O desenvolvimento da lógica nas crianças: como acontece e como incentivá-lo
O desenvolvimento da lógica em crianças é um processo relacionado às suas habilidades cognitivas. Essa competência vai evoluindo aos poucos, do mais concreto ao abstrato, até permitir elaborar raciocínios e deduções próprias.
Por meio da razão ou do pensamento lógico, a criança analisa as informações que recebe de qualquer um de seus sentidos e tira várias conclusões: causa-efeito, deduções, entre outras.
Podemos dizer que o desenvolvimento do pensamento lógico permite à criança entender o mundo ao seu redor e resolver problemas do dia a dia.
É possível estimular essas capacidades e desenvolver a inteligência por meio de diferentes atividades adequadas à idade. Neste artigo, vamos mostrar como você pode fazer isso. Não perca!
Como a lógica se desenvolve nas crianças
O biólogo, psicólogo evolucionista e pesquisador Jean Piaget analisou como a lógica se desenvolve nas crianças. De acordo com seus estudos, esse desenvolvimento ocorre em quatro etapas:
1. Fase sensório-motora
Inclui o período desde o nascimento até os dois anos. Durante esta fase, as crianças interagem com o mundo ao seu redor por meio de seus sentidos e seus reflexos inatos.
No início, o sentido mais importante é o toque. Por isso, tudo que chega às suas mãos vai para a boca, para ser analisado e descoberto.
2. Fase pré-operacional
Dos 2 aos 6 anos, desenvolve-se a fase pré-operacional. Nela, o raciocínio dos pequenos aumenta notavelmente e permite que tirem suas próprias conclusões sobre os fatos. Sempre com base em problemas comuns e simples.
Além disso, eles começam a usar a persuasão para conseguir o que desejam e adquirir habilidades para melhorar a maneira como se comunicam com os outros.
A partir dos quatro anos de idade, as crianças começam a desenvolver seu cérebro racional, o que leva à lógica, ao raciocínio, ao planejamento, ao pensamento e à aprendizagem de conceitos mais racionais.
Pode interessar a você: Como desenvolver a consciência fonológica?
3. Fase operatória concreta
Essa fase ocorre dos 7 aos 11 anos. Nesse momento, as crianças são capazes de raciocinar e começam a desenvolver o pensamento abstrato, tirar conclusões e estabelecer hipóteses. Em qualquer caso, seu raciocínio ainda se enquadra em um tempo e espaço específicos.
4. Fase operatória formal
Essa fase tem início aos 12 anos e se caracteriza pela possibilidade de adquirir habilidades cada vez mais complexas para desenvolver o próprio raciocínio hipotético-dedutivo, não mais dependendo de que ocorram fora do contexto em que estão.
Nesse estágio, as crianças têm uma visão cada vez mais abstrata do mundo ao seu redor.
Como estimular o desenvolvimento da lógica nas crianças
Os adultos são responsáveis por estimular e promover o desenvolvimento da lógica nas crianças desde o início. Pais, familiares, amigos e professores devem trabalhar essas habilidades cognitivas desde que as crianças são bebês.
Você não quer esperar para abordar esse aprendizado na fase operatória formal.
Vejamos algumas formas de estimular o desenvolvimento da lógica, de acordo com cada etapa do desenvolvimento da criança:
Do nascimento aos dois anos (fase sensório-motora)
- Coloque músicas para tocar.
- Acaricie o bebê para estimular o sentido do tato.
- Fale com ele apropriadamente.
- Use chocalhos ou brinquedos com diferentes cores, formas e texturas.
- Conte histórias.
- Brinque com massinha, mais perto dos 2 anos.
Entre dois a seis anos (fase pré-operatória)
- Faça jogos de imitação ou interpretação de papéis para ajudar a socializar e interagir com outras pessoas.
- Proponha atividades de classificação (por exemplo, de acordo com cores ou tamanhos), para estimular o raciocínio.
- Incentive a experimentar e investigar, para aumentar sua curiosidade.
- Deixe a criança colaborar na cozinha para preparar receitas fáceis.
- Proponha a atividade de pintar em uma tela ou papel branco, para que a criança possa manipular tintas e fazer experiências com elas.
- Uso de tabelas sensoriais para distinguir entre objetos e texturas
- Incentive os jogos de construção, tipo Lego ou quebra-cabeças. São opções ideais para promover o pensamento lógico-matemático.
- Proponha jogos de memória e agilidade mental, como dominó, xadrez ou tangram.
A partir dos sete anos (fase operatória concreta e formal)
- Crie jogos de interpretação de papéis cada vez mais complexos para ajudar na socialização.
- Brinque com diferentes jogos de tabuleiro nos quais as crianças precisem usar seu raciocínio lógico.
- Proponha atividades que promovam o pensamento lógico, como sudoku, charadas, problemas matemáticos, entre outros.
- Desenvolva jogos de construção cada vez mais complexos, jogos de fuga, de interpretação de papéis ou busca de pistas.
- Analise notícias e textos juntos, para estimular sua reflexão e seu raciocínio lógico.
Sobre o desenvolvimento da lógica nas crianças
Nas linhas anteriores, mostramos como ocorre o desenvolvimento da lógica nas crianças, que Piaget classificou em quatro estágios.
As crianças devem ser estimuladas desde o nascimento, a fim de que desenvolvam um pensamento cada vez mais complexo, de forma gradual e natural.
Não devemos esperar para estimulá-las quando se supõe que já deveriam saber fazer as coisas, e sim antes. Dessa forma, poderemos abrir o caminho do aprendizado.
Uma criança que não foi estimulada precocemente pode apresentar mais dificuldades de aprendizagem do que aquela que recebeu uma estimulação adequada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alsina i Pastells, À. (2004). Desarrollo de competencias matemáticas con recursos lúdico-manipulativos: para niños y niñas de 6 a 12 años. Madrid: Narcea.
-
Ferrándiz, C., Bermejo, R., Sainz, M., Ferrando, M., & Prieto, M. D. (2008). Estudio del razonamiento lógico-matemático desde el modelo de las inteligencias múltiples. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 24(2), 213-222.
-
Gómez Martínez, I. (2001). Desarrollo del pensamiento lógico en niños de 5 a 12 años de edad, apoyado en tecnología informática. Factor de integración en la escuela. Disponible en: https://repositorio.idep.edu.co/handle/001/146