Os benefícios das cócegas nas crianças

29 Julho, 2018
Dizem que rir é o melhor remédio. E é a mais pura verdade. Quando você ri, se sente bem naquele momento, sem necessidade de mais nada.

Quando você ri, os pensamentos se tornam positivos e, sem dúvida, é uma sensação muito agradável. As cócegas ajudam a se sentir dessa maneira, e as crianças adoram! Exceto se você faz cócegas muito fortes, que podem doer ou que façam elas chegarem ao ponto de fazer xixi nas calças. Aí então não é agradável.

Existem pessoas que consideram as cócegas algo negativo. Mas, na verdade, pode ser uma experiência muito positiva. Muitos pais fazem cócegas em seus filhos recém-nascidos para provocar doces e prazerosas risadas ou, simplesmente, a utilizam para criar uma bonita conexão entre pais e filhos. As cócegas nos provocam risadas, tensão ou prazer… por isso não podem faltar as cócegas nas crianças. Quer conhecer alguns benefícios que ela traz?

Fortalece o vínculo entre pessoas

As cócegas não só desencadeiam risadas nas crianças e adultos, como também constroem relações e as fortalecem. De fato, o especialista em evolução Charles Darwin observou, nos finais do século XIX, que as cócegas são um mecanismo de vinculação social. Por exemplo, quando uma mãe faz cócegas em seu bebê, ele ri e se a mãe faz ainda mais cócegas, serve como uma forma de comunicação entre o bebê e sua mãe.

as cócegas

Ajudam as crianças a conhecer melhor seu entorno

As cócegas também podem ter uma função evolutiva importante: ajuda as crianças a conhecer melhor o seu entorno. Por exemplo, uma criança pode sentir através das cócegas estímulos externos, como se sente quando se tem uma mosca ou uma aranha no braço e se tenta se livrar dela. Este tipo de cócegas se chama ‘knismesis’ e raramente produz risada,  já que é uma reação evolutiva, porém necessária para todas as pessoas e seres vivos (como um cavalo que move seu rabo, para espantar uma mosca que está incomodando).

São boas para a saúde da criança

As cócegas são benéficas em muitos aspectos, já que, além de ajudar que a criança passe um momento agradável, estará melhorando sua saúde em muitos aspectos. As cócegas estimulam todos os sentidos da criança, ajudando-a a ficar mais alerta ao que ocorre ao seu redor. Reforça também um bom desenvolvimento cognitivo. Ao estimular um pensamento positivo, estimula as terminações nervosas e a corrente sanguínea, além de fortalecer o sistema imunitário.

Além disso, as risadas e o movimento que as acompanha ajudam a exercitar os músculos de todo o corpo, melhora o aparelho respiratório ao inalar e exalar o ar com a risada e até fortalece o coração.

Ajuda as crianças a estabelecer limites

Se as crianças não gostam das cócegas ou não se sentem confortáveis, elas aprenderão habilidades comunicativas para poder dizer a outra pessoa que pare porque não se sente bem. Também será uma oportunidade para poder falar e expressar seus sentimentos e emoções num momento determinado.

as cócegas

Se os pais veem que seus filhos estão chateados com as cócegas, podem conversar sobre o que não gostam ou o que os faz se sentir aborrecidos. Assim, será possível buscar soluções para futuramente fazer cócegas mais leves. Devemos respeitar a todo momento se a criança não quiser mais cócegas.

Faz as crianças se sentirem mais felizes

Graças à liberação das endorfinas, as crianças se sentem muito melhor, porque as endorfinas são conhecidas como os hormônios da felicidade. É uma forma das crianças desfrutarem plenamente da brincadeira, graças ao estímulo positivo que recebem do cérebro. Além disso, as crianças vão tomando consciência de seu corpo e do respeito a si mesmas e frente aos demais.

As cócegas conforme a idade

As crianças costumam gostar de cócegas, porém, isso dependerá da idade. Para que você possa fazer as cócegas de uma forma ou de outra para fomentar o vínculo emocional:

  • Os bebês gostam das cócegas leves nas bochechas, no queixo, na boca, nas mãos ou na sola dos pés.
  • A partir dos dois anos, eles adoram as cócegas nas costas, na barriga ou nas extremidades. À medida que vão crescendo, com certeza gostarão também de brincadeiras mais fortes com cócegas.