Como desenvolver o senso de humor nas crianças

24 de dezembro de 2018
Se você tem um filho de uns 4 anos ou conhece crianças dessa idade, já percebeu que são capazes de rir cem vezes ao dia, ao contrário dos adultos que riem umas 17 vezes ao dia quando estão de bom humor.

O senso de humor é muito importante para a vida das crianças. Elas devem desenvolver essa capacidade para que a vida seja muito mais divertida e se sintam mais felizes.

O riso é bom para todos

Em primeiro lugar, a risada estabelece uma conexão entre pais e filhos, e não há melhor maneira de se conectar com os pequenos do que através de umas boas risadas.

As risadas podem ajudar a aprender melhor e a se sentir bem consigo mesmo e com o mundo que nos rodeia. As crianças se darão conta de que as coisas estão bem e irão rir com você também.

As crianças percebem que uma atitude despreocupada é melhor para conseguir aprender coisas, ainda que sejam coisas sérias. Além disso, as risadas e o bom humor são necessários para todo o desenvolvimento social e mental das crianças.

A risada é boa para a saúde das crianças, dos adultos e de todos em geral. O riso e o senso de humor podem fazer com que a vida seja mais leve.

o senso de humor

Existem estudos que comprovam que o riso provoca a liberação de hormônios como as endorfinas, que ajudam as pessoas a se sentirem melhor rapidamente.

Além disso, o riso reduz os hormônios de estresse, estimula o sistema imunológico e reduz a tensão muscular. Também melhora os padrões de circulação e respiração e eleva a quantidade de oxigênio no sangue. Todos são benefícios!

Ademais, o riso mostra como uma criança e qualquer pessoa se sente feliz, bem consigo mesma e com o ambiente.

Não há nada mais bonito do que ver o sorriso sincero de uma criança porque, além de contagiar com sua alegria e bem-estar emocional, nos ensina que a vida pode ser muito mais fácil do que os adultos pensam.

Conselhos para desenvolver o senso de humor nas crianças

Fazer coisas que provoquem o riso

Fazer coisas que causem riso quando as crianças têm uns 4 anos são certamente um sucesso. As crianças riem muito quando fazemos palhaçadas.

Há várias opções: fazer caretas, contar uma piada, fazer canções divertidas, fazer guerra de almofadas, se esconder em locais visíveis, etc. Há muitas maneiras de causar riso em uma criança e assim cultivar seu senso de humor.

Contar uma piada

As crianças adoram rir e as piadas são uma boa maneira para conseguir isso. É possível que a piada não tenha nenhum sentido. Mas contar de uma forma animada ou exagerando na narração pode ser muito divertido.

Além disso, ajudará a desenvolver também a linguagem, o sequenciamento e a criar confiança entre as pessoas. Certifique-se de rir cada vez que seu filho te contar uma piada, ainda que não tenha graça!

senso de humor nas

Rir às gargalhadas

Nunca evite rir às gargalhadas. Permita-se rir tudo que precisar e mais, pois essa risada pode contagiar seus filhos e familiares.

O riso conjunto é um grande aliado do bom humor e, além disso, fortalece os laços afetivos que unem as pessoas. Se há algo muito engraçado, desfrute de uma boa dose de risos! Sempre com respeito e carinho consigo mesmo e com os outros.

Fazer cosquinhas

Quem não gosta de cócegas? Fazer cosquinhas (sem ser muito forte) é uma boa forma de potencializar a risada das pessoas.

Em casa vocês podem fazer competição de cosquinhas para ver quem aguenta mais tempo sem rir ou quem ri de verdade por mais tempo. Vocês podem fazer as próprias regras, só é proibido não rir. O bom estado emocional está garantido!

Encontrar o lado engraçado das coisas

Seja mediante um jogo de tabuleiro ou durante o jantar, é necessário ter criatividade para ajudar as crianças a desenvolver um bom senso de humor.

Procure aquelas coisas que possam ser divertidas durante o dia a dia e aproveite-as para passar um bom momento em que o bom humor esteja presente. Além de fazer seu filho rir, também te fará bem e você verá a vida de uma maneira muito mais positiva.