Exercícios respiratórios para crianças: conheça alguns

· 19 de março de 2019
Respirar é uma das chaves para acalmar e controlar as crianças. Portanto, neste artigo, oferecemos alguns exercícios. Pratique-os com o seu pequenino!

Ensinar as crianças a respirar corretamente é uma estratégia simples, mas eficaz, para reduzir a velocidade, tanto mental quanto fisicamente. É uma prática que as ajuda a prestar atenção em como se sentem e relaxar ou se acalmar diante das emoções. A seguir, apresentaremos um artigo com os melhores exercícios respiratórios para crianças.

A respiração consciente permite que as crianças controlem seus sentimentos e mudem seu próprio estado mental e corporal, da mesma maneira que fariam com outros hábitos saudáveis.

Tendo isso em mente, é positivo que você as ajude a praticar regularmente, fazendo intervalos periódicos e tendo tempo para respirar conscientemente

Incentive-as a perceber e aproveitar como os diferentes exercícios respiratórios afetam seu modo de sentir, pensar e se comportar.

Os melhores exercícios respiratórios para crianças

Aqui listamos cinco exercícios respiratórios fáceis, divertidos e eficazes para as crianças. Tome nota e coloque-os em prática!

1. Respiração da flor

O primeiro desses exercícios respiratórios para crianças requer alguma imaginação. Para começar, as crianças devem estar no chão, com as pernas cruzadas ou sobre os calcanhares. Então, elas devem fechar os olhos e começar a fazer uma sintonização com o som da respiração. Nesse momento, devem imaginar que estão segurando uma flor.

Em seguida, devem respirar profundamente, como se estivessem cheirando a flor. Então, devem exalar e fingir soprar suas pétalas. É preciso repetir o ciclo de inspiração forte e expirar gentilmente por alguns minutos. Essa respiração é uma maneira muito simples de ajudar as crianças a se conscientizar em relação a esse ato involuntário.

flor dente de leão

2. Respiração profunda do ventre

Para praticar essa respiração profunda, a criança precisa escolher uma posição ereta e confortável. A mão direita deve ser colocada na barriga e a mão esquerda no peito. Em seguida, ela deve respirar profundamente quatro vezes e depois expirar pelo nariz, com os lábios fechados.

O exercício irá ajudá-la a sentir a subida e descida do peito e da barriga. E a respiração profunda da barriga deve durar alguns minutos.

Além disso, é um exercício que permitirá que as crianças relaxem e pensem em coisas diferentes durante o processo. É altamente provável que, com algumas sessões, seu filho se sinta confortável até antes do esperado.

3. Respiração de elefante

É um dos exercícios mais divertidos para as crianças praticarem a respiração. Além disso, é muito simples e permite que os pequenos se divirtam enquanto o realizam. Para começar, eles só precisam se levantar e ficar com os pés separados.

Em seguida, é hora de colocar os braços para a frente e as palmas das mãos no chão, como se fossem um elefante. Então, devem respirar pelo nariz e levantar os braços acima da cabeça. Não se esqueça de que elas devem exalar pela boca e abaixar os braços até o chão. Recomenda-se repetir o exercício três vezes.

A respiração consciente permite que os pequenos controlem seus sentimentos e mudem seu próprio estado mental e corporal.

4. Respiração com balão de ar quente

Essa alternativa oferece às crianças um efeito relaxante, além de melhorar a imaginação. Você só deve fazer seu filho se sentar confortavelmente em uma posição de pernas cruzadas e colocar as mãos em torno da boca.

Em seguida, ele deve inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca, enquanto faz com as mãos um movimento para fora como se estivesse soprando um enorme balão de ar quente.

Quando ele expirar completamente, diga-lhe para respirar devagar, admirando o grande balão que balança no ar.

menina em exercício de relaxamento

5. Respiração de coelho

Por fim, apresentamos outro exercício divertido e simples que ajudará muito as crianças. Convide as crianças a fingir que são coelhinhas, cheirando o ar em busca de outros coelhos, cenouras para comer ou para procurar espaços seguros. Para isso, elas só devem inspirar e expirar pelo nariz.

Certamente, é um exercício ideal para quando as crianças estão muito agitadas e não conseguem uma boa respiração. Praticar essa atividade as ajuda a se conectar com a expiração para que respirem em vez de se moverem.

Finalmente, não se esqueça de que os exercícios respiratórios para crianças podem ajudá-las a se acalmar e controlar os episódios de ansiedade.

No entanto, você deve ter paciência e investir algum tempo até aprender as diferentes variáveis. Não perca a oportunidade de oferecer às crianças recursos valiosos para o seu bem-estar!

  • Lima, E. V. N. C. L., Lima, W. L., Nobre, A., Santos, A. M. dos, Brito, L. M. O., & Costa, M. do R. da S. R. (2008). Treinamento muscular inspiratório e exercícios respiratórios em crianças asmáticas. Jornal Brasileiro de Pneumologia. https://doi.org/10.1590/S1806-37132008000800003