10 benefícios do flamenco para meninas
O flamenco é uma excelente atividade para as princesinhas da casa. Conheça sua origem e seus benefícios e, inevitavelmente, se apaixone por essa arte tão única.
A bailaora, a dançarina de flamenco, é a feiticeira que dá vida ao tablao. Ela força a canção interpretada pelo cantor para, com gritos, alegria, paixão, saltos, palmas, castanholas e lamentos, revelar através do flamenco o sentimento profundo da Espanha.
E o fato é que o flamenco é canto, toque e dança. Mas para dançar flamenco, é necessário ter paixão pela dança. Uma paixão que está em cada menino ou menina: qual menina não gosta de dançar? É durante a fase da primeira infância que as meninas começam a dançar a ouvir os primeiros sons de uma música.
Todas fazem isso por um motivo fundamental: a dança satisfaz sua necessidade de se expressar, de descobrir as capacidades de seu corpo saturado de energia. Nada melhor do que o flamenco para canalizar essa energia, não é?
Os professores de dança infantil concordam que a idade ideal para iniciar estudar flamenco é a partir dos 4 anos, pois é o momento de valorizar as capacidades artísticas e expressivas da criança de forma lúdica.
Além disso, a dança desenvolve a coordenação psicomotora e audiomotora, a noção de ritmo e a memória. Pode ser que sua menina não se torne uma dançarina profissional no futuro, mas aprender essa disciplina, desde cedo, irá ajudá-la em seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.
10 benefícios para toda a vida
Existem milhares de benefícios em praticar essa atividade. Aqui vamos mencionar apenas os 10 mais importantes:
- Ajuda a desenvolver o corpo, promovendo o crescimento. A criança vai melhorar sua resistência física: terá uma boa saúde cardiovascular, um melhor equilíbrio e uma melhor coordenação.
- Terá uma postura melhor, pois a dança aumentará sua flexibilidade.
- Dançar regularmente fará com que sua filha se acostume a ter uma vida ativa.
- Fortalece sua autoestima porque as dançarinos de flamenco desenvolvem uma imagem corporal positiva de si mesmas.
- Vai melhorar suas habilidades sociais, pois nas aulas as crianças aprendem a cooperar e a trabalhar em equipe. Ao compartilhar com outras crianças da mesma idade, as pequenas aprendem a aceitar seus colegas, apesar de suas diferenças.
- Ajuda em termos gerais na escola porque a dança flamenca, assim como a música ou outras artes, favorece o desenvolvimento mental e intelectual das crianças. De acordo com vários estudos, elas tendem a ter mais sucesso acadêmico porque costumam ser as vencedoras em competições de matemática e ciências.
- Melhora a capacidade de concentração.
- Ajuda a descobrir habilidades e qualidades.
- Desenvolve a criatividade além de seus talentos inatos.
- A criança vai conhecer outra cultura e aprender costumes diferentes dos seus.
O flamenco internacionalmente
Essa dança é um Patrimônio da Humanidade e a dança de maior impacto mundial. É por isso que todo mundo gosta de flamenco. Originário das comunidades autônomas espanholas de Andaluzia, Estremadura e Múrcia (no século XVIII), é produto da miscigenação cultural de andaluzes, muçulmanos, ciganos, castelhanos e judeus.
Sua popularidade na América Latina é tamanha surgiram grandes talentos, assim como vários grupos e academias em países como México, Porto Rico, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá, Venezuela e Chile. No Japão, essa dança é tão apreciada que existem mais escolas de flamenco do que na Espanha.
O flamenco se fundiu com a dança tradicional galega e com ritmos contemporâneos, transitou com o rock e pareceu uma arte cigana e pura no Madison Square Garden em Nova York ou no Sadlers Wells em Londres. Em suma, o flamenco é a expressão artística resultante da fusão da voz, da dança e do violão, cujo berço, a Andaluzia, se orgulha da sua arte.
Mais do que uma dança, o flamenco é paixão
O flamenco é paixão. É um sentimento transformado em arte que contém toda a gama: dor, alegria, tragédia e medo.
É a dança da paixão ou da sedução. Sinal da identidade espanhola, que foi transmitido de geração em geração e possui dinastias de artistas, clubes e até grupos sociais que desempenham um papel determinante na preservação e divulgação dessa arte.
Você quer mais motivos para apresentar o flamenco à sua filha? Aos poucos, elas vão enfrentar novos desafios, aprendendo todos os movimentos e habilidades corporais para começar a fazer parte da cena flamenca em apresentações ou shows. E por que não sonhar? Sua filha pode ser a próxima María Juncal, María Pagés, Elena Furiase ou Sara Baras.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Navarro-Maldonado, E. (2019). “AL COMPÁS DEL FLAMENCO” una propuesta didáctica no formal para edades de entre 4-6 años. http://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/9941
- Ruz, R. P., Ibáñez-Granados, D., Hervás, M. F., & Ubago-Jiménez, J. L. (2019). Proyecto de baile flamenco: desarrollo motriz y emocional en educación infantil (Flamenco dance project: motor and emotional development in early childhood education). Retos, (35), 396-401. https://185.79.129.203/index.php/retos/article/view/63292