhorar essa habilidade.

Em tenra idade, é difícil tomar decisões que impliquem adiar o prazer ou o impulso. Portanto, é preciso ser flexível com as crianças, mas orientá-las a treinar e melhorar a demora na gratificação.

Por que é importante treinar essa habilidade?

Embora possa parecer irrelevante, a demora na gratificação pode ter um impacto enorme na vida do seu filho, a curto e longo prazo. Isso foi demonstrado no experimento mais famoso realizado nesse sentido, dirigido pelo psicólogo Walter Mischel. Nele, várias crianças em idade pré-escolar foram colocadas diante de uma guloseima e avisadas de que a pesquisadora iria sair da sala. Se quando ela voltasse, eles ainda não tivessem comido o doce, eles receberiam outro como prêmio.

As reações das crianças foram as mais variadas. Algumas delas não pensaram nisso e devoraram o doce. Outras tentaram se segurar, mas não resistiram à tentação. Um terceiro grupo conseguiu esperar e adiar o desejo para obter a recompensa prometida. Para isso, usaram todo tipo de estratégia, como sentar nas mãos ou se afastar do doce.

Essa experiência revelou, por um lado, que as crianças mais novas tinham maiores dificuldades em esperar do que as mais maduras. Mas, além disso, foi feito um acompanhamento dos participantes e constatou-se que, anos depois, aqueles que melhor souberam esperar passaram a ter maior autoestima, melhores relações sociais e maior sucesso acadêmico e profissional.

Ensine seu filho a aplicar a demora na gratificação

Saber como aplicar a demora na gratificação é crucial para estabelecer metas de longo prazo, para viver em sociedade e para ter controle sobre pensamentos, emoções e comportamentos. Todas as crianças melhoram no controle dos impulsos à medida que envelhecem. No entanto, se não receberem estimulação e acompanhamento adequados, o progresso pode ser limitado.

Portanto, se você deseja ajudar seu filho a desenvolver e aplicar essa importante habilidade, aqui estão algumas dicas e orientações que você pode aplicar:

  • Ajudar a manter os benefícios a longo prazo em mente. Antes de agir ou tomar uma decisão, é importante que você pese os prós e os contras e pergunte a si mesmo o que ganhará e o que perderá agindo de determinada maneira. Essa é uma etapa que as crianças normalmente pulam, mas podemos acostumá-las a pensar antes de agir se as acompanharmos nesse processo desde cedo.
  • As técnicas de distração podem ser úteis para a demora na gratificação, pois permitem que você não foque a atenção naquilo que tanto deseja. Ensine seu filho a direcionar o foco para outras pessoas, objetos ou atividades que permitam que ele se distraia e não faça no que deseja evitar.
  • Controlar o ambiente também é fundamental. E é mais fácil evitar uma tentação se não a vemos constantemente. Assim, por exemplo, tirar o celular da sala enquanto estuda permitirá que você não fique sempre tentado a pegá-lo e perca tempo com ele.
  • Regular as emoções é muito útil, pois assim seu filho pode não ser vítima de seus impulsos e sensações. Por exemplo, quando estiver com raiva, ele pode praticar alguns exercícios respiratórios simples antes de agir.
  • Você também pode ensiná-lo a se motivar para facilitar a espera. Se a recompensa final for mantida em mente, será mais fácil esquecer a gratificação imediata. Quando seu filho se sentir tentado, incentive-o a visualizar como se sentirá quando obtiver o benefício de longo prazo.
  • Ensine-o a dividir seus objetivos de longo prazo em objetivos menores. Ao cumprir cada um deles, seu filho sentirá aquela dose de recompensa tão necessária e poderá continuar trabalhando em direção ao seu propósito maior.
Para crianças com TDAH ou outras patologias é mais difícil controlar seus impulsos. Porém, com acompanhamento e ajuda profissional, eles podem melhorar nesse quesito.

Treinamento e acompanhamento são fundamentais

A demora na gratificação é uma habilidade realmente útil que aproxima as crianças do sucesso pessoal, social e acadêmico. Pais e professores podem ajudar a treiná-la através de pequenas dicas, orientações e exercícios.

No entanto, existem algumas crianças para quem isso pode ser especialmente difícil, como aquelas com TDAH. Assim, pode ser necessário entrar em contato com um profissional para orientar as técnicas e fornecer as ferramentas necessárias para ajudar a melhorar o controle dos impulsos.


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  • Mischel, W. (2014). The Marshmallow Test: Mastering self-control. Little, Brown and Co.

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