Como desenvolver a consciência fonológica?

23 de junho de 2019
Aprenda algumas atividades simples para desenvolver a consciência fonológica em crianças.

A consciência fonológica é o reconhecimento dos sons do discurso, tanto ao escutá-los quanto ao produzi-los. Essa habilidade é desenvolvida à medida que um ser humano interage com os outros através da fala. Com o passar do tempo, a criança aprende que a oralidade é composta de palavras, as palavras de sílabas e as sílabas de fonemas.

“A consciência fonológica é uma capacidade metalinguística ou de reflexão sobre a linguagem que se desenvolve progressivamente nos primeiros anos de vida, desde a consciência de unidades de fala maiores e mais concretas, como as palavras e as sílabas, até as menores e mais abstratas, que correspondem aos fonemas. “

– Malva Villalón –

Uma vez que o processo de identificação é completo, as crianças podem começar a manipular os sons em seu discurso oral.

Quando isso acontece, elas têm a base necessária para o processo de reconhecimento visual das letras. É por isso que, para o desenvolvimento da consciência fonológica, não devem ser utilizadas figuras impressas. Isso garante que nenhuma etapa seja pulada durante o processo.

Conheça a seguir algumas atividades que ajudam a desenvolver o reconhecimento de sons antes de iniciar os exercícios de alfabetização.

Exercícios para estimular o desenvolvimento da consciência fonológica

O jogo de escutar

Os primeiros sons que a criança aprende a reconhecer são, obviamente, os da vida cotidiana. Primeiramente, peça para a criança ficar sentada em silêncio em um lugar por alguns minutos.

Então, pergunte o que ela ouviu nesse tempo. Dependendo de onde vocês estiverem, pode ser que ela fale sobre o barulho dos carros, de portas que se abrem e fecham, o ar condicionado, etc.

O jogo das onomatopeias

Essa atividade é ideal para compartilhar um momento em família. Primeiro, sentem-se em círculo e faça com que a criança se sente no meio com os olhos fechados. Então, uma pessoa deve se levantar, parar em um lugar qualquer e imitar o som de um animal em voz alta.

Em seguida, a criança deve apontar com o dedo de onde veio a voz. Esses jogos são benéficos porque ajudam a melhorar a sensibilidade auditiva e o aumentam a concentração.

Como desenvolver a consciência fonológica?

As rimas

As rimas são instrumentos maravilhosos para desenvolver a consciência fonológica. Isso porque ajudam a criança a perceber que existem sons muito semelhantes e a identificar padrões de linguagem.

A melhor maneira de aproximar as rimas da vida cotidiana é cantar canções, ler poemas e fazer enigmas. Não tenha medo de exagerar ao se expressar e gesticular, pois isso tornará o momento ainda mais divertido.

Jogo de imagens

Uma vez que o seu filho se familiarize com o conceito de rima, você pode deixar a brincadeira um pouco mais complexa.

Em primeiro lugar, pegue uma caixa e coloque algumas ilustrações de pares de objetos cujos nomes rimam. Então, a criança deve tirar as imagens da caixa combinando de acordo com os sons de seus nomes.

Jogo das sílabas

Entender a divisão de palavras em sílabas é importante para ter uma base sólida para uma boa ortografia e compreensão das unidades de linguagem. Toda a família pode participar dessa atividade. A ideia é simples. Todos devem se sentar em círculo, e cada um deve dizer o seu nome em voz alta enquanto bate palmas no ritmo das sílabas que o compõem.

Depois de todos falarem os seus próprios nomes, você pode propor outras palavras mais longas para tornar a brincadeira mais interessante. Uma ideia é pensar em um tema e dizer palavras relacionadas a ele ou olhar em volta e dizer quais objetos estão no ambiente.

Músicas tradicionais

Um ótimo jeito de desenvolver a consciência fonológica é usando músicas tradicionais infantis. Memorizar as letras das músicas faz com que a criança aprenda os sons de uma forma mais descontraída.

Desenvolver a consciência fonológica em crianças através de atividades

Como você pode ver, a consciência fonológica é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento adequado de outras habilidades de comunicação. Portanto, estimular através de atividades simples, como essas que você acabou de ler, é muito benéfico para os pequenos.

Lembre-se de que é muito importante que você se esforce para incentivar no dia a dia a capacidade de ouvir dos pequenos. Com isso, a criança terá muito mais facilidade no processo de alfabetização.

  • Grant #90HC0001 for the U.S. Department of Health and Human Services, Administration for Children and Families, Office of Head Start, by the National Center on Cultural and Linguistic Responsiveness http://eclkc.ohs.acf.hhs.gov/hslc/tta-system/cultural-linguistic
  • Villalón, M. (2008). Alfabetización inicial: claves de acceso a la lectura y escritura desde los primeros meses de vida. Ediciones Universidad Católica de Chile.