A biodança na infância

29 de maio de 2018
Descubra o que é a maravilhosa arte da biodança na infância, quais são seus benefícios e outros dados de seu interesse.

Certamente você quer que seu filho tenha o melhor desenvolvimento de seu potencial. Uma maneira de conseguir isso é desenvolver as habilidades motoras e sua capacidade de se expressar livremente com os outros. A maneira mais eficaz de conseguir isso é através da biodança na infância.

A biodança é uma atividade que traz múltiplos benefícios. Por exemplo, as crianças aprendem a socializar, experimentar novas sensações, assim como interagir umas com as outras, conhecer melhor o seu corpo, entre outros benefícios.

A biodança na infância é uma forma de autoexpressão e liberação do próprio ser, através da música e de movimentos corporais livres.

Através da Biodança um espaço único de diversão e alegria é criado

O que é a biodança?

Essa prática é conhecida como a “dança da vida” devido à sua composição da palavra grega “bio” (vida) e da palavra espanhola “danza” (dança).

É um sistema onde as pessoas conseguem se integrar à sociedade através do ritmo da música, com movimentos espontâneos e interações grupais, criando um espaço no qual a pessoa pode exteriorizar a sua personalidade, sem ser julgada.

Através da biodança, um espaço único de diversão e alegria é criado. Além disso, pode-se liberar sentimentos reprimidos e aprender a aproveitar a vida. Isso também traz um aumento da autoestima e da autoconfiança.

Biodança para crianças

Na infância, as crianças têm a possibilidade de desenvolver seu potencial progressivamente. Mas, infelizmente, muitas crianças não conseguem fazer isso devido à falta de autoestima, de interação com os outros, entre outras razões.

Por isso, a biodança é ideal para o seu filho, porque desenvolve suas capacidades em um ambiente confortável. Isso é conseguido através da música, da brincadeira, da expressividade nos movimentos, sempre junto com outras crianças.

Além disso, foi corroborado que a dança, se praticada desde a infância, permite que a criança conheça seu corpo de forma dinâmica, espontânea e, sobretudo, útil para a vida.

O mais curioso é que a biodança na infância não tem coreografias predeterminadas. Nenhuma regra é imposta e a única que se aplica é: aproveite. Dance como se ninguém estivesse olhando e solte toda aquela alegria acumulada dentro de si.

Não são necessários movimentos sofisticados e os gestos simples são valorizados, como um meio de espontaneidade. Por outro lado, o modo de cada um se expressar é respeitado.

Benefícios da biodança na infância

Desenvolvimento de habilidades

Seu filho desenvolve as habilidades motoras finas, isto é, a precisão para realizar certas atividades. Tais como: cortar vegetais, escrever, desenhar, entre outras. O desenvolvimento de habilidades aumenta o bem-estar e gera uma grande satisfação pessoal.

Mantém a saúde do corpo

Ficar em pé ajuda seu filho a ter uma boa autoestima e a socializar naturalmente com os outros. Mas, fazer com que seu filho mantenha a postura requer atenção diária, já que a biodança ajuda as crianças a manter uma boa postura. E como isso acontece? Ao saber que para se movimentar é preciso saber como posicionar as diferentes partes do corpo para não se machucar e conseguir o que é desejado, busca-se a melhor postura e os movimentos são executados de forma inteligente.

A atividade física tem efeitos positivos no organismo

Melhora a coordenação motora, estimula o equilíbrio, trabalha a elasticidade muscular e, em geral, promove a resistência e o bom controle corporal, não só para a dança, mas para todas as atividades.

Estimula o funcionamento cerebral

Ao obter bem-estar, liberando a tensão e dando espaço à espontaneidade, o cérebro é muito beneficiado. A atividade física envia impulsos para o cérebro que são transformados em estimulação e, por consequência, efeitos positivos são obtidos no organismo.

Ao caminhar, há uma interação com o cérebro, que é estimulado através do sistema nervoso. Assim como o cérebro é mais estimulado quando andamos de bicicleta, o mesmo acontece quando se dança.

A biodança na infância consegue refinar o sistema nervoso, ao ensinar passos concretos às crianças, conseguindo assim o desenvolvimento intelectual do seu filho que irá lhe beneficiar pelo resto de sua vida.

Por isso, não desperdice a infância de seu filho, ajude-o a desenvolver sua autoestima, sua capacidade de socializar e enfrentar seus medos através da biodança na infância; um sistema divertido e eficaz. Lembre-se de que ele deverá praticar regularmente para aproveitá-la ao máximo.