12 brincadeiras para crianças de 4 anos de idade

· 9 de dezembro de 2017

Doze brincadeiras para crianças de 4 anos de idade que estão voltadas, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças. Além disso, são uma grande ferramenta para mantê-las entretidas e para canalizar a energia ao longo do dia.

A seguir, vamos mostrar a importância do desenvolvimento emocional e cognitivo de uma criança e as diferenças que apresentam de acordo com as fases de desenvolvimento de Piaget. Além disso, vamos descobrir quais brincadeiras favorecem ou estimulam o desenvolvimento de forma simples, delicada e divertida.

Brincadeiras para crianças de 4 anos de idade

O desenvolvimento emocional é o processo pelo qual a pessoa descobre seu próprio ser; define o seu “eu” interno. Nesse desenvolvimento emocional estão incluídas a identidade, a autoestima, a segurança e a confiança nas próprias capacidades.

No desenvolvimento emocional também está incluída a capacidade de reconhecer sentimentos próprios e das outras pessoas que nos rodeiam. Além disso, a capacidade de sentir empatia com os demais e de entender sua situação.

A forma de lidar com os problemas, dependendo das ações que as diferentes situações exigem que sejam tomadas. Elas vão aprendendo isso à medida que acontece o desenvolvimento emocional.

menina 4 anos de idade com cachorrinho

O desenvolvimento emocional permite à criança ter a consciência de seu ser e, logo, de seu lugar no mundo.

As características que apresentam as crianças de 4 anos de idade em relação ao desenvolvimento emocional são as seguintes:

  • A competição nas brincadeiras costuma ser mais objetiva. A partir de agora, elas vão ficar chateadas se perderem ou vão ficar alegres com mais entusiasmo que anos atrás.
  • Imita as tarefas dos adultos. Elas vão tentar se colocar nessa situação e vamos ver como nos imitam, seja através das expressões, repetindo o que dizemos ou, simplesmente, vestindo a nossa roupa.
  • É a famosa idade de perguntar: por quê? Quando tentavam entender tudo, até agora muitas perguntas podiam ser esclarecidas com um simples “porque sim ou porque não”, mas, agora, nossos filhos vão querer uma justificativa mais eficiente.

Brincadeiras para o desenvolvimento emocional

Essas brincadeiras e atividades vão ajudar o desenvolvimento emocional de nossos filhos. São atividades muito simples que poderemos realizar com eles sem a necessidade de comprar brinquedos novos ou de utilizar muitos materiais:

  • Fazer máscaras de diferentes carinhas com cartolina.
  • Mostrar à criança fotos de quando era bebê e explicar a emoção que ela sentia naquele momento.
  • Enquanto brinca com seus bonecos, faça com que seu filho preste atenção e recrie emoções neles: “olha como o coelhinho está feliz.”
  • Brincar de fazer caretas das diferentes emoções na frente do espelho.
  • Brincar de adivinhar as emoções que uma pessoa está imitando.

Brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo tem a ver com o esforço que o nosso filho faz para tentar entender e agir neste mundo. Em cada fase de sua vida, sua mente descobre uma nova forma de agir. Esse desenvolvimento se divide em diferentes fases dependendo da idade da criança.

De acordo com Piaget, as fases do desenvolvimento são as seguintes:

1. Do mês 0 aos 24 meses de idade: Sensório-motor. O comportamento da criança é primordialmente motor, ela não pensa através de conceitos.

2. Dos 2 aos 7 anos de idade: Pré-operacional. Essa é a fase mais importante no desenvolvimento cognitivo de nossos filhos. Como vemos também é a mais longa. Durante essa fase, a criança vai desenvolver sua capacidade de pensamento e de utilização da linguagem.

menino ruivo de 4 anos de idade só com os olhos visíveis

3. Dos 7 aos 11 anos de idade: operações concretas. As crianças são capazes de responder a problemas simples, mas reais. Essa vai ser a fase mais social de sua vida. Ela vai compreender e se organizar em termos de tempo, espaço, causalidade e velocidade.

4. A partir dos 11 anos de idade: operações formais. A criança tem raciocínio lógico indutivo e dedutivo. Vai ser definida sua personalidade, vai começar o seu desenvolvimento moral e ético.

Outras brincadeiras e atividades

Essas brincadeiras e atividades vão auxiliar o desenvolvimento cognitivo de nossos filhos e podem ser realizadas tanto de forma individual quanto em família ou amigos.

  • Lembrar objetos que tenham visto em uma gravura.
  • Estabelecer semelhanças entre objetos no que se refere a cor e forma.
  • Exercícios com gravuras em que seja preciso diferenciar entre:
    • Acima e abaixo.
    • Fora e dentro.
    • Perto e longe.
  • Quebra-cabeças de 24 peças ou mais.
  • Completar um simples labirinto.
  • Brincar de imitar personagens animados.
  • Pequenas peças de teatro; essa idade é perfeita para inscrever nossos filhos em atividades extracurriculares que tenham a ver com a capacidade interpretativa.

Essas atividades são muito simples e poderemos realizá-las com as crianças de 4 anos de idade (ou um pouco mais velhas) sem ter que sair, principalmente, para comprar brinquedos novos ou utilizar materiais que não tenhamos em casa. Tudo se trata de usar os recursos que temos e deixar de lado a compra de outros recursos, para que a criança não encare essa atividade como se fosse uma obrigação.

Lembre-se de que, na verdade, o que queremos é estimular o desenvolvimento e aproveitar a companhia. E, sim, é possível comprar brinquedos e materiais para fazer trabalhos manuais, mas isso não deve se tornar uma regra, que impede a possibilidade de se divertir.