4 jogos para crianças com TDAH

Os jogos são veículos de aprendizagem eficazes para todas as crianças, mesmo aquelas com problemas de concentração e atenção.
4 jogos para crianças com TDAH
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 09 dezembro, 2022

Os jogos para crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) são ferramentas eficazes e fáceis de integrar em tratamentos interdisciplinares e atividades escolares ou recreativas. Se você tem um filho com essa condição ou é professor e tem alunos diagnosticados com TDAH, esses recursos podem ser muito úteis para apoiá-los no dia a dia.

O TDAH é uma doença cerebral crônica que dificulta o controle do comportamento das crianças.

– Associação Americana de Pediatria –

O objetivo dessas atividades é reduzir as manifestações do TDAH que dificultam o avanço da criança no aprendizado e no relacionamento com outras pessoas: impulsividade, hiperatividade, falta de concentração e déficit de atenção. Vamos conhecer alguns jogos muito populares e fáceis para crianças com TDAH fazerem em casa, além de propostas tecnológicas inovadoras.

Jogos para crianças com TDAH: um complemento para treinar habilidades

Os jogos são uma ferramenta valiosa quando se trata de ativar processos de aprendizagem, pois criam ambientes descontraídos, reduzem a tensão e permitem que as crianças sejam criativas, imaginativas e sociais. Esses efeitos são duplamente utilizados pelas crianças com TDAH, pois, além de facilitar seu caminho na aprendizagem, treina-as em habilidades que são muito difíceis de dominar, como alcançar um bom nível de atenção e melhorar o relacionamento com seus pares.

Desenhar ou pintar mandalas ajuda as crianças com TDAH a se concentrarem em formas e cores e expressarem suas emoções.

1. Jogos criativos

estudos que indicam que crianças diagnosticadas com TDAH são mais criativas. Por isso, a arte é um grande recurso para elas, principalmente se for planejada como um jogo. Aqui estão alguns exemplos para fazer em casa ou na sala de aula:

  • Mandalas para colorir: é uma atividade que ajuda as crianças a se concentrarem nas formas e nas cores.
  • Desenho livre: permite que as crianças expressem suas emoções e aumentem sua atenção.

2. Jogos mentais

Caça-palavras e palavras cruzadas são recursos tradicionalmente usados para treinar a memória. Além disso, são muito úteis para crianças com TDAH aprenderem a se concentrar e focar sua atenção em uma tarefa.

Encontrar jogos mentais que tenham temas relacionados à idade de cada criança é muito benéfico. Por exemplo, se forem pequenas, você pode optar por um caça-palavras onde o objetivo seja encontrar os nomes das cores. Se você usar palavras cruzadas, use nomes de frutas ou animais.

3. Jogos de tabuleiro

Existem jogos comerciais especialmente desenvolvidos para estimular a concentração e a atenção. De acordo com a Fundação Cantabria Ajuda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o uso desses hobbies é benéfico para crianças com TDAH.

Swish Jr. – Thinkfun

O jogo consiste em concentrar e ativar a mente para criar formas dentro de um contorno preestabelecido. A competição consiste em fazer o maior número possível de Swishes em um desafio visual muito divertido.

Halli Galli – Last Level

Com uma dinâmica simples, o objetivo é mostrar as cartas até que apareçam cinco frutas idênticas. Nesse momento, um sino deve ser tocado. Aprender sobre autocontrole e prestar atenção são as habilidades desenvolvidas com este simples jogo.

Hora do Rush – Thinkfun

Libertar um caminhão preso em um tabuleiro com outros veículos é o desafio deste jogo, que pode ser jogado em equipe ou sozinho. É ideal para aprender a se concentrar, pensar, fazer planos e ser muito perseverante, além de falar, combinar estratégias e se relacionar com os outros.

Camelot Junior – Smart Games

É um jogo de construção com blocos de madeira, que inclui cartas com desafios e soluções para resolver como o príncipe pode encontrar sua amada. Tem três níveis de dificuldade: avançado, mestre e júnior. Este desafio lúdico estimula a concentração e treina a atenção.

Existem jogos de videogames que são muito úteis para ajudar crianças com TDAH, assim como outros criados especialmente para esse fim, por isso são restritos para fins terapêuticos.

4. Jogos de videogame para fins terapêuticos

Em 2020, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos autorizou o uso de um videogame no tratamento de crianças diagnosticadas com TDAH. O EndeavorRx foi criado por neurocientistas e tem como objetivo manter as crianças focadas e capazes de ignorar distrações.

Isso permite que a atenção seja treinada e a ideia é que essa habilidade seja transferível para outras aprendizagens. Inclusive, só é possível acessar o jogo com receita médica, já que seu uso é restrito a fins terapêuticos.

O jogo é muito divertido para as crianças e elas são as protagonistas, pois precisam gerenciar a vida de um alienígena em suas viagens por diferentes mundos nos quais ele coleta objetos de acordo com o que precisa em cada etapa de seu itinerário.

TDAH: sempre sob a atenção de profissionais

Embora pareça muito repetitivo, é sempre necessário lembrar que é imprescindível seguir as orientações da equipe médica. Estes jogos são ferramentas simples e muito práticas para usar em casa, na escola ou em sessões com especialistas, mas não substituem de forma alguma o acompanhamento profissional.

Aproveite estes jogos e apoie o seu filho no seu progresso para que mais tarde ele se sinta mais confiante para encarar momentos mais difíceis!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.