Eliminar o estresse de pais e filhos com a técnica japonesa de felicidade

Atualmente, parece que o estresse está generalizado. Pois não faz distinção entre jovens ou mais velhos, menos ainda entre sexo ou origem.
Eliminar o estresse de pais e filhos com a técnica japonesa de felicidade

Última atualização: 22 Outubro, 2018

Eliminar o estresse parece uma missão impossível nestes tempos porque é um mal característico do nosso século, intrínseco em cada ser humano.

Felizmente, muito recentemente foi revelado um método para eliminar o estresse. Esse método é conhecido como a técnica japonesa da felicidade e veio para revolucionar o mundo da ciência.

Naturalmente, também chamou atenção para a vida cotidiana de pais e filhos.

Para realizar esta proposta que garante ser realmente milagrosa, é necessário apenas um elemento simples: as suas mãos.

Assim, uma série de pequenos truques ajudará você e os seus pequenos a relaxar. Diga adeus a essa sensação que tanto incomoda e que prejudica muito a sua saúde.

Eliminar o estresse é evitar um mal maior

O que faz nos sentir tão mal? Provavelmente, o cotidiano de pais e filhos seja uma mistura explosiva de sentimentos e sensações tão obscuras quanto negativas. Cansaço, angústia, ansiedade, nervosismo e tristeza são apenas algumas delas.

Bem, é claro que todos esses estados psíquicos e físicos nos levam para o mal caminho. Estas emoções estão intransitáveis porque o trajeto diário, o trabalho, as preocupações e obrigações podem nos jogar contra nós mesmo.

Qual é o resultado? Um impacto completamente prejudicial à nossa saúde.

Tudo isso pode se manifestar por meio de frequentes dores de cabeça, dores de estômago, erupções cutâneas entre outras doenças.

Agora nos perguntamos: será que é possível se livrar desses males? Somos capazes de eliminar o estresse? Claro que sim!

Pelo menos é o que mostra esta técnica japonesa inovadora e surpreendente capaz de ajudar pais e filhos.

Em que se baseia esse método? Em primeiro lugar, o argumento é que cada um dos cinco dedos da mão representa uma emoção diferente.

eliminar o estresse

Cada dedo e a sua emoção correspondente

O dedo mindinho representa a ansiedade, a apatia, a falta de energia. Além disso, do ponto de vista físico, está relacionado com coração, intestino e ossos.

Enquanto isso, o anelar incorpora a tristeza e o sentimento de dúvida. Em paralelo, se relaciona também com problemas de estômago e distúrbios respiratórios de vários tipos.

O dedo médio incorpora a raiva, a agressividade e o cansaço. É fisicamente ligado à vesícula biliar e ao fígado, assim como cólicas menstruais e enxaquecas.

Enquanto isso, o dedo indicador simboliza o medo, que por sua vez pode refletir em dores musculares e problemas relacionados à bexiga e aos rins.

Por fim, o polegar corresponde à preocupação e ao estresse. Ele se refere à pele, problemas de estômago e dores de cabeça.

Agora, certamente você estará se perguntando para que serve saber esses detalhes se a única coisa que você quer é eliminar o estresse.

Pois bem, de acordo com este método a pressão exercida sobre cada um dos dedos mencionados acima, tem efeitos positivos. Ou seja, traz certo alívio para determinadas dores.

Esta é uma técnica que se originou no Japão e está intimamente relacionada com o shiatsu e a acupuntura.

Passos para eliminar o estresse com a técnica japonesa milenar

  • Para começar, junte as duas mãos fazendo força e pressionando os dedos.
  • Em seguida, feche o punho esquerdo e o envolva completamente com a mão direita.
eliminar o estresse

  • Em seguida, pressione o dedo correspondente à dor que você quer aliviar. Se você sofre com as consequências do estresse, basta pressionar o polegar.
  • Seja qual for o dedo que você deseje trabalhar, lembre-se de manter a pressão. Recomenda-se pressionar por pelo menos 30 segundos.
  • Depois, deixe descansar mais 30 segundos para repetir o passo acima.
  • Além disso, existe uma variante. Você também pode pressionar o dedo com a mão aberta. Ou seja, não é necessário fazer o exercício com um punho fechado.
  • Neste caso, é necessário abrir a mão esquerda e, com o polegar e o indicador da mão direita, pressionar as duas falanges do dedo selecionado. Faça isso por alguns minutos.

O lado bom dessa técnica é que você pode repetir o procedimento quando quiser. Também é possível repetir o exercício com outro dedo, no caso de você querer acalmar dores em outro lugar. E aí, você se animou para tentar?

Lembre-se de que, de acordo com os japoneses, as mãos são conectadas ao cérebro em todas as emoções. Vamos eliminar o estresse!

Pode interessar a você...
Mães também choram: por medo, estresse ou cansaço
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Mães também choram: por medo, estresse ou cansaço

Há dias em que uma "super-mãe" chega ao limite e cai no choro às escondidas. Na verdade, essa mulher só necessita de um tempo sozinha.



  • Burmeister Alice. (1998) Practical Jin Shin Jyutsu: Energise your body, mind and spirit the traditional Japanese way. Thorsons (New York)
  • Yoshimura, M., Kurokawa, E., Noda, T., Hineno, K., Tanaka, Y., Kawai, Y., & Dillbeck, M. C. (2015). Disaster relief for the Japanese earthquake tsunami of 2011: Stress reduction through the Transcendental Medication® technique 1 ,2 ,3. Psychological Reports. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.2466/02.13.PR0.117c11z6
  • O’Connor, D. B., & Shimizu, M. (2002). Sense of personal control, stress and coping style: A cross-cultural study. Stress and Health. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/smi.939
  • Park, J., Kitayama, S., Karasawa, M., Curhan, K., Markus, H. R., Kawakami, N., … Ryff, C. D. (2013). Clarifying the links between social support and health: Culture, stress, and neuroticism matter. Journal of Health Psychology. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1359105312439731